ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar
12 Novembro, 2019 687 visualizações

ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar

image_pdfimage_print

A ARCIAL- Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi uma das 23 instituições de todo o país a ser contempladas com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2019.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 6 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e distinguiu com 30.500,00 Euros o projeto “Cozinhar para Reabilitar”, destinado à modernização de uma cozinha com equipamentos semi-industriais para oferecer formação nas áreas de padaria e pastelaria.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direcção da instituição adianta que o objetivo é aumentar a capacitação e a empregabilidade dos formandos que passam pelos cursos de Cozinha e Pastelaria da ARCIAL e alargar a capacidade de produção instalada, com vista a desenvolver um negócio social com produtos alimentares da região, nomeadamente os famosos biscoitos de canela e biscoitos de azeite, sobejamente conhecidos na cidade de Oliveira do Hospital no âmbito de iniciativas como a campanha “Dou Mais Tempo à Vida” ou o Mercadinho de Natal.

Para a implementação deste projeto, a ARCIAL prevê ainda a certificação dos seus produtos gastronómicos e o estabelecimento de um conjunto de parcerias com algumas das unidades comerciais e turísticas de referência da região que permitam a criação de uma rede de pontos de venda.

Foi a segunda vez que a ARCIAL foi distinguida no âmbito desta iniciativa. Em 2017, arrecadou mesmo o 1.º prémio com o projeto “Flores Ser”, destinado à implementação de uma estufa e à aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones certificadas – medronheiro, sobreiro, carvalho negral, carvalho alvarinho e pinheiro manso – destinadas a ações de reflorestação na área ardida dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Anualmente, a ARCIAL contribui para a ocupação, formação e integração socioprofissional de perto de duas centenas de cidadãos com um conjunto de atividades ocupacionais, terapêuticas e de formação desenvolvidas no âmbito das respostas sociais existentes na instituição – Formação Profissional, Centro de Atividades Ocupacionais, Unidades de Residências Autónomas e Centro de Recursos para a Inclusão.

O prémio BPI capacitar, criado em 2010, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade, através da implementação de projetos de inclusão social, sendo uma das iniciativas mais relevantes de responsabilidade social corporativa em Portugal.

Anterior Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 preocupada com obras na via
Seguinte Teatro “A Lã e a Neve” este sábado na Casa da Cultura de Seia

Notícias Relacionadas

Desporto

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Região

Independente Mário Loureiro recandidata-se pelo PS à Câmara de Tábua

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, vai recandidatar-se ao cargo pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

Cultura

As Catraias da Estrada Real do Piódão nos dias 6 e 7 de julho

A história e as estórias da aldeia de Piódão saem dos livros e do imaginário da comunidade e ganham vida nas ruas da aldeia no próximo fim-de-semana, dias 06 e

Última Hora

Santa Comba Dão: Jovem assassinado no Porto por ciúmes e paixão não correspondida

Miguel Ribeiro, natural de Santa Comba Dão, que ontem foi encontrado sem vida na Baixa do Porto, terá sido esfaqueado devido a ciúmes e uma paixão não correspondida.

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Última Hora

Praias do concelho vão ter “assistentes de praia” e bandeiras sinalizadoras de lotação

A regra é para todas as praias do país e as do concelho de Oliveira do Hospital não vão ser exceção. No início da época balnear, passa a existir a

Informação

Mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931

O mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931, com médias de temperaturas máximas e mínimas muito superiores ao normal, …

Informação

Mulher morreu atropelada em Viseu

Uma mulher de 64 anos morreu esta manhã vítima de um atropelamento junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu.

Politica

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Destaque

Covid-19: Mais 313 infetados e três mortes em Portugal

Portugal regista hoje, de acordo com o Boletim da Direção Geral da Saúde, mais três mortes por Covid-19, sendo agora o total de óbitos desde o início da pandemia de 1.579.

Última Hora

PJ deteve duas mulheres que queriam introduzir droga na prisão de Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretora do Centro, deteve duas mulheres que se preparavam para introduzir 200 doses de haxixe, esteroides anabolizantes injetáveis e seringas, no Estabelecimento Prisional de Coimbra,

Sociedade

Oliveira do Hospital conta com novo instrumento de apoio à população

Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é o novo dispositivo de articulação entre várias entidades, que irá assegurar o atendimento e acompanhamento social…