Autarca de Seia confia na recuperação após a tragédia que causou 14 milhões de prejuízos
16 Abril, 2018 959 visualizações

Autarca de Seia confia na recuperação após a tragédia que causou 14 milhões de prejuízos

image_pdfimage_print

Meio ano após os trágicos incêndios que nos dias 15, 16 e 17 de outubro consumiram mais de 18.500 hectares no concelho de Seia e causaram prejuízos materiais na ordem dos 14 milhões de euros, …

… o presidente da Câmara Municipal considera que o futuro se desenha “mais otimista”.

Carlos Filipe Camelo justifica o otimismo com a evolução dos processos relativos ao restabelecimento da atividade de algumas das empresas atingidas, mas também “pelo facto de já terem sido lançados os primeiros concursos para a reconstrução das habitações de residência permanente”.

Em declarações à agência Lusa, o autarca referiu que “na última semana, foram lançados os procedimentos concursais pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, onde constam duas dezenas de habitações nas quais a perda foi total”.

Carlos Filipe Camelo garante que os técnicos da autarquia estiveram no terreno desde o primeiro momento e, fruto desse trabalho, foram assegurados alojamento, bens alimentares e não alimentares a todos os habitantes afetados, “uma medida que tem abrangido cerca de 80 famílias”, disse.

O autarca realça ainda as manifestações de solidariedade, como é o caso do fundo de apoio criado pela autarquia, que “apresenta atualmente o valor de 17.940,37 euros”.

Na área da pecuária, o município apoiou 199 pastores com alimento para 9.175 ovinos e caprinos e para 1.811 outros animais, enquanto na apicultura 43 apicultores receberam 3.094 sacos de alimentação para 1.562 colmeias. No setor agrícola, a Câmara Municipal de Seia apoiou os lesados no preenchimento dos inquéritos e candidaturas, de que resultou a entrega de 743 candidaturas na Direção Geral da Agricultura e Pescas.

“O apoio incondicional a quem tudo perdeu está refletido no orçamento e grandes opções para 2018, no total de 421 mil euros, dos quais 185.000 euros se destinam a auxiliar diretamente as vítimas, seja na aquisição de bens e serviços, na reconstrução das habitações, entre outros apoios, permanecendo o restante para o restabelecimento das infraestruturas municipais (vias e arruamentos e outros equipamentos)”, concluiu Carlos Filipe Camelo.

Anterior Eptoliva comemora Dia do Aluno em Arganil
Seguinte  “Leituras de Abril” é o tema do mês do Clube de Leitura em Voz Alta

Notícias Relacionadas

Destaque

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Última Hora

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Informação

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Região

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.  

Nacional

Semana começa com chuva mas temperaturas sobem terça-feira

A semana começa com alguma nebulosidade e aguaceiros nas regiões do norte e centro, mas terça-feira já está previsto céu pouco nublado e subida da temperatura entre 3 e 5

Última Hora

Bancos Alimentares apelam à solidariedade em mais uma campanha de recolha de alimentos

Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam já no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de maio, mais uma Campanha de Recolha de Alimentos…

Última Hora

Cinfães: Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09h00 de hoje o incêndio na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães.

Cultura

“Stormbringer” foi o grande vencedor do Concurso Soltem Talentos de Oliveira do Hospital

O grupo Stormbringer convenceu ontem à noite o júri do concurso Soltem Talentos, conquistando o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o grupo “Overlay” e em terceiro o grupo “Quatro

Última Hora

GNR apela: “Não abandone os animais, eles não transmitem o vírus”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) faz um apelo nas redes sociais quanto ao novo coronavírus que tantas dúvidas está a causar mundo fora.

Última Hora

Coimbra: Colisão entre automóvel e motociclo provoca um morto

Uma colisão entre um veículo de passageiros e um motociclo, na rua de Aveiro, em Coimbra, provocou ontem um morto.

Última Hora

Liliana Pinho é a convidada do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Liliana Pinho , responsável pelos…

Educação

Oficinas Criativas das Férias da Páscoa já iniciaram em Oliveira do Hospital

As “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa”, promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital, iniciaram esta quarta-feira, 5 de abril.