Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelos 12 mortos no incêndio de outubro
4 Janeiro, 2018 1064 visualizações

Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelos 12 mortos no incêndio de outubro

image_pdfimage_print

Deputados e presidentes de junta de freguesia foram unânimes, na hora de aprovar um voto de pesar pelas 12 vítimas mortais no incêndio de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital.

A proposta partiu do Partido Socialista que fez questão de referir o nome de cada uma das vítimas mortais, mas logo passou a ser uma iniciativa da Assembleia Municipal, dada a concordância de todo aquele órgão autárquico em torno da matéria. O voto de pesar foi aprovado por unanimidade.

Raul Dinis, a representar o grupo socialista na Assembleia Municipal recordou o dia 15 de outubro como o “pior domingo das nossas vidas”, devido aos incêndios que deixaram um “rasto de destruição”. A destacar a “angústia” por que passam várias famílias do concelho com alguns familiares a lutarem ainda pela vida, assim como os “prejuízos incalculáveis”, o deputado socialista deu especial destaque às mortes que resultaram do incêndio. “Não há nada pior do que a perda da vida humana. Nesta catástrofe houve 12 pessoas que falecerem na sequência dos incêndios”, referiu, aplaudindo a intenção do município erguer um memorial pelas 12 vítimas mortais.

Atendendo a toda a tragédia, o PS justifica o voto de pesar como “manifestação da mais profunda tristeza” pelos acontecimentos vividos”.


Em seu nome e do grupo municipal do PSD, Rafael Costa partilhou palavras de “esperança” para todos os que “estão a recuperar de sequelas físicas, psicológicas e materiais, para que possam ultrapassar este momento difícil”. O  deputado social democrata agradeceu, ainda, a todos os que estiveram envolvidos no combate ao incêndio. “Sentimos que fomos todos abandonados à nossa sorte. Não fosse a sua ação e a tragédia teria sido bem pior”, considerou.

Rafael Costa entende, porém que a tragédia “não deve cair em vão”. “Deve servir de lição de futuro para que possamos  aprender com os erros aquilo que não correu tão bem e nunca mais se volte a repetir”, afirmou.

Anterior Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017
Seguinte Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

Notícias Relacionadas

Informação

PJ da Guarda deteve casal por permanência ilegal em território português

No desenvolvimento de uma investigação relacionada com os crimes de tráfico de pessoas e de lenocínio, no âmbito da qual tinham já sido detidas, recentemente, três pessoas em Seia, a

Última Hora

Isabel Baltazar lança livro na Feira do Livro de Arganil

A autora Isabel Baltazar vai lançar o livro “Irene de Vasconcelos- a Europeia” na Feira do Livro de Arganil.

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho, entregando cerca de 130 cabazes proporcionando uma quadra festiva mais reconfortante a estes

Informação

Derrocada cortou estrada em Arouca. Desconhece-se a existência de vítimas

Um deslizamento de terras em Arouca, na segunda-feira à noite, deixou a EN326 cortada ao trânsito e, dada a acumulação de material derrocado,…

Informação

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Informação

Nelas avança com reabilitação urbana na Rua Gago Coutinho

O Município de Nelas tem em curso “uma operação de reabilitação urbana de assinalável amplitude na Rua Gago Coutinho, no centro histórico de Nelas”.

Cultura

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Informação

Acidente com veículo pesado provoca um ferido ligeiro no concelho de Oliveira do Hospital

Um acidente ocorrido ao início desta tarde, na Estrada Nacional 230, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, provocou um ferido ligeiro.

Região

Crianças do concelho de Gouveia celebram Dia Eco Escolas no Dia Mundial do Ambiente

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, vai promover uma série de iniciativas com o Programa

Informação

Tribunal da Relação confirma arquivamento de processo contra autarca de Góis

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a decisão de absolvição e arquivamento do caso em que a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, era acusada de difamação e

Sociedade

Turismo do Centro lança sistema que permite conhecer perfil dos turistas em tempo real

O Turismo Centro de Portugal implementou um sistema informático que possibilita a monitorização em tempo real do perfil dos turistas que visitam a região.

Última Hora

Região: Dois homens morreram devido a picada de abelhas ou vespas asiáticas. Dois casos em três dias

Um homem de 79 anos morreu, esta sexta-feira, depois de ter sido picado por um inseto no quintal da sua habitação em Oliveira do Bairro, Aveiro.