ASAE: Apreendidos 150 kg de carnes e 200 unidades de bacalhau na quadra festiva
13 Janeiro, 2020 562 visualizações

ASAE: Apreendidos 150 kg de carnes e 200 unidades de bacalhau na quadra festiva

image_pdfimage_print

A ASAE instaurou nove processos-crime e 43 processos de contraordenação e apreendeu 150 quilogramas de carnes e 200 unidades de bacalhau, avaliados em cerca de 6.000 euros, na recente quadra festiva.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) precisa que os dados se referem à época que se inicia com os preparativos para o Natal e termina com a celebração do Dia de Reis e que esteve no terreno “no cumprimento da sua missão e face ao enorme acréscimo de procura dos consumidores, de modo a promover e a verificar a higiene, a segurança alimentar e a qualidade dos principais produtos alimentares que estão, tradicionalmente, na mesa dos portugueses”.

“No âmbito de inúmeras ações de fiscalização em todo o território, dirigidas a retalhistas de produtos alimentares de todas as dimensões designadamente pastelarias, talhos, indústrias de pastelaria e panificação e lojas gourmet, foram fiscalizados cerca de 250 operadores económicos”, adianta a ASAE.

A ASAE refere que “estão em causa, maioritariamente, crimes de abate clandestino, de fraude sobre mercadorias, especulação, uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica e géneros alimentícios anormais avariados”.

A autoridade destaca ainda “infrações relativas ao incumprimento de requisitos gerais e específicos de higiene, desconformidades ao nível da rotulagem dos géneros alimentícios” entre outros incumprimentos.

No comunicado, recorda ainda que “executa, diariamente, operações para verificação do cumprimento da regulamentação destinada a garantir a segurança alimentar dos géneros alimentícios, sendo que em épocas de maior consumo, em zonas de maior afluência ou em eventos de diferentes naturezas, esta incidência de fiscalização é intensificada”.

Anterior Semana arranca cinzenta e com chuva
Seguinte Associação de Estudantes do AEOH reivindica por conclusão de obras na escola “em prol do bem-estar dos alunos”

Notícias Relacionadas

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Região

Laboratório da Unidade Local de Saúde da Guarda realizou nove mil testes

O Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda realizou cerca de nove mil testes de diagnóstico desde o início da pandemia causada pela covid-19.

Última Hora

Cerca de 20 profissionais dos hospitais de Coimbra em avaliação após contacto com doente infetada

Cerca de duas dezenas de profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estão a ser avaliados após contacto com uma doente infetada com Covid- 19.

Informação

Mulher de Montemor-o-Velho está desaparecida desde quinta-feira

Uma mulher de 36 anos, do concelho de Montemor-o-Velho, está desaparecida desde quinta-feira, sem que existam linhas de investigação quanto ao seu paradeiro. De acordo com fonte do Comando da

Informação

“Lorenzo”: Açores ativam plano de emergência a partir das 20h00

O furacão “Lorenzo”, atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, “deverá passar com categoria 1” a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão …

Última Hora

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

Região

Seia: Jornadas de Conhecimento vão reunir obras e autores senenses

O Município de Seia e a Galeria Paz de Espírito pretendem reunir autores e obras do concelho nas XIII Jornadas do Conhecimento.

Informação

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Politica

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Última Hora

“6ª Corrida do Alva 2020” realiza-se no dia 1 de março

O Clube Atlético de Oliveira do Hospital e o Maratona Clube de Vila Chã, levam a efeito, no dia 1 de março de 2020 pelas 10h30m,…

Última Hora

“Bairro da restauração” é novidade na Feira de S. Mateus que vai decorrer de 9 de agosto a 6 de setembro

A criação do bairro da restauração é uma das principais novidades na Feira de S. Mateus que, ontem à noite, foi apresentada por Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca,…

Sociedade

Oliveira do Hospital candidata seis aldeias às “Sete Maravilhas de Portugal- Aldeias”

Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, Avô, Bobadela, Lourosa e S. Gião são as aldeias do concelho de Oliveira do Hospital candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.