Arganil e Góis distinguidas como autarquias Mais Familiarmente Responsáveis 
29 Novembro, 2019 430 visualizações

Arganil e Góis distinguidas como autarquias Mais Familiarmente Responsáveis 

image_pdfimage_print

Arganil e Góis foram, novamente, distinguidas como autarquias Mais Familiarmente Responsáveis este ano.

Arganil recebe esta distinção pelo terceiro ano consecutivo. A Bandeira Verde com Palma, a mais alta insígnia atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), exclusiva para os municípios que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivo, foi recebia pelo Presidente do Município, Luís Paulo Costa, nesta quarta-feira, 27 de novembro, em Coimbra.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova este galardão “reconhece a assinalável capacidade interventiva e o contínuo empenho da Câmara Municipal quer em fomentar a continuidade de práticas de apoio às famílias, quer em estimular a adoção de novas medidas nas diferentes áreas de atuação, ano após ano”, enaltece Luís Paulo Costa, apontando como uma das grandes prioridades do executivo camarário “dar resposta e encontrar soluções para as necessidades e os anseios das famílias arganilenses”.

O conjunto alargado de políticas implementadas nos últimos anos, que tem contribuído para o contínuo reconhecimento de Arganil como autarquia amiga das famílias, voltam a fazer parte da estratégia governativa do Município para 2020. “Mantemos a taxa mínima de IMI e as reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois, três ou mais filhos, assim como voltamos a devolver aos nossos munícipes 5% do IRS, o máximo permitido por lei”, enumerou Luís Paulo Costa.

Somam-se a estas políticas de incentivo fiscal a aplicação de “tarifários reduzidos ao nível do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos; transportes escolares gratuitos desde o pré-escolar até ao 12.º ano; atividades lúdicas e desportivas – gratuitas – para ocupação dos tempos livres nas férias escolares; a comparticipação de medicamentos e apoio psicológico e social a pessoas em situação de carência económica, campanhas gratuitas destinadas a animais de companhia, entre outras”, acrescentou o presidente da autarquia.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Góis também esteve presente na cerimónia de entrega da bandeira verde por políticas familiares.

Esta autarquia foi, pelo quarto ano consecutivo, distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) pelo facto de adotar políticas efetivas de apoio às famílias.

A distinção atribuída a 76 dos 141 Municípios candidatos, pretende reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, incentivando a prossecução das políticas de apoio às famílias e promovendo a adoção de novas medidas.

Anterior Greve de funcionários fecha escolas em Oliveira do Hospital
Seguinte Cantanhede: Homem detido por posse de arma proibida na sequência de ameaças

Notícias Relacionadas

Sociedade

Porque estão atrasadas as obras na EN17?

O arranque das obras da EN17 regista um atraso de cerca de um mês. Hoje, o presidente da Câmara justificou o atraso com trabalhos de água e saneamentos que deverão

Informação

Oliveira do Hospital formou laço azul humano contra os maus tratos infantis

Cerca de 650 participantes deram hoje forma a um gigantesco laço azul humano no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa visou

Região

Região: Detidos três cidadãos estrangeiros por cultivo de cannabis

Três cidadãos de nacionalidade inglesa, com idades entre os 25 e os 40 anos, foram detidos pela GNR em Santa Comba Dão. A detenção foi realizada depois de os agentes

Última Hora

AEOH integra “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) passou a integrar, a partir deste ano letivo, a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, de âmbito nacional.

Última Hora

Venceslau Fernandes vence 2ª etapa da Volta a Portugal do Futuro em Oliveira do Hospital

Venceslau Fernandes foi, hoje, o grande vencedor da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro, que decorreu no concelho de Oliveira do Hospital, com chegada ao Monte do

Programas

Maria Edite Abrantes é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Maria Edite Abrantes , coordenadora do programa LAB-i-Duca.

Região

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.

Destaque

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Politica

PSD está contra a atribuição da medalha de Ouro à presidente da CCDRC

A Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital reforça, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a oposição à atribuição da medalha de Ouro à presidente …

Última Hora

Faleceu o Dr. Francisco Correia das Neves

Francisco Correia das Neves nasceu em Oliveira do Hospital a 3 de setembro de 1929. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, titular de um vasto currículo na sua área

Nacional

GNR realiza Operação “Ano Novo”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, a partir de amanhã, dia 28 de dezembro, e até ao final da próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro,…

Última Hora

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…