ARCIAL comemora 40º aniversário
13 Fevereiro, 2020 1273 visualizações

ARCIAL comemora 40º aniversário

image_pdfimage_print

A ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital completa amanhã, dia 14 de fevereiro, o seu 40.º aniversário.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direção da Arcial adianta que “a data que assinala a assinatura da escritura de constituição da associação será celebrada de uma forma simples, a partir das 15h00, com a degustação de um bolo pelos utentes e a divulgação de um vídeo comemorativo, numa cerimónia para que estão convidados todos os presidentes das direções que conduziram a vida da instituição ao longo das últimas quatro décadas”.

A sinalização da efeméride, no entanto, irá prolongar-se ao longo de todo o ano de 2020, com um plano de comemorações que pretende destacar e relembrar as atividades e respostas que a ARCIAL vem desenvolvendo desde 1980 e mostrar a forma como se quer projetar no futuro.

Para outubro de 2020, está prevista a realização de uma gala festiva, já que será nesse mês que se completam 40 anos do início das atividades da instituição. Até lá, a data será assinalada de diversas formas. Em maio será inaugurada a exposição “40 anos da ARCIAL”, um repositório de objetos, fotografias, notícias e trajes colecionados desde 1980, e logo no mês seguinte a participação da ARCIAL nas Marchas Populares de Oliveira do Hospital terá como mote a efeméride. E no último trimestre do ano serão organizadas as primeiras Jornadas da Formação Profissional para pessoas com deficiência, uma área em que a ARCIAL se tem especializado ao longo dos anos, assegurando o funcionamento contínuo de cursos destinados a este público.

Outras iniciativas a decorrer até dezembro incluem a atualização da identidade visual da associação através da reformulação do logótipo, o início de uma colaboração com a Rádio Boa Nova que assegurará a dinamização de uma rúbrica regular de divulgação de atividades desenvolvidas e de reflexão sobre a problemática dos cidadãos inadaptados, e o lançamento da primeira pedra do Centro de Formação a erguer no pólo II da instituição, uma quinta situada junto ao casco urbano de Oliveira do Hospital.

A ARCIAL nasceu como associação destinada ao acompanhamento e educação de crianças com deficiência, mas foi adaptando os seus objetivos e atuação de forma a manter-se em linha com as mutações dos paradigmas e dos princípios da inclusão social surgidos nos últimos 40 anos.

Atualmente assegura quatro respostas sociais de que beneficiam cerca de 150 clientes – Centro de Atividades Ocupacionais; cursos de Formação Profissional nas áreas da jardinagem, cozinha e apoio à família; Residências Autónomas; e Centro de Recursos para a Inclusão, que serve os agrupamentos de escolas de Oliveira do Hospital e Tábua. Tem também a perspetiva de vir a albergar uma Unidade Socio Ocupacional destinada a cidadãos com doença mental, tendo já submetido a respetiva candidatura à tutela. Tutela ainda a ARCIAL Serviços, empresa que desempenha tarefas nas áreas da jardinagem, limpezas e lavagem e engomagem de roupa. Entre outros, enquadra dois projetos que promovem a inclusão através do desporto e da cultura – a Academia de Desporto Inadaptado ARCIAL, com equipas de ParaHóquei, futsal e atletismo; e o grupo de cantares “um cantAR espeCIAL”.

A entrar na “ternura dos quarenta” e em Dia de S. Valentim, a ARCIAL continua a querer assumir-se como “uma instituição de afetos, com enfoque nos cidadãos mais desfavorecidos do ponto de vista intelectual ou com inadaptações na sua inserção social”.

Anterior Incêndios: Projeto Fénix proporciona formação em Primeiros Socorros Psicológicos em Oliveira do Hospital
Seguinte “Os Verdes” voltam a questionar o Governo sobre poluição no Rio Cobral

Notícias Relacionadas

Informação

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza este sábado, dia 2 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de

Sociedade

BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

O Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, deslocou-se, no passado dia 8 de fevereiro, ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG),…

Programas

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Última Hora

Foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira

  Esta tarde foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira. Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas esteve presente, assim como as queijeiras do concelho

Região

Guarda: Incêndio urbano atinge três habitações e desaloja nove pessoas

Um incêndio urbano que atingiu três habitações construídas em banda desalojou hoje nove pessoas, incluindo quatro crianças, na cidade da Guarda.

Região

Grupo de cidadãos insiste na contestação às minas de lítio no interior

Um grupo de cidadãos de “defesa do interior” admitiu que o Governo recuou na concessão das minas de lítio, mas afirmou que importa manter a contestação às eventuais explorações nesta

Informação

Mês de maio inicia com temperaturas elevadas

O mês de maio iniciou, ontem, com tempo quente que se deverá manter no próximos dias. Hoje, os termómetros vão chegar aos 31ºC em algumas regiões,

Informação

Presidente da CIM da Região de Coimbra remete para o Governo responsabilidades na Proteção Civil

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC), José Carlos Alexandrino, disse que os autarcas não podem assumir responsabilidades …

Informação

Guarda: Homem detido por violência física e psicológica sobre a mãe

A GNR deteve um homem de 49 anos, no concelho da Guarda, por violência doméstica, que é suspeito de exercer violência física e psicológica sobre a sua mãe, de 70

Informação

Viseu: Feira de São Mateus arranca a 8 de agosto e conta com várias novidades

Novas esplanadas dos pavilhões das farturas, uma roda gigante de 30 metros e luz decorativa que homenageia a gastronomia beirã são algumas das novidades da 627.ª Feira de São Mateus

Última Hora

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

Última Hora

Região: GNR apreendeu 38 aves capturadas ilegalmente

O Comando Territorial de Coimbra da GNR , através do Núcleo de Proteção Ambiental de Cantanhede, detetou, no dia 10 de novembro, …