Arganil: 2,6 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água em Vila Cova do Alva, Alqueve e Pomares
12 Maio, 2020 395 visualizações

Arganil: 2,6 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água em Vila Cova do Alva, Alqueve e Pomares

image_pdfimage_print

O Município de Arganil deu início à empreitada de ampliação e reabilitação dos subsistemas de abastecimento de Vila Cova do Alva, Alqueve (Folques) e Pomares. Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova,

… a autarquia refere que “com conclusão prevista para outubro de 2021, o conjunto das intervenções totaliza um investimento de praticamente 2,6 milhões de euros e propõe-se a otimizar o serviço de abastecimento, garantindo às populações água com melhor qualidade e em quantidade suficiente”.

Já a decorrer, a intervenção no sistema de abastecimento do Alqueve prevê a reabilitação da captação, a criação de uma nova Estação de Tratamento e a construção duas novas condutas elevatórias de água tratada. Além de passar a servir a população de Folques, o renovado equipamento vai ainda beneficiar, parcialmente, a Freguesia de Arganil e a União das Freguesias de Côja e Barril do Alva. Serão servidos previsivelmente 700 habitantes no horizonte do projeto (30 anos).

A intervenção no sistema autónomo de Vila Cova do Alva contempla a reabilitação das infraestruturas existentes, a ampliação da capacidade de captação de água, a substituição da conduta elevatória e a reconfiguração da Estação de Tratamento. As futuras infraestruturas abastecerão as povoações atualmente atendidas: a totalidade da União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz, parte das localidades de Coja e Barril do Alva, Benfeita e União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra, assim como a localidade de Lourosa, no Concelho de Oliveira do Hospital. A população a servir totalizará no horizonte do projeto (30 anos) cerca de 2.900 habitantes.

Por sua vez, a intervenção no sistema de abastecimento de Pomares abrange a reabilitação da captação e a reconfiguração da Estação de Tratamento. Os grupos elevatórios associados serão mantidos, assim como a conduta, recentemente construída. Será abrangida por esta intervenção a maioria da Freguesia de Pomares, sendo que no horizonte temporal do projeto (30 anos) serão servidos cerca de 500 habitantes.

“Através deste conjunto de intervenções, de renovação e reforço dos processos de captação, tratamento e abastecimento de água, estamos a melhorar o serviço prestado, garantindo mais qualidade e continuidade à água que chega às torneiras dos nossos munícipes”, ressalva Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal.

As intervenções em Vila Cova do Alva, Alqueve e Pomares, da responsabilidade da Água do Centro Litoral, integram o investimento de 12 milhões de euros que está a ser concretizado em todo o concelho na área do ambiente. “Através deste avultado esforço financeiro, o Município coloca Arganil na linha da frente da inovação e qualidade do serviço prestado, não só ao nível do abastecimento de água, como do saneamento e da gestão de resíduos sólidos”, refere o Município de Arganil em comunicado.

Anterior Resultado preliminar da autópsia indica que Valentina teve morte violenta
Seguinte Presidente da ESTGOH não quer alunos a abandonar a escola por falta de recursos económicos (com vídeo)

Notícias Relacionadas

Última Hora

Oliveira do Hospital aprova o Plano de Ação do CLDS 4G

Oliveira do Hospital, em sede de reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), aprovou o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) com que o Município

Informação

Pedrógão: Petição contra alegadas fraudes reúne 730 assinaturas

Mais de 730 pessoas assinaram até hoje uma petição pública na internet contra alegadas fraudes na reconstrução de casas de Pedrógão Grande destruídas pelo fogo de 2017.

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor e reconhecimento à BLC3 por projeto premiado em Bruxelas (Com vídeo)

No rescaldo da conquista do prémio RegioStars em Bruxelas, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou esta manhã, por unanimidade, …

Região

Patrulha Aérea deteta corte ilegal de árvores em Espaço Florestal (Com vídeo)

A GNR, com recurso a um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), detetou ontem, dia 10 de setembro, perto da localidade de Rio Maior, …

Educação

Politécnico de Coimbra entrega Bolsas de Estudo por Mérito

O Politécnico de Coimbra (IPC) entrega aos seus alunos as Bolsas de Estudo por Mérito referentes ao ano letivo de 2012/2013, numa cerimónia …

Região

“Memórias do fogo” de Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira – 1º episódio

O projeto é da autoria de Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, oriundos de Oliveira do Hospital e Arganil, respetivamente, que decidiram avançar com a ‘websérie’ documental, feita sem quaisquer apoios,

Última Hora

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no

Última Hora

Concerto na igreja de S. Gião reverte para arranjo da capela do Parceiro

O Coro da Paróquia de Santa Marinha e a Sociedade Musical Estrela da Beira, do concelho de Seia, realizam no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h30 um concerto solidário…

Destaque

Distrito: 85 acidentes e mais de mil infrações na última semana

Na semana de 6 a 12 de agosto, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 85 acidentes e um total de 1038 infrações,…

Nacional

GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, durante o verão, em todo o território nacional, as ações de patrulhamento e apoio na sua área de responsabilidade,…

Última Hora

Covid-19: Região Centro regista a maior taxa de mortalidade

A região Centro do país continua a registar a maior taxa de mortalidade do país por Covid-19, de acordo com o último balanço divulgado pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), no

Última Hora

“Sonho” da Taça de Portugal terminou para FCOH

O “sonho” da Taça de Portugal terminou, ontem, para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), depois de ter sido derrotado nas grandes penalidades pelo Lusitano Futebol Clube Vildemoinhos.