Arganil acolheu programa de resiliência para crianças afetadas pelos incêndios
2 Dezembro, 2019 348 visualizações

Arganil acolheu programa de resiliência para crianças afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

O Centro Escolar de S. Martinho da Cortiça acolheu, no dia 25 de novembro, um dos 15 workshops que estão a ser desenvolvidos…

… no concelho de Arganil e que integram o programa de resiliência para crianças em contexto escolar. Implementado nos territórios afetados pelos incêndios de 2017, o The Children’s Resilience Programme, assim se chama o programa desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Projeto Fénix, abrange os alunos do 1.º ciclo de S. Martinho da Cortiça, Pombeiro da Beira, Côja e Pomares.

O plano de ação, desenvolvido em ambiente de sala de aula, procura promover competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras e normalizar os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção, com vista à melhoria do bem-estar psicossocial das crianças.

Luís Almeida, Vereador da Ação Social, sublinha a importância do programa, que “tão bem acolhido tem sido pela comunidade educativa”, reconhecendo “mérito aos temas abordados e à dinâmica implementada por equipa extremamente qualificada e competente”. Para o autarca, a grande mais-valia do plano de ação está no público-alvo, já que “são, regra geral, os mais novos os mais vulneráveis em situações como as que vivemos com o incêndio de outubro de 2017 e os que mais dificuldade têm em ultrapassar e esquecer os momentos mais difíceis”.

No terreno, a equipa multidisciplinar da Cruz Vermelha Portuguesa trabalha com os alunos temas relacionados com os desastres e catástrofes, nomeadamente: os direitos e as necessidades das crianças; os desastres e formas de se manterem a salvo no futuro; reações normais e anormais; sentimento de mudança; aprender a lidar com o medo e com o sentimento de perda.

Anterior Organização do Livro “Memórias” reuniu-se em almoço convívio no restaurante L’Artista
Seguinte Festividades de Natal chegam a Seia

Notícias Relacionadas

Última Hora

“Temos registo de perto de 10 mil pessoas” que ajudaram Oliveira do Hospital no pós grande incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital prepara-se para, no próximo domingo, juntamente com o Presidente da República, agradecer a solidariedade …

Última Hora

Incêndios: Município de Penacova faz balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), reuniu 22 das 33 empresas do concelho…

Informação

Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

A Câmara de Seia vai continuar a apoiar os alunos que frequentam o ensino superior, um incentivo à formação académica que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo durante

Região

Praia fluvial de Avô entre as melhores de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital integra o top 10 das melhores praias fluviais de Portugal.

Última Hora

Chuva e vento fortes até sábado em Portugal continental

O continente português está a ser afetado a partir de hoje e até sábado por chuvas e ventos fortes, sendo quinta-feira…

Educação

AEOH integra “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) passou a integrar, a partir deste ano letivo, a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, de âmbito nacional.

Última Hora

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. 

Desporto

Portugal entra em campo no Mundial frente à Espanha

Portugal e Espanha defrontam-se esta sexta-feira pelas 19 horas no primeiro jogo do Grupo B do Mundial da Rússia. O duelo ibérico marca  a estreia das duas seleções neste evento

Informação

Montemor-o-Velho: Apreendidas 132 munições e três armas de fogo por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), apreendeu ontem, dia 14 de janeiro, três armas de fogo e 132 munições, no

Última Hora

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Informação

Cirurgião Manuel Antunes vai ser homenageado

O diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CTT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), Manuel Antunes, vai ser homenageado no próximo dia 16 de junho, …

Região

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…