Arganil é a única autarquia do distrito de Coimbra a devolver totalidade do IRS aos munícipes
19 Maio, 2020 384 visualizações

Arganil é a única autarquia do distrito de Coimbra a devolver totalidade do IRS aos munícipes

image_pdfimage_print

Arganil é um dos poucos municípios a contrariar a tendência nacional no que diz respeito à devolução do IRS aos seus munícipes. Em comunicado enviado  à Rádio Boa Nova, a autarquia informa que,…

… para além figurar no restrito grupo das 24 autarquias do país a prescindir da totalidade do imposto a que teria direito por lei (5%), surge como caso isolado no distrito de Coimbra, à semelhança do ano passado.

Esta decisão de praticar o desconto máximo de IRS, ao contrário do que acontece com a grande maioria das 308 autarquias do país, “assenta numa consciente política de responsabilidade social e contribui de forma direta e vincada para Arganil se afirmar como um concelho amigo das famílias”

“Decidimos devolver aos nossos munícipes a totalidade da verba a que o município teria direito através do Estado central, na certeza de que estamos a fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas, contribuindo para o equilíbrio do orçamento familiar”, frisa Luís Paulo Costa, presidente da Câmara.

A preocupação de colocar as pessoas no centro das políticas municipais não se esgota na devolução dos 5% de IRS cobrado nos limites territoriais do concelho. Os benefícios fiscais previstos pela autarquia incluem a implementação da taxa de IMI mais baixa do país (0,3%) e tarifários reduzidos ao nível do abastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos.

A este respeito, e com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19, a fatura das famílias do concelho foi reduzida em 50% nos meses de março e abril, representando um investimento camarário de 140 mil euros.

Anterior Município de Seia abre Museus, estádio, galerias de arte e turismo
Seguinte Há mais uma pessoa com covid-19 infetada nos hospitais de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Informação

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Informação

Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”

O Município de Oliveira do Hospital está nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”, promovido pela Universidade do Minho,…

Última Hora

Região: Colisão entre pesado e ligeiro provocou um morto

Um homem morreu ontem na sequência da colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro, na Estrada Nacional 229, no concelho de Sernancelhe.

Politica

CDS-PP ‘pisca o olho’ a José Carlos Alexandrino

Com as eleições autárquicas quase à porta, o CDS-PP  dirigiu um verdadeiro “piscar de olho” ao atual presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino assegurou não

Cultura

“VII Férias com Cultura” em Vila Franca da Beira, este domingo.

A União Desportiva e Tuna Vilafranquense em parceria com a União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e o apoio do Município de Oliveira do Hospital. Realizam

Informação

Distrito de Coimbra terá 289 bombeiros e 62 veículos na fase crítica de incêndios florestais

O distrito de Coimbra vai contar com 289 bombeiros, 62 veículos e 125 sapadores florestais para a fase ‘Charlie’, de julho a setembro, num dispositivo idêntico ao de 2016.

Informação

Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores

A vertente empreendedora da Escola profissional Eptoliva esteve, hoje, em destaque na conferência “Inspiring anda Creating Tomorrow” que contou a participação do Instituto Politécnico de Coimbra…

Região

Seia: Mil e seiscentos seniores participaram em convívio

O Município de Seia voltou a proporcionar um dia de lazer e convívio aos idosos e pensionistas do concelho, com a realização de mais uma edição do Convívio Sénior, que

Região

Condeixa-a-Nova: Detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, deteve, no passado dia 27 de outubro, um homem de 61 anos, pelo crime de violência doméstica, em Condeixa-a-Nova.

Politica

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, este domingo, 31 de março, a 28ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, pelas