Balanço 2019: Menos mortos, mais acidentes e mais feridos
2 Janeiro, 2020 467 visualizações

Balanço 2019: Menos mortos, mais acidentes e mais feridos

image_pdfimage_print

Em 2019, as autoridades registaram menos vítimas mortais nas estradas portuguesas, mas mais acidentes, mais feridos, quer graves quer ligeiros, do que em relação a 2018. Este é o balanço da PSP e da GNR em relação à sinistralidade nas estradas portuguesas. 

Esta quinta-feira,  a  Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) fizeram um balanço conjunto da sinistralidade e da fiscalização rodoviária no período do Natal e Ano Novo, entre 18 de dezembro de 2019 e 1 de janeiro de 2020, e divulgaram o balanço provisório de 2019.

Relativamente a 2019, frisou o porta-voz das autoridades na conferência de imprensa, registaram-se “411 vítimas mortais” na sequência de acidentes de viação. Comparativamente a 2018, falamos de “menos 24 vítimas mortais, mas mais acidentes e mais feridos graves e leves”.

Quanto às causas prováveis dos acidentes, de acordo com o porta-voz, “numa primeira perceção” é possível “elencar duas situações comuns, a não utilização da velocidade adequada e a distração”. Para além disso, a maioria dos acidentes foi registada dentro das localidades, pese embora o maior número de vítimas mortais se tenha registado noutras estradas.

Ainda de acordo com o balanço, é possível concluir que são os condutores que mais morrem nas estradas e que a maioria são homens. Em 2019, houve “326 vítimas masculinas e 85 femininas”.

Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, aproveitou a oportunidade para ressalvar que a segurança nas estradas “é um desígnio que deve ser nacional”. Mas, “por mais adequada que seja a legislação na matéria e o socorro, há um papel fundamental que depende de cada um de nós”.

As autoridades assumem o desafio de “continuar a trabalhar para que a estratégia definida seja implementada e reforçada. Vamos melhorar a fiscalização, continuar a trabalhar na sensibilização e em operações concretas como foi a de Natal e a de Ano Novo”.

Anterior Operação Natal e Ano Novo da GNR: Dez mortos em quase três mil acidentes
Seguinte Colisão entre veículos provoca três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Sociedade

Seia: Buscas no rio Mondego para encontrar pescador desaparecido

A GNR e os bombeiros de Seia estão a realizar buscas no rio Mondego à procura de um homem de 64 anos que está desaparecido desde as 23h51 de segunda-feira.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: Vítor Neves atribui à falta de pessoas a responsabilidade por não acontecerem mais coisas no interior

No espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves, centra-se hoje na falta de pessoas a que se assiste no interior, nomeadamente na região da Beira Serra …

Região

Deputada do PCP visita concelho de Oliveira do Hosital na sequência do trágico incêndio

Esta segunda-feira, 23 de Outubro, 2017, a partir das 14 horas, a Deputada do PCP , Ana Mesquita, estará em visita de trabalho ao concelho de Oliveiira do Hospital…

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 7 de outubro, o Feriado Municipal com uma sessão solene comemorativa durante a qual serão entregues…

Nacional

Campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’ sensibiliza para a importância da limpeza dos terrenos

A primeira fase da campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’, promovido pelas empresas associadas ao Movimento ECO, já arrancou e pretende sensibilizar…

Destaque

Oliveira do Hospital está fora do mapa das mais de mil freguesias com risco elevado de fogo

O Governo divulgou esta quinta-feira em Diário da República o mapa das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.

Última Hora

II Ultra Trail do Colcurinho resultou num sucesso  

Foi um verdadeiro sucesso o II Ultra Trail do Colcurinho que se realizou no domingo, dia 30 de outubro, no âmbito da 15ª Festa da Castanha de Aldeia das Dez,

Última Hora

Serra da Estrela: Estradas foram hoje reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que tinham sido encerradas na quinta-feira devido à queda de neve, reabriram hoje ao trânsito,…

Cultura

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.

Região

Guarda: Jovem detido por violência doméstica

 A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve, na passada sexta-feira, o presumível autor de um crime de violência doméstica, ocorrido no dia imediatamente

Destaque

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

Sociedade

Oliveira do Hospital distinguida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo quarto ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital recebeu esta quarta-feira, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Verde de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”,…