Arganil e Góis distinguidas como autarquias Mais Familiarmente Responsáveis 
29 Novembro, 2019 458 visualizações

Arganil e Góis distinguidas como autarquias Mais Familiarmente Responsáveis 

image_pdfimage_print

Arganil e Góis foram, novamente, distinguidas como autarquias Mais Familiarmente Responsáveis este ano.

Arganil recebe esta distinção pelo terceiro ano consecutivo. A Bandeira Verde com Palma, a mais alta insígnia atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), exclusiva para os municípios que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivo, foi recebia pelo Presidente do Município, Luís Paulo Costa, nesta quarta-feira, 27 de novembro, em Coimbra.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova este galardão “reconhece a assinalável capacidade interventiva e o contínuo empenho da Câmara Municipal quer em fomentar a continuidade de práticas de apoio às famílias, quer em estimular a adoção de novas medidas nas diferentes áreas de atuação, ano após ano”, enaltece Luís Paulo Costa, apontando como uma das grandes prioridades do executivo camarário “dar resposta e encontrar soluções para as necessidades e os anseios das famílias arganilenses”.

O conjunto alargado de políticas implementadas nos últimos anos, que tem contribuído para o contínuo reconhecimento de Arganil como autarquia amiga das famílias, voltam a fazer parte da estratégia governativa do Município para 2020. “Mantemos a taxa mínima de IMI e as reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois, três ou mais filhos, assim como voltamos a devolver aos nossos munícipes 5% do IRS, o máximo permitido por lei”, enumerou Luís Paulo Costa.

Somam-se a estas políticas de incentivo fiscal a aplicação de “tarifários reduzidos ao nível do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos; transportes escolares gratuitos desde o pré-escolar até ao 12.º ano; atividades lúdicas e desportivas – gratuitas – para ocupação dos tempos livres nas férias escolares; a comparticipação de medicamentos e apoio psicológico e social a pessoas em situação de carência económica, campanhas gratuitas destinadas a animais de companhia, entre outras”, acrescentou o presidente da autarquia.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Góis também esteve presente na cerimónia de entrega da bandeira verde por políticas familiares.

Esta autarquia foi, pelo quarto ano consecutivo, distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) pelo facto de adotar políticas efetivas de apoio às famílias.

A distinção atribuída a 76 dos 141 Municípios candidatos, pretende reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, incentivando a prossecução das políticas de apoio às famílias e promovendo a adoção de novas medidas.

Anterior Greve de funcionários fecha escolas em Oliveira do Hospital
Seguinte Cantanhede: Homem detido por posse de arma proibida na sequência de ameaças

Notícias Relacionadas

Região

Município de Arganil conclui intervenções de regularização de linhas de água no rio Alva

Estão concluídos os trabalhos de regularização fluvial no rio Alva, destinadas à reabilitação e limpeza das linhas de água nas freguesias de Pomares, Sarzedo, Folques e União das Freguesias de

Última Hora

Oliveira do Hospital quer uma Escola Feliz

Pelo quinto ano consecutivo, o município de Oliveira do Hospital está empenhado em proporcionar um arranque de ano letivo mais feliz a um conjunto de 30 alunos do 1º ciclo.

Última Hora

Câmara de Seia angaria 18 mil euros em conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que angariou cerca de 18 mil euros numa conta bancária criada para apoiar as vítimas do concelho que foram atingidas pelos incêndios dos

Informação

Emanuel e outros artistas solidários com vítimas na receção ao caloiro da ESTGOH

Emanuel é cabeça de cartaz da receção ao caloiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH)…

Última Hora

Politécnico da Guarda integra Rede para Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma das 19 instituições que integra a Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM), criada no passado

Última Hora

Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Cristina Costa, investigadora no ramo da micologia.

Última Hora

A EXPOH de 2018 e 2019 “foram duas grandes provas de vida”

Ainda no rescaldo, em jeito de balanço da EXPOH que decorreu em Oliveira do Hospital, entre 20 e 28 de julho, o presidente da Agência para o Desenvolvimento  Integrado (ADI)

Informação

Oliveira do Hospital formou laço azul humano contra os maus tratos infantis

Cerca de 650 participantes deram hoje forma a um gigantesco laço azul humano no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa visou

Nacional

Covid-19: Portugal regista apenas um morto em 24 horas. Há mais 270 infetados

O boletim epidemiológico desta sexta-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.505 pessoas em Portugal e infetou 36.180 . Nas últimas 24 horas registou-se apenas um óbito…

Sociedade

GNR intensifica fiscalização em todo o país a partir de amanhã

Operação Hermes-Viajar em Segurança arranca amanhã e prolonga-se até ao dia 3 de setembro. Militares da GNR vão estar “particularmente atentos” atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa

Informação

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Região

Câmara de Viseu removeu das ruas 90% dos carros abandonados

A Câmara de Viseu anunciou hoje ter removido mais de 90% dos carros abandonados que se encontravam nas ruas da cidade, no âmbito de uma operação lançada em abril.