Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelos 12 mortos no incêndio de outubro
4 Janeiro, 2018 1046 visualizações

Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelos 12 mortos no incêndio de outubro

image_pdfimage_print

Deputados e presidentes de junta de freguesia foram unânimes, na hora de aprovar um voto de pesar pelas 12 vítimas mortais no incêndio de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital.

A proposta partiu do Partido Socialista que fez questão de referir o nome de cada uma das vítimas mortais, mas logo passou a ser uma iniciativa da Assembleia Municipal, dada a concordância de todo aquele órgão autárquico em torno da matéria. O voto de pesar foi aprovado por unanimidade.

Raul Dinis, a representar o grupo socialista na Assembleia Municipal recordou o dia 15 de outubro como o “pior domingo das nossas vidas”, devido aos incêndios que deixaram um “rasto de destruição”. A destacar a “angústia” por que passam várias famílias do concelho com alguns familiares a lutarem ainda pela vida, assim como os “prejuízos incalculáveis”, o deputado socialista deu especial destaque às mortes que resultaram do incêndio. “Não há nada pior do que a perda da vida humana. Nesta catástrofe houve 12 pessoas que falecerem na sequência dos incêndios”, referiu, aplaudindo a intenção do município erguer um memorial pelas 12 vítimas mortais.

Atendendo a toda a tragédia, o PS justifica o voto de pesar como “manifestação da mais profunda tristeza” pelos acontecimentos vividos”.


Em seu nome e do grupo municipal do PSD, Rafael Costa partilhou palavras de “esperança” para todos os que “estão a recuperar de sequelas físicas, psicológicas e materiais, para que possam ultrapassar este momento difícil”. O  deputado social democrata agradeceu, ainda, a todos os que estiveram envolvidos no combate ao incêndio. “Sentimos que fomos todos abandonados à nossa sorte. Não fosse a sua ação e a tragédia teria sido bem pior”, considerou.

Rafael Costa entende, porém que a tragédia “não deve cair em vão”. “Deve servir de lição de futuro para que possamos  aprender com os erros aquilo que não correu tão bem e nunca mais se volte a repetir”, afirmou.

Anterior Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017
Seguinte Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

Notícias Relacionadas

Sociedade

Golas antifumo: Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, demitiu-se esta quarta-feira, anunciou o ministério da Administração Interna em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Última Hora

Atropelamento provoca uma vítima mortal em Idanha-a-Nova

Uma mulher morreu hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro na localidade de Relva, freguesia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

Informação

Incêndios: Número registado este ano foi 44% menor do que média da década

O número de incêndios florestais este ano registou uma queda de 44% em relação à média dos últimos 10 anos, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, prometendo mais esforços

Última Hora

Governo apoia criação de emprego no interior com incentivos financeiros

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou dois novos programas de apoio à criação de emprego e atração de pessoas…

Região

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Informação

GNR deteve mulher em Gouveia por crime de extorsão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Gouveia, de uma mulher de 37 anos, pela alegada prática de um crime de extorsão.

Última Hora

EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital,

Destaque

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Politica

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Informação

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.

Região

Cirurgião Manuel Antunes vai ser homenageado

O diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CTT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), Manuel Antunes, vai ser homenageado no próximo dia 16 de junho, …

Última Hora

Região: Suspeito de incêndio florestal detido pela PJ

Um empregado fabril de 53 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado um incêndio florestal em maio no concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.