ASAE já apreendeu 582 mil máscaras  e 23 mil litros de álcool-gel, no valor de mais de um milhão de Euros
15 Junho, 2020 638 visualizações

ASAE já apreendeu 582 mil máscaras  e 23 mil litros de álcool-gel, no valor de mais de um milhão de Euros

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informou hoje, a título de balanço, que até ao momento foram fiscalizados, …

… no âmbito da pandemia Covid-19, “cerca de 1.700 operadores económicos, tendo sido instaurados 104 processos-crime e 227 processos por contraordenação”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE refere que “foram ainda apreendidas cerca de 582.000 máscaras e 23 000 litros de álcool-gel, tudo num valor que ultrapassa um milhão de Euros”.

Dos números fazem partes, o resultado das recentes ações de fiscalização que decorreram a nível nacional, para verificação dos requisitos de conformidade de máscaras respiratórias de proteção, de máscaras de uso social e, ainda, verificação dos requisitos de conformidade dos produtos biocidas (álcool, álcool-gel e desinfetantes), necessários na prevenção e proteção da pandemia de Covid-19, bem como verificação dos requisitos gerais e específicos de higiene dos estabelecimentos de restauração e de bebidas.

Adianta a ASAE que como resultado destas recentes ações, foram “fiscalizados cerca de 90 operadores económicos, tendo sido instaurados dois processos-crime por alegado lucro ilegítimo (especulação) e 21 processos por contraordenação, destacando-se as seguintes principais infrações: o incumprimento na rotulagem de equipamento de proteção individual (máscaras), a disponibilização no mercado de produto biocida sem a necessária autorização da autoridade competente, a falta de ficha técnica de dados de segurança do produto, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, entre outras”.

“Foram apreendidos cerca de 14.350 artigos, designadamente máscaras e viseiras (EPI) por falta de conformidade e falta de certificado por laboratório acreditado e ainda, de géneros alimentícios diversos, tudo num valor aproximado de nove mil Euros, tendo ainda sido suspensa a atividade de um estabelecimento de restauração e bebidas”, referem as autoridades.

Anterior Covid-19: Portugal regista mais três mortes e 346 novos casos
Seguinte Viseu: PSP deteve homem que agrediu companheira e polícias

Notícias Relacionadas

Informação

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete

Informação

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Informação

Assembleia Geral Ordinária do FCOH realiza-se a 7 de junho

Está marcada para o próximo dia 7 de junho, a Assembleia Geral ordinária do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), …

Informação

Mau tempo: Câmara de Seia decreta Situação de Alerta

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, decidiu decretar Situação de Alerta para a área do concelho de Seia, para o período entre as 18h00…

Informação

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este domingo, 27 de janeiro, disputa-se a 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado

O fogo rural que deflagra em Monchique desde sexta-feira já consumiu entre 15 000 e 20 000 hectares, mas já foi considerado dominado em 95% do seu perímetro.

Última Hora

Agitação marítima e vento forte colocam distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, segundo o Instituto Português

Última Hora

Nelas: investimento de 5 milhões cria 21 postos de trabalho na produção para a indústria farmacêutica de cannabis

A Câmara Municipal de Nelas acaba de protocolar com a empresa “Endopure, Lda” a cedência de um lote de terreno de cinco mil metros quadrados na Zona Industrial de Nelas,…

Informação

Cerca de 70 atletas participam em Encontro de Desporto Adaptado em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Atividade Física, que hoje se assinala, fica marcado no concelho de Oliveira do Hospital, pela realização do terceiro Encontro de Desporto Adaptado, …

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A

Destaque

Dois acidentes, quase à mesma hora, envolveram seis viaturas e causaram três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Foi um início de tarde atípico aquele que se assistiu hoje em Oliveira do Hospital. Dois acidentes ocorreram, praticamente à mesma hora, com seis viaturas,  provocando  três feridos ligeiros.  

Última Hora

“Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital acolhe, no dia 26 de janeiro, pelas 18h00, a sessão de lançamento do novo livro de Luís Filipe Torgal: ““Fátima. A (des)contrução