ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”
18 Maio, 2019 864 visualizações

ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”

image_pdfimage_print

A ARCIAL e a empresa Quinta dos Jugais procederam ontem (sexta-feira) à entrega das primeiras 2300 jovens árvores distribuídas no âmbito da campanha “Sementes Solidárias”, iniciada pelas duas entidades no Natal de 2018.

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital, a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital e uma das maiores empresas deste concelho receberam, ao final da tarde, os 39 proprietários daquela freguesia que se voluntariaram para promover ações de reflorestação, tendo procedido à distribuição de 2300 carvalhos e sobreiros. O medronheiro, outra das árvores que suscita interesse, será distribuído numa fase posterior.


A campanha “Sementes Solidárias” germinou quando a IPSS oliveirense e a conhecida empresa do ramo alimentar se uniram para promover a reflorestação da área ardida no grande incêndio de outubro de 2017. Na venda de cabazes de natal realizada pela Quinta dos Jugais, os seus clientes tinham a opção de doar um euro destinado a ações de reflorestação promovidas pela ARCIAL, assumindo esta entidade o compromisso de plantar uma árvore por cada cabaz adquirido. Contas feitas, no final da ação, que decorrerá ao longo de 2019, deverão estar plantadas 4000 árvores de espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, medronheiros e sobreiros.


As ações de reflorestação terão o envolvimento dos utentes da instituição – jovens e adultos com dificuldades intelectuais e incapacidade – os quais foram também responsáveis pelo processo de germinação e cuidado das sementes utilizadas no início do processo.


A campanha “Sementes Solidárias” vem na sequência do projeto desenvolvido pela ARCIAL ao longo de 2018, na sequência do primeiro prémio alcançado na 8.ª edição do concurso BPI Capacitar. Esta iniciativa visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, em situação de vulnerabilidade social. O prémio de 31500 euros permitiu à ARCIAL a implantação de uma estufa e a aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones, como o medronheiro, o sobreiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o pinheiro manso, que serão utilizadas em ações de reflorestação na região centro.


Por sua vez, a Quinta dos Jugais compromete-se com uma medida de responsabilidade social com enfoque ambiental, contribuindo ainda para a sensibilização e educação para a cidadania dos jovens com deficiência e incapacidade.

Anterior Equipas “Vida por Vida BV” promovem ação “Vamos falar sobre: cancro da pele a cancro nos testículos” (com vídeo)
Seguinte Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”

Notícias Relacionadas

Região

Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Mêda, deteve ontem, dia 26 de fevereiro, um homem de 83 anos, pelo crime de incêndio florestal, no concelho da

Região

Incêndios: Em Pedrógão mais de metade das casas estão reconstruídas. Em Oliveira do Hospital a adjudicação será na próxima semana

Das 265 casas de primeira habitação afetadas pelo grande incêndio de junho do ano passado, “mais de metade estão concluídas”. Na próxima semana vão ser adjudicadas as empreitadas para Oliveira

Informação

Sinistralidade: 3 detenções, 786 infrações e 78 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Uma colisão entre uma viatura ligeira e uma moto provocou hoje um morto em Gatões, Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Informação

Incêndios: Pampilhosa da Serra apoia reconstrução de segundas habitações

Um regulamento que viabiliza o apoio à reconstrução de segundas habitações de Pampilhosa da Serra, afetadas pelos incêndios de 2017, vai ser apresentado à Assembleia Municipal, na sexta-feira, após ter

Informação

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Sociedade

Nogueira do Cravo não realiza Carnaval devido aos incêndios

A freguesia de Nogueira do Cravo interrompe, este ano, a tradição carnavalesca que tinha sido recuperada em 2010 com a realização dos habituais desfiles em cada ano.

Informação

Intermarché  é ponto de venda do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova

O livro “Dia 15”, lançado pela Rádio Boa Nova no passado dia 19 de março, está disponível para compra, pelo valor de 10 Euros, na loja Intermarché na cidade de

Informação

Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelo falecimento de A. Correia Dias

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, na passada sexta-feira, dia 27 de dezembro, um voto de pesar pelo falecimento de António Correia Dias, destacado militante social-democrata,

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.

Sociedade

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Região

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …