ASAE fechou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria em 2019
3 Fevereiro, 2020 737 visualizações

ASAE fechou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria em 2019

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, de norte a sul do país, ações dirigidas a panificadoras e pastelarias com fabrico próprio para observância das regras de exercício de atividade bem como de higiene alimentar e rotulagem dos géneros alimentícios.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, como balanço das ações realizadas durante o ano de 2019 foram fiscalizados cerca de 655 operadores económicos tendo sido instaurados 7 processos crime e 175 processos de contraordenação.

Como principais infrações criminais destaca-se a fraude sobre mercadorias, o uso de marcas contrafeitas ou imitadas, o uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica, entre outras. Como principais infrações contraordenacionais destaca-se o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a inexistência de processo ou processos baseados nos princípios do HACCP, a falta de mera comunicação prévia, a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas, a falta de preços em bens, o início da exploração de estabelecimento industrial de tipo 3 e a falta de controlo metrológico.

Foram apreendidos cerca de 1 350 unidades de produtos e 2 toneladas de produtos num valor total aproximado de 15 000,00 Euros.

Foi ainda determinada a suspensão de 34 estabelecimentos que suscitaram a aplicação de uma medida cautelar gravosa por falta de incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, tendo a maioria procedido à reabertura assim que se encontraram reunidas as condições para o exercício de atividade.

A ASAE, no âmbito das suas competências, continuará a desenvolver ações de fiscalização de forma a verificar o cumprimento das obrigações legais e a assegurar a saúde pública, a segurança alimentar e a defesa do consumidor concomitantemente com a garantia do exercício da atividade económica em leal concorrência.

Anterior No derby distrital em basquetebol jogado este sábado em Coimbra, a Académica venceu o Sampaense (91-68).
Seguinte Repatriamento de portugueses: Missão foi um êxito. Agora é altura de fazer análises

Notícias Relacionadas

Sociedade

Região: Colisão entre três veículos causou seis feridos no IC8

Seis pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma colisão entre três veículos ligeiros, esta quinta-feira, …

Informação

Quinze detenções e 69 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de março, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras,…

Informação

Depressão Beatriz: Mais de 200 ocorrências registadas. Mau tempo continua até domingo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 255 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 07h30 de hoje, sendo Braga, Viana do Castelo e Porto os distritos mais

Última Hora

Semana começa com muito calor, mas as temperaturas caem 10 graus já na quarta-feira

As temperaturas máximas vão sofrer uma descida de cerca de 10 graus Celsius já na quarta-feira devido à aproximação de uma frente fria.

Região

Solar do Mimo comemora 18º aniversário com jantar de solidariedade

O Solar do Mimo – Centro de Acolhimento de Crianças em Risco, localizado em S. Romão, no concelho de Seia promove no dia 27 de outubro um jantar de solidariedade

Informação

Ancose entrega primeiras borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder, no próximo sábado, dia 5 de maio, à primeira entrega de borregas …

Região

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais

Última Hora

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

Sociedade

PJ deteve casal suspeito de escravizar cidadão estrangeiro em Viseu

A PJ anunciou hoje a detenção, através da Diretoria do Centro,  de um homem e uma mulher pela presumível prática de um crime de tráfico de pessoas para fins de

Última Hora

Imagens de homem a abandonar cão em Soure geram revolta nas redes sociais

As câmaras de videovigilância de um canil privado em Soure, em Coimbra, captaram este domingo o momento em que um cão foi abandonado.

Informação

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de

Última Hora

Artistas unem-se em iniciativa inédita em Portugal para sensibilizar a população a ficar em casa

@FestivalEuFicoEmCasa é uma iniciativa que une artistas, editoras e agências, num movimento cultural inédito em Portugal, apoiado pelos meios de comunicação, influencers …