ASAE apreende 77 mil máscaras e instaura oito processos por contrafacção
13 Maio, 2020 768 visualizações

ASAE apreende 77 mil máscaras e instaura oito processos por contrafacção

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou oito processos-crime por contrafacção de máscaras na internet e apreendeu cerca de 77 mil máscaras de proteção individual contra a covid-19.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE adianta que, nos últimos dias, realizou ações para verificar se estavam a ser cumpridos os requisitos dos equipamentos de protecção individual (EPI) como máscaras de protecção, as especificações técnicas das máscaras comunitárias ou de uso social e dos produtos biocidas (álcool, álcool-gel e desinfectantes).

Foram também fiscalizados os requisitos de higiene exigidos aos estabelecimentos de restauração nesta fase pandémica.

Foram fiscalizados cerca de 200 operadores económicos, tendo sido instaurados oito processos por violação dos direitos de propriedade industrial, designadamente contrafacção de marcas de roupa de luxo, automóveis e clubes de futebol utilizadas no fabrico de máscaras, e um por especulação.

Nas ações foram apreendidas “cerca de 77 mil máscaras por falta de conformidade e falta de certificado por laboratório acreditado e ainda 178 litros de biocida”, num valor global de mais de 200 mil euros.

A ASAE instaurou também 21 processos de contra-ordenação, nomeadamente por máscaras sem a exigida rotulagem, produto biocida à venda sem a autorização da autoridade competente, falta de ficha técnica de dados de segurança do produto e incumprimento dos requisitos de higiene e suspendeu a atividade de um estabelecimento de restauração.

Anterior Município de Oliveira do Hospital disponibiliza computadores e internet a alunos do concelho
Seguinte Casal apanhado com droga a atravessar fronteira em Vilar Formoso

Notícias Relacionadas

Cultura

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Última Hora

IAPMEI promove dia de atendimento descentralizado em Seia

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e…

Região

Incêndio em Góis provocou dois feridos e destruiu vários automóveis

Um incêndio em Góis, nas proximidades do local onde decorria uma concentração de motos, provocou um ferido grave, um ferido ligeiro e destruiu cerca de 13 viaturas, no sábado à

Região

Pedrogão: Fundo Revita apoia 363 agricultores afetados com 812 mil euros

O Conselho de Gestão do Fundo Revita decidiu atribuir subsídios a 363 produtores afetados pelo incêndio que começou em junho em Pedrógão Grande,…

Sociedade

“Quinta de Jugais” entre as 50 maiores empresas do distrito de Coimbra

A “Quinta de Jugais” é a empresa de Oliveira do Hospital que está melhor posicionada no ranking das 1000 maiores empresas” do distrito de Coimbra. A empresa dedicada…

Informação

Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece

Informação

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Região

Coimbra: Fogo destruiu casa e desalojou uma pessoa

Uma habitação foi destruída, esta madrugada, por um incêndio e uma pessoa ficou desalojada, na povoação de Rios Frios, freguesia de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra.

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa  foi internado para fazer um cateterismo

O Presidente da República vai ser sujeito a uma intervenção cirúrgica esta tarde.

Informação

Góis entre as Autarquias + Familiarmente Responsáveis

O Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis considera o município de Góis, pelo segundo ano consecutivo, como uma …