ASAE fiscaliza mais de 60 gelatarias no país e instaura 19 processos contraordenacionais
6 Novembro, 2019 530 visualizações

ASAE fiscaliza mais de 60 gelatarias no país e instaura 19 processos contraordenacionais

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional, no âmbito das suas competências, dirigida aos estabelecimentos de retalho que comercializam essencialmente gelados incluindo os que procedem ao seu fabrico. 

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as ações visaram verificar se os estabelecimentos cumprem as regras associadas à produção artesanal, bem como outros que apresentam menções como “gelado tradicional”, “gelado bio”, menções DOP e IGP, as quais têm de cumprir os pressupostos legais para o seu uso.

Em resultado desta ação foram fiscalizados 62 operadores económicos, de norte a sul do continente, tendo sido instaurados 19 processos contraordenacionais e suspensa parcialmente a atividade de dois operadores económicos.

Entre as principais infrações detetadas referem-se o incumprimento das regras no quadro da segurança alimentar dos géneros alimentícios, a falta de mera comunicação prévia, a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas, a prática de atos de concorrência desleal, a falta ou insuficiências na rotulagem, a utilização abusiva ou fraudulenta das indicações geográficas ou do modelo de logótipo entre outras.

Foram ainda apreendidos cerca de 100 litros de gelados, sorvetes e misturas para a sua preparação, por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene (artigos 3.º e 4.º do Regulamento (CE) n.º 852/2004) e por falta, inexatidão ou deficiência na rotulagem, tudo num valor global de € 1.500.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública para os consumidores.

Anterior Celorico da Beira: Homem que estava desaparecido encontrado sem vida
Seguinte Município de Oliveira do Hospital promove Pirâmide de Natal Solidário

Notícias Relacionadas

Destaque

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal

Destaque

Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital

Em três anos de “Incentivo à Natalidade”, o Município de Oliveira do Hospital apoiou 299 crianças, num investimento de 357 mil Euros. O balanço é “positivo”, mas há aspetos a

Última Hora

SRC da Ordem dos Enfermeiros promove debate sobre Covid-19

 A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros vai dinamizar amanhã, dia 3 de março, uma sessão debate sobre COVID – 19,…

Vídeos

Festa do Queijo de Oliveira do Hospital registou “o maior número de visitantes de sempre”

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital registou uma enchente nos dois dias do certame. No sábado, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa atraiu muitos

Informação

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Sociedade

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Região

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Última Hora

Chuva regressa no fim-de-semana

A chuva está de regresso a Portugal Continental neste fim-de-semana.

Última Hora

Proteção Civil alerta para queda de neve, vento e agitação marítima

Atendendo à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas 72 horas,…

Informação

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Última Hora

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Informação

Figueira da Foz: Carlos Monteiro assume presidência da Câmara

Carlos Monteiro, até agora segundo no executivo da Figueira da Foz, assume a presidência do município após a saída de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente, disse à