ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio
3 Setembro, 2018 1074 visualizações

ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou diversas ações de fiscalização com especial enfoque na comercialização e consumo de géneros alimentícios em estabelecimentos …

… de restauração e supermercados localizados nas zonas de veraneio.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE refere que foi dada especial atenção à “verificação dos requisitos de higiene, qualidade e segurança alimentar dos géneros alimentícios à disposição dos consumidores, especialmente os mais consumidos nesta altura do ano”.

Para lá disso, houve ainda “preocupação com as condições de exposição e conservação, bem como na rastreabilidade dos produtos, principalmente dos de origem animal, muito em particular o pescado onde se incluem peixes, crustáceos e moluscos bivalves vivos e a apresentação do azeite ao consumidor”.

Na sequência desta ação, foram fiscalizados 250 operadores económicos e foram instaurados 51 processos contraordenacionais e três processo-crime, nomeadamente por fraude de mercadorias e jogo de fortuna e azar.

Conforme dá conta a ASAE, as “principais infrações verificadas foram a falta de mera comunicação prévia; a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas, incumprimentos dos requisitos de higiene, assim como a falta ou incorreções da lista de preços; comercialização de azeites cuja rotulagem não cumpria com as disposições legais, bem como a sua apresentação incorreta ao consumidor”.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu ainda géneros alimentícios num valor superior a 5.500 euros destacando-se azeite, frutos frescos, instrumentos pesagem, aguardente e molúsculos bivalves vivos.

Anterior Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark
Seguinte FCOH e ADN vencem jogos da 4ª jornada do Campeonato Nacional

Notícias Relacionadas

Informação

Frio acentua-se com descida da temperatura máxima

Sol e frio são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta terça-feira. As condições meteorológicas devem manter-se pelo menos até quarta-feira.

Sociedade

Bancos Alimentares contra a Fome recolhem 2.130 toneladas de alimentos

Os Bancos Alimentares contra a Fome recolheram 2.130 toneladas de alimentos durante a campanha nacional, que decorreu no fim de semana, …

Informação

ESTGOH recebe 88 novos alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 88 novos alunos colocados na segunda fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Última Hora

PJ deteve suspeito dos crimes de Abuso sexual de crianças e de Pornografia de menores agravado a partir de jogo fortnite

A Polícia Judiciária de Aveiro, deteve um jovem com 19 anos, empregado comercial, suspeito da prática dos crimes de abuso sexual de crianças…

Desporto

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …

Nacional

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Informação

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Região

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas decorre em Seia

O concelho de Seia vai beneficiar, de 12 de agosto a 2 de setembro, de uma segunda fase do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2019.

Região

Região: GNR detém três homens por caça ilegal

A GNR deteve, nos dias 18 e 19 de janeiro, três homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 60 anos, por caça ilegal, no concelho de Celorico da Beira, Guarda,

Região

Homem de 81 anos tentou matar mulher e ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 81 anos, suspeito de tentar matar a esposa à facada, em Castanheira de Pêra.

Desporto

Taça Hugo dos Santos disputa-se novamente em Oliveira do Hospital e com novo figurino

Oliveira do Hospital volta a ser, em 2017, a capital do basquetebol ao receber a Taça Hugo dos Santos, que se realizará entre os dias 2 e 5 de fevereiro

Informação

“Chama da Solidariedade” passou por Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebeu esta terça-feira, 27 de setembro, a “Chama da Solidariedade”, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social…