Arganil avança com desinfeção de espaços públicos quando as autoridades de saúde o determinarem
26 Março, 2020 350 visualizações

Arganil avança com desinfeção de espaços públicos quando as autoridades de saúde o determinarem

image_pdfimage_print

A desinfeção de espaços públicos está entre as medidas de combate à propagação da Covid-19 e defesa da saúde pública previstas pela Câmara Municipal de Arganil, mas apenas quando as indicações das autoridades de saúde forem nesse sentido.

A posição da Direção-Geral da Saúde, de acordo com informação divulgada nesta quarta-feira, é a de que “não existe evidência, neste momento, para a recomendação da utilização dos produtos biocidas para a desinfeção de espaços públicos exteriores, nomeadamente ruas”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que, eEm estreita articulação e permanente contacto com a Direção Regional da Saúde e a Proteção Civil, Luís Paulo Costa, presidente do Município, assegura que as ações de desinfeção serão prontamente acionadas quando se justificar, defendendo a importância de considerar informações devidamente validadas pelas entidades competentes.

“Os serviços municipais estão preparados para avançar com esta solução onde e quando for necessário, mas, atendendo à situação atual vivida no concelho, as autoridades de saúde consideram ser ainda prematuro”, esclareceu Luís Paulo Costa, acrescentando que “uma ação de desinfeção não previne o que surge amanhã ou no dia seguinte”.

Nesta fase, é importante que as pessoas não fiquem com uma falsa sensação de segurança e continuem a ter os cuidados redobrados de higiene como forma de prevenção do contágio: lavagem e desinfeção frequente das mãos, evitar contactos sociais desnecessários, manter pelo menos um metro de distância em relação a outras pessoas quando e sempre que tiver de sair de casa.

As medidas adotadas pelo Município de Arganil para evitar a propagação do vírus estão em linha com as orientações da autoridade regional de saúde, a Direção-Geral da Saúde e com o Plano de Contingência da autarquia, em vigor desde o dia 6 de março.

Recorde-se que Arganil regista um caso de convid-19 até ao momento. Trata-se de uma profissional de saúde que reside no concelho mas que trabalha no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Em isolamento desde que os primeiros sintomas se manifestaram, a munícipe está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde e a sua situação clínica é favorável.

Anterior Lar Sant’Ana em "isolamento social" como medida de prevenção de Covid-19
Seguinte Nelas: Cerca de 25 pessoas de quarentena, incluindo presidentes de Junta e da Câmara

Notícias Relacionadas

Informação

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este domingo, 14 de abril, disputa-se a 30ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, pelas 16h00.

Região

Mulher de Montemor-o-Velho está desaparecida desde quinta-feira

Uma mulher de 36 anos, do concelho de Montemor-o-Velho, está desaparecida desde quinta-feira, sem que existam linhas de investigação quanto ao seu paradeiro. De acordo com fonte do Comando da

Informação

Camião de mercadorias despistou-se e incendiou-se na IP5

Um pesado de mercadorias despistou-se e incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, na IP5, perto do nó de Boa Aldeia, no sentido Viseu-Aveiro, avançou fonte do CDOS de Viseu.

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval,…

Última Hora

Guarda: Homem detido pela GNR a pontapear mulher

A Guarda Nacional Republicana deteve, em flagrante delito, um homem com 54 anos, por violência doméstica, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Região

Governo estende período crítico de incêndios até 15 de outubro

O Governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 15 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, faz saber o Executivo

Última Hora

GNR apela: “Não abandone os animais, eles não transmitem o vírus”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) faz um apelo nas redes sociais quanto ao novo coronavírus que tantas dúvidas está a causar mundo fora.

Última Hora

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

Informação

Coimbra: Museu Machado de Castro integrado no Património Mundial

O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foi integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

Desporto

Penacova distingue Rui Coimbra e Clube de Pesca de Penacova pela conquista de prémios nacionais 

A autarquia de Penacova distinguiu, durante a Feira do mel e do Campo, os feitos históricos do Clube de Pesca de Penacova e do atleta penacovense Rui Coimbra.

Região

Funcionária da Universidade de Coimbra encontrada morta na rua

Uma mulher de 33 anos foi, ontem, encontrada morta junto à Universidade de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da diretoria do Centro da Polícia Judiciária, …

Região

Região: Mulher de 35 anos morreu em acidente de trabalho

Um acidente de trabalho na Cinca – Companhia Industrial de Cerâmica SA, no Travasso, no concelho da Mealhada, provocou ontem a morte a uma funcionária.