Bebé nasceu esta manhã nas Urgências da FAAD, em Oliveira do Hospital
21 Novembro, 2019 7951 visualizações

Bebé nasceu esta manhã nas Urgências da FAAD, em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Uma mulher,  com 22 anos, deu à luz, uma menina na Urgências do Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, cerca das 07h00 da manhã de hoje. Allyson Oliveira, médico que assistiu a jovem mãe de Lagos da Beira disse à Rádio Boa Nova que o parto correu bem  e que a  bebé nasceu “perfeita e saudável”.

Com sinais de que o nascimento do segundo filho estaria para breve, a jovem acorreu ao serviço de urgências  que no período noturno é assegurado pela FAAD. De acordo com o médico Allyson Oliveira, a mulher chegou cerca das 06h20 “com dores e contrações, mas não tinha rutura da bolsa, nem perda de líquidos”. À Rádio Boa Nova, esta manhã contou que o trabalho de parto da jovem com cerca de 22 anos  “evoluiu bem”, pelo que optou por não encaminhar a grávida para a Maternidade, mor achar que não daria tempo . “Ficar no hospital foi o mais seguro para ela e para a bebé”, contou.

Allyson Oliveira conduziu o parto com o apoio do enfermeiro Mário. “Foi um parto normal. A bebé nasceu perfeita, saudável. Correu tudo em boas condições”, contou o médico à Rádio Boa Nova, dando conta da sua satisfação por ter ajudado a “trazer uma criança ao mundo”. “É sempre uma alegria”, contou, referindo que a jovem mãe logo chamou a pequena bebé com o nome “Núria”. A mãe e a filha foram depois encaminhadas para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

Diante deste caso, o médico que presta serviço de urgência no hospital da FAAD considera que “o serviço de urgência é extremamente importante e tem que funcionar 24 horas por dia porque a população precisa”.

Para Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD, o nascimento da bebé Núria é “uma boa nova” e a prova de que a FAAD tem “um bom serviço a funcionar”. Entende, contudo, que não podemos aceitar que “temos um serviço que funciona a 70 km”. “Temos que ter um serviço local que funcione nos momentos que são necessários”.

Como oliveirense, Álvaro Herdade espera que a situação melhore e que o concelho venha a dispor de um “serviço de urgência condigno com a região”. “Merecemos muito mais e é necessário que o poder olhe para o interior, com a necessidade de ter as mesmas ofertas que têm as pessoas dos grandes centros. Senão vamos assistir a uma maior desertificação e ninguém vai querer vir viver para Oliveira do Hospital com um serviço de urgências a 70 km. Vamos continuar a lutar”, afirmou.

À Rádio Boa Nova, o presidente da FAAD, adiantou que o hospital “está cá para dar solução às carências”. “Se a solução das urgências passa pela FAAD nós estamos cá para dar o nosso melhor. É isso que nos interessa, assistir a população e que a população não fique num beco sem saída”. Lamentou que “infelizmente a população vai para serviço de urgências, para um lado e para o outro, e fica lá abandonada e depois tem que vir de táxi para Oliveira do Hospital. Isto não serve de maneira nenhuma Oliveira do Hospital”, considerou.

Anterior Município de Penacova realiza intervenção de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego
Seguinte País: Mais de 1,3 milhões de portugueses já se vacinaram contra a gripe

Notícias Relacionadas

Última Hora

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Região

Menina de nove anos morreu em despiste de automóvel

Uma menina de nove anos faleceu na sequência de um acidente de viação, ontem à tarde, em Cabanões, nos arredores de Viseu. Segundo notícia avançada pelo JN, a menina seguia

Destaque

Covid-19: 331 infetados em Portugal. 18 nos cuidados intensivos. 3 pessoas curadas

Os números atualizados da pandemia Covid-19 foram atualizados esta segunda-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Informação

GNR apreendeu 63 toneladas de pescado congelado em Ílhavo

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu no concelho de Ílhavo cerca de 63 toneladas de pescado congelado, que não cumpriam as obrigações respeitantes à comercialização dos produtos da

Última Hora

Serenata da Queima das Fitas de Coimbra realiza-se sem público

A organização da Queima das Fitas de Coimbra vai realizar uma serenata sem público, mas com transmissão, na noite de quinta-feira,…

Informação

Chuva regressa hoje. Dez distritos sob aviso devido à agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

Adiber promove sessão de esclarecimentos dirigida a agricultores, produtores, potenciais investidores e parceiros

Com o objetivo de facilitar a prestação de informações relativas aos processos de elaboração de candidaturas aos Avisos de Concurso do PDR2020 …

Informação

Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

O mês de abril  “foi muito positivo” para o turismo no Centro de Portugal. “Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região

Destaque

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

Região

Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica na Covilhã

Um homem de 40 anos, suspeito de agredir e ameaçar a companheira reiteradamente, foi detido no concelho da Covilhã e vai ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Última Hora

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …

Região

Seia: Ludoteca Municipal associou-se ao Dia Nacional do Pijama

Associado à causa dos Direitos das Crianças e enquadrado no Dia Nacional de Pijama, que se assinalou no dia 20 de novembro,…