ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país
10 Outubro, 2019 684 visualizações

ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país

image_pdfimage_print

Está a decorrer em todo o território nacional uma operação de fiscalização da  Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

… que tem como objetivo controlar as condições do transporte de bens alimentares e não alimentares.

De acordo com a ASAE, a operação começou às 19h30 de quarta-feira, na fronteira do Caia, em Elvas e vai decorrer até à madrugada de sexta-feira. Serão mais de 30 horas de operação, que vai envolver 175 inspetores e vai se estender por 60 pontos diferentes do país.

Após 12 horas de operação, a ASAE faz um balanço positivo da mesma. Até agora, foram fiscalizados 200 operadores e apenas foi reportado um processo de contraordenação por  problemas com “um aparelho de medição de temperatura”, o que denota “um elevadíssimo grau de cumprimento”, explicou o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, em entrevista à RTP1, a partir da Ponte 25 de Abril onde está a decorrer a ação desde as 6h00.

O responsável explicou ainda que esta operação pretende fiscalizar o cumprimento das normas no transporte de mercadorias, alimentares ou não, um setor que tem um nível de cumprimento “bastante aceitável”.

O inspetor-geral da ASAE reconheceu que o transporte de bens alimentares “merece uma atenção redobrada, sobretudo para verificar as condições de frio e higiene”.

“Por simbolismo começa pelas fronteiras. É como imaginar um circuito de entrada de bens no país e a sua circulação com vista ao abastecimento das cidades”, disse o responsável, frisando que “é mais fácil detetar uma grande quantidade eventualmente com alguma anomalia no transporte do que depois, no mercado”.

O objetivo é “reforçar o consumidor, subindo na cadeia a montante, pois o transporte é o que está entre a armazenagem e a chegada ao retalho final e ponto de contacto com o consumidor”, acrescentou Pedro Portugal Gaspar, que reconhece que, da experiência de anos anteriores, “o transporte tem um nível de cumprimento bastante aceitável”.

“Naturalmente, fazemos estas intervenções espaçadamente, mas mantendo sempre a intervenção neste setor, pela importância estratégica que tem. (…) E claro que se deve sempre fiscalizar nas várias fases da cadeia”, afirmou.

Anterior Castelo Branco: Dez meios aéreos combatem fogo em povoamento florestal
Seguinte Bebé Noah morreu em Coimbra um dia antes de ser avaliada administração de medicamento inovador

Notícias Relacionadas

Última Hora

IAPMEI promove dia de atendimento descentralizado em Seia

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e…

Informação

“Natal 2019- Faça Compras no Comércio Local” foi um “assinalável sucesso”

Depois de terminada mais uma época natalícia, acompanhada pela campanha proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,..

Informação

Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital serviu de inspiração ao jovem Duarte Gouveia, de apenas 12 anos, que realizou um vídeo promocional do evento.

Última Hora

Mais 812 mortes em Espanha, número mais baixo do que o registado ontem. Supera os 7 mil mortos

O Ministério da Saúde espanhol avança agora com os novos números sobre o surto de Covid-19 em Espanha. Registaram-se nas últimas 24 horas 812 mortes,…

Informação

Homenagem a Durval Moreirinhas no auditório do Casino Estoril

O “Alma de Coimbra”, Coro e Grupo de Guitarras, juntamente com um grupo de amigos, prestam a sua homenagem a Durval Moreirinhas, falecido no dia 12 de junho de 2017,

Informação

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Informação

Escavações arqueológicas na Bobadela

Teve ontem início, dia 26 de dezembro, o projeto de escavações arqueológicas nas Ruínas Romanas da Bobadela, no Município de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Há mais praias acessíveis no concelho de Oliveira do Hospital

A época balnear que arrancou no dia 1 de julho fica marcada, no concelho de Oliveira do Hospital pela classificação de mais uma praia fluvial já considerada “Praia Acessível”.

Última Hora

Autarcas de Tondela acusados de peculato e falsificação de documento

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, e o seu vice-presidente, Pedro Adão, foram acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de peculato e falsificação de documento, que

Informação

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região

Desporto

Mundial 2018: Portugal em jogo decisivo com o Irão para os oitavos-de-final

A Seleção Portuguesa de Futebol tem hoje um jogo decisivo no Mundial 2018. Portugal joga contra o Irão, pelas 19h00, para a passagem aos oitavos-de-final.

Última Hora

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com espectáculos musicais e fogo-de-artifício na Central de Camionagem

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vão promover, pela primeira vez, um espectáculo na noite