Arnaut abandona candidatura à Federação Distrital de Coimbra do PS
13 Maio, 2016 1302 visualizações

Arnaut abandona candidatura à Federação Distrital de Coimbra do PS

image_pdfimage_print

António Manuel Arnaut anunciou, ontem, “suspensão” da sua candidatura à liderança da Federação Distrital de Coimbra do PS. Do mesmo modo, requereu a suspensão do processo eleitoral que considera “viciado”.

O advogado, filho do socialista António Arnaut, que também suspendeu a apresentação de listas ao congresso, colca nas mão dos Órgãos Nacionais do Partido “a última palavra” sobre o processo eleitoral em Coimbra. Segundo o JN, Arnaut considera que “o processo eleitoral para as eleições federativas de Coimbra encontra-se viciado, não garantindo as mínimas condições de legalidade e transparência, tratando de forma desigual as candidaturas existentes”.

O problema prende-se, em grande medida, com a Comissão Organizadora do Congresso (COC), que organiza e fiscaliza o processo eleitoral. A COC é a mesma que estava constituída antes de o Secretariado Nacional do PS, em reação a um despacho do Ministério Público que deu por provada a falsificação massiva de fichas de filiação de militantes, ter decidido suspender 18 elementos do partido responsáveis por estes crimes e adiado as eleições em Coimbra.

Arnaut apresentou a sua candidatura à liderança da Federação de Coimbra, mas já “sob protesto”, a 6 de maio, e tendo, três dias depois, “impugnado a COC”, junto da Comissão Federativa de Jurisdição. Arnaut sustenta que, apesar de a COC não ter “qualquer legitimidade”, aquela Comissão de Jurisdição de âmbito distrital não se pronunciou.

Como a resposta não foi dada, o advogado avançou, então, nesta quinta-feira, com uma nova impugnação da COC, mas junto da Comissão Nacional de Jurisdição. Arnaut diz que não gosta de “vitórias de secretaria” e garante que “podia ter ganho isto na secretaria”, se colocasse em causa o facto de Pedro Coimbra não ter apresentado formalmente uma nova candidatura, depois de o Secretariado Nacional do PS ter cancelado as eleições agendadas para 4 e 5 de março. Não tendo optado por essa via, considera, no entanto, que não lhe restava outra opção, na presente fase, senão recorrer à Comissão Nacional de Jurisdição, por estarem em causa factos que, na sua opinião, “comprometem a própria democracia e a liberdade”.

com: jn.pt

Anterior Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital
Seguinte Milhares de fiéis em Fátima

Notícias Relacionadas

Última Hora

Portugal perde final do Europeu de Parahóquei frente a Itália

A seleção nacional de ParaHóquei perdeu, ontem, na final do Europeu de Parahóquei, que decorreu em Antuérpia, frente à Itália por 3-0.

Última Hora

HUC vão ter silo-auto com 1200 lugares

A construção de um silo-auto de quatro pisos destinado a estacionamento no Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) é a maior novidade do projeto de intervenção…

Última Hora

Mulher despista-se e embate contra posto de combustível em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O posto de abastecimento do Grupo Tavfer, localizado na Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, foi alvo de um embate de um carro, esta manhã, pelas 7h43.

Região

Homem detido por incêndio florestal no concelho da Guarda

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no concelho da Guarda, um homem de 49 anos, pela alegada autoria de dois crimes de incêndio florestal ocorridos …

Desporto

Desporto de fim de semana: Nogueirense, FCOH e AD Lagares da Beira empataram. Sampaense perde no Dragão Caixa

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 – série D. O Nogueirense empatou com o Gafanha 0-0.

Região

Penacova promove Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e com o apoio do Município de Penacova, teve início o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas sob o

Desporto

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Neste fim-de-semana, o Campeonato Nacional está interrompido devido à realização de jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital regressa

Educação

Bandeira nacional gigante assinala 5 de outubro na EB1 de Oliveira do Hospital

Quem passa na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, em Oliveira do Hospital, não fica indiferente à bandeira de Portugal, de grande dimensão (16,5m x 10m),…

Última Hora

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Informação

IEFP e Turismo Centro de Portugal lançam curso formativo de Técnico de Comunicação e Marketing Digital em Turismo

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e o TCP – Turismo Centro de Portugal apresentaram ontem, numa conferência de imprensa, em Aveiro, um novo percurso formativo em

Última Hora

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas da UNESCO

O Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Caldas da Rainha e Leiria como integrantes da rede mundial de Cidades Criativas.

Região

Grupo Turim vai abrir novo hotel em Coimbra

O Grupo Turim Hotels vai abrir um novo hotel em Coimbra, num terreno na Avenida Fernão de Magalhães. De acordo com Ricardo Martins, o CEO do grupo, a unidade hoteleira