Apoios aos rendimentos e limpeza da floresta em destaque em colóquio promovido pela Cooperativa da Beira Central
2 Março, 2018 1645 visualizações

Apoios aos rendimentos e limpeza da floresta em destaque em colóquio promovido pela Cooperativa da Beira Central

image_pdfimage_print

Os apoios aos rendimentos na agricultura estiveram hoje em debate no Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, no âmbito de um colóquio promovido…

… pela Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central e que contou com esclarecimentos de técnicos da Confragri.

Num território fortemente afetado pelo incêndio, o facto de agricultores e produtores florestais poderem efetivar as habituais candidaturas de pedido único foi uma das principais mensagens transmitidas aos associados da Cooperativa, com destaque também para os processos em torno dos apoios simplificados e candidaturas comunitárias destinadas à recuperação no pós incêndio.

Ainda no âmbito da iniciativa, destaque para os esclarecimentos em torno da limpeza dos terrenos em volta das casas e aglomerados populacionais. Teresa Dias, Vereadora das Florestas no Município de Oliveira do Hospital explicou que os proprietários têm até 15 de março para proceder à limpeza de terreno (mato e silvas), numa faixa de 50 metros à volta de casas isoladas, e remoção de árvores florestais (com exceção das árvores de fruto e de jardim) num espaço de cinco metros das casas.  “Num raio de 50 metros, se existirem pinheiros bravos e eucaliptos a distância entre eles deve ser de 10 metros. Se forem outras árvores a distância é de quatro metros”, explicou a responsável, que entre outros esclarecimentos adiantou que até 30 de abril devem ser limpas faixas de 100 metros em volta dos aglomerados urbanos, de 10 metros das estradas municipais, devendo ainda os proprietários remover as árvores ardidas junto à estrada numa faixa de 25 metros.

“Em Oliveira do Hospital, a ação será sobretudo de remoção de árvores queimadas”, referiu Teresa Dias, verificando que a maior preocupação entre os oliveirenses tem a ver com o depósito das árvores ardidas e os preços praticados.

Anterior Calendário desportivo de fim-de-semana
Seguinte "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Última Hora

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Última Hora

Coimbra: Jovem apanhado em flagrante a assaltar casa

Um jovem de 18 anos foi detido, no sábado à noite, quando assaltava uma residência na Rua da Figueira da Foz, em Coimbra.

Região

André Gaspar com desfecho inglório em Poiares

O Rali de Poiares Caxamar recebeu a estreia ao volante de André Gaspar, aos comandos do BMW da ActionRacing.

Última Hora

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Última Hora

Aluimento obriga a corte da A14. Ponte militar na EN 111 é a solução imediata

A A14 está cortada devido a um aluimento da via, ocorrido no sábado à tarde ao quilómetro nove, perto de Maiorca, Figueira da Foz. A reparação vai demorar entre seis

Última Hora

Mulher morre atropelada por trator em Santa Maria da Feira

Uma mulher de 69 anos morreu hoje ao ser atropelada por um trator em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, informou fonte do Comando Distrital de Operações de

Última Hora

Fibra Óptica chega a Oliveira do Hospital, mas está longe de servir todo o concelho

A Meo está a proceder à instalação de uma rede de fibra ótica no concelho de Oliveira do Hospital, ficando limitada numa primeira fase à cidade e freguesias limítrofes, num

Informação

PJ da Guarda deteve suspeito de abuso sexual de menor e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente indiciado “pela prática de vários crimes de abuso sexual de criança…

Região

Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de

Última Hora

Oliveira do Hospital aposta em Natal “simples” dedicado “às crianças e ao comércio local” (com vídeo)

O Largo Encantado abriu hoje, dia 16, as suas portas no centro da cidade de Oliveira do Hospital. O Comboio de Natal também iniciou o seu périplo pela cidade oliveirense,

Última Hora

1400 figurantes dão vida ao desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com áudio)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 9 de fevereiro, o Desfile de Carnaval 2018, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Última Hora

Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

São oito os projetos candidatos ao concurso para a criação do Memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio de outubro, em Oliveira do Hospital.