Autarca de Arganil vê com “bons olhos” a realização de teste ao sistema tecnológico contra incêndios no concelho
21 Julho, 2020 318 visualizações

Autarca de Arganil vê com “bons olhos” a realização de teste ao sistema tecnológico contra incêndios no concelho

image_pdfimage_print

Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil, contactado pela Rádio Boa Nova, destacou a importância do projeto de proteção contra incêndios que vai ser testado na próxima sexta-feira em Arganil .


“O sistema já está instalado numa aldeia (Travassos) da freguesia de Celavisa. O que se vai fazer na sexta-feira é a apresentação da funcionalidade deste sistema”, referiu o autarca à Rádio Boa Nova, notando que o Município tem estado em contacto com a equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC),  da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e do Instituto de Sistemas e Robótica

Luís Paulo Costa considera que “todo o novo conhecimento que possa ser aportado para defesa das aldeias e territórios são importantes”. “Vemos com muito bons olhos projetos como este, desenvolvidos a partir das universidades para ter implantação prática nos territórios. É um projeto muito positivo e estamos muito satisfeitos por estar a ser implementado em Arganil”, referiu.

Segundo Luís Paulo Costa, trata-se de um sistema relativamente simples o nível de funcionamento, mas que  dá um grande contributo na defesa do espaço rural. “O sistema induz pluviosidade com os elementos instalados (aspersores), de gestão remota, que  vai tornar o espaço rural molhado, próximo das aldeias para que o incêndio não tenha possibilidade de progredir naqueles locais. Trata-se de um método preventivo, ao invés de um método de reparação”, referiu à Rádio Boa Nova.

“O aspeto da inovação está relacionado com a redundância. Um sistema destes como é eficaz não pode estar dependente do sistema de eletricidade. Há um sistema de redundância que é ativado para garantir que não há falha ao nível de abastecimento de água e electricidade. Tem uma componente tecnológica que permite o acionamento por alguém que se encontre em outro ponto”.

Na sexta-feira, dia 24 de julho, o que se pretende “é testar na prática este projeto piloto e, correndo as coisas bem, passar para um projeto industrial”, concluiu Luís Paulo Costa.

Notícia relacionada

Anterior Centro: Polícia Judiciária desencadeou operação de combate ao tráfico de armas  
Seguinte Portugal com mais seis mortos e 127 casos confirmados de Covid-19

Notícias Relacionadas

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega diplomas de mérito escolar e companheirismo

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega, na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no pavilhão desportivo da escola-sede, os diplomas alusivos ao Mérito Escolar e ao Companheirismo, alusivos ano

Última Hora

Região: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coimbra, e do NIC de Montemor, deteve dois homens de 47 e 36 anos, e uma mulher

Região

IP3: CIM de Coimbra pede reunião com urgência ao Governo

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra pediu ontem uma reunião com “caráter de urgência” ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, face à demora no restabelecimento da circulação

Última Hora

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Informação

Gouveia: Homem que agredia psicologicamente mulher de 86 anos foi detido com armas

Um homem de 86 anos foi detido por posse ilegal de armas no concelho de Gouveia esta segunda-feira. A detenção foi levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana, através do

Informação

Hospital da FAAD retomou consultas e exames. É obrigatório lavar as mãos à entrada, usar máscara e medir a temperatura (com vídeo)

O hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, retomou hoje, as consultas e exames que estiveram suspensos durante o Estado de Emergência devido à pandemia Covid-19.

Cultura

Góis em festa com as Marchas Populares

A Câmara Municipal de Góis organiza, uma vez mais, as Marchas Populares que, no sábado, dia 16 de junho, prometem animar a vila.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Eis que José Carlos Alexandrino é coroado por unanimidade como presidente da CIM”. Porquê? “Porque é um presidente autêntico”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves, centra-se hoje na, ainda fresca, eleição de José Carlos Alexandrino como presidente…

Informação

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Última Hora

Oliveira do Hospital vai ter consultório de saúde oral no SNS

Três concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) integram o grupo pioneiro do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários. Oliveira do Hospital faz parte do grupo e

Última Hora

Enxurrada de lama agravou estado da Praia Fluvial de Avô

Uma enxurrada de lama agravou, ontem à tarde, o estado da Praia Fluvial de Avô que já se encontrava interdita a banhos devido ao lodo, cinzas e cascalho que foram

Última Hora

Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira comemoram 25º aniversário

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) está a preparar a comemoração do 25.º aniversário das Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira, inauguradas em 1993.