ARCIAL comemora 40º aniversário
13 Fevereiro, 2020 346 visualizações

ARCIAL comemora 40º aniversário

image_pdfimage_print

A ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital completa amanhã, dia 14 de fevereiro, o seu 40.º aniversário.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direção da Arcial adianta que “a data que assinala a assinatura da escritura de constituição da associação será celebrada de uma forma simples, a partir das 15h00, com a degustação de um bolo pelos utentes e a divulgação de um vídeo comemorativo, numa cerimónia para que estão convidados todos os presidentes das direções que conduziram a vida da instituição ao longo das últimas quatro décadas”.

A sinalização da efeméride, no entanto, irá prolongar-se ao longo de todo o ano de 2020, com um plano de comemorações que pretende destacar e relembrar as atividades e respostas que a ARCIAL vem desenvolvendo desde 1980 e mostrar a forma como se quer projetar no futuro.

Para outubro de 2020, está prevista a realização de uma gala festiva, já que será nesse mês que se completam 40 anos do início das atividades da instituição. Até lá, a data será assinalada de diversas formas. Em maio será inaugurada a exposição “40 anos da ARCIAL”, um repositório de objetos, fotografias, notícias e trajes colecionados desde 1980, e logo no mês seguinte a participação da ARCIAL nas Marchas Populares de Oliveira do Hospital terá como mote a efeméride. E no último trimestre do ano serão organizadas as primeiras Jornadas da Formação Profissional para pessoas com deficiência, uma área em que a ARCIAL se tem especializado ao longo dos anos, assegurando o funcionamento contínuo de cursos destinados a este público.

Outras iniciativas a decorrer até dezembro incluem a atualização da identidade visual da associação através da reformulação do logótipo, o início de uma colaboração com a Rádio Boa Nova que assegurará a dinamização de uma rúbrica regular de divulgação de atividades desenvolvidas e de reflexão sobre a problemática dos cidadãos inadaptados, e o lançamento da primeira pedra do Centro de Formação a erguer no pólo II da instituição, uma quinta situada junto ao casco urbano de Oliveira do Hospital.

A ARCIAL nasceu como associação destinada ao acompanhamento e educação de crianças com deficiência, mas foi adaptando os seus objetivos e atuação de forma a manter-se em linha com as mutações dos paradigmas e dos princípios da inclusão social surgidos nos últimos 40 anos.

Atualmente assegura quatro respostas sociais de que beneficiam cerca de 150 clientes – Centro de Atividades Ocupacionais; cursos de Formação Profissional nas áreas da jardinagem, cozinha e apoio à família; Residências Autónomas; e Centro de Recursos para a Inclusão, que serve os agrupamentos de escolas de Oliveira do Hospital e Tábua. Tem também a perspetiva de vir a albergar uma Unidade Socio Ocupacional destinada a cidadãos com doença mental, tendo já submetido a respetiva candidatura à tutela. Tutela ainda a ARCIAL Serviços, empresa que desempenha tarefas nas áreas da jardinagem, limpezas e lavagem e engomagem de roupa. Entre outros, enquadra dois projetos que promovem a inclusão através do desporto e da cultura – a Academia de Desporto Inadaptado ARCIAL, com equipas de ParaHóquei, futsal e atletismo; e o grupo de cantares “um cantAR espeCIAL”.

A entrar na “ternura dos quarenta” e em Dia de S. Valentim, a ARCIAL continua a querer assumir-se como “uma instituição de afetos, com enfoque nos cidadãos mais desfavorecidos do ponto de vista intelectual ou com inadaptações na sua inserção social”.

Anterior Incêndios: Projeto Fénix proporciona formação em Primeiros Socorros Psicológicos em Oliveira do Hospital
Seguinte “Os Verdes” voltam a questionar o Governo sobre poluição no Rio Cobral

Notícias Relacionadas

Última Hora

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa

Última Hora

Instituto Politécnico da Guarda acolhe Conferência de Comunicação e Relações Públicas

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe, nos dias 18 e 19 de dezembro, a I Conferência de Comunicação e Relações Públicas.

Última Hora

Oliveira do Hospital agradece “esforço de renascimento” em almoço com mil pessoas na Festa do Queijo

A Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que se realiza nos próximos dias 10 e 11 de março, foi hoje apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa,…

Informação

Programa “Férias + Solidárias” envolveu mais de duzentos jovens

O programa “Férias + Solidárias” envolveu mais de duas centenas de jovens residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Mais de três toneladas de sardinhas apreendidas na lota de Aveiro

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na lota de Aveiro mais de três toneladas de sardinha que tinham sido pescadas acima do limite diário de captura imposto às

Última Hora

Falso alarme gerou pânico total na cidade de Oliveira do Hospital

Um falso alarme em torno da possibilidade de rebentamento da unidade industrial Sonae localizada na Catraia de S. Paio,…

Última Hora

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Última Hora

Festival “Origens” recria tradições em Travanca de Lagos

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Maio,

Destaque

Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Um despiste provocou, ao início desta tarde, dois feridos, no sentido Oliveira do Hospital – Catraia de S. Paio, junto à conhecida zona da Lameira.

Região

Município de Arganil distinguido por pagar a tempo e horas aos seus fornecedores

O Município de Arganil foi reconhecido com o Diploma Compromisso Pagamento Pontual pelo quinto ano consecutivo, pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores),…

Região

Incêndio em Oliveira do Hospital (Quintas de S. Pedro), está praticamente resolvido.

Foi graças à pronta intervenção dos bombeiros e de 3 meios aéreos (helicópteros), que o fogo que deflagrou junto às Quinta de S. Pedro em Oliveira do Hospital no início desta

Última Hora

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que