Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça
18 Setembro, 2017 754 visualizações

Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça

image_pdfimage_print

Antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) que vivem na Urgeiriça, no concelho de Nelas, realizam na terça-feira à noite …

… uma vigília em protesto pela falta de recuperação de casas alegadamente afetadas pela radioatividade.

 

Numa moção, os antigos trabalhadores da ENU – que durante décadas foi responsável pela exploração das minas de urânio em Portugal – referem que são “evidentes os perigos da exposição aos valores de radão a que determinados moradores da Urgeiriça estão expostos”, por terem “comprado a sua habitação à ENU/Estado”.

Uma vez que está “por realizar a leitura radiológica para assim os moradores ficarem a saber quais os níveis de radiação que as suas casas podem conter” e que foi dado um prazo, já ultrapassado, “para que os trabalhos, quer de recuperação, quer de medição, se iniciassem”, decidiram realizar uma vigília.

Para os moradores, está em causa um crime, “tendo em conta que são conhecidos pela EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro) e pelo Governo os riscos” para a saúde a que estão sujeitos.

Os moradores que são antigos trabalhadores da ENU querem “que sejam de imediato iniciados os trabalhos de recuperação das casas já referenciadas” e “que se inicie de imediato a leitura de radiação das casas que ainda não foram analisadas”.

Como estas reivindicações não foram, “de imediato”, atendidas, a Associação dos ex-trabalhadores das Minas de Urânio vai apresentar, “em nome dos moradores da Urgeiriça, uma queixa-crime junto do Procurador da República e do Tribunal dos Direito Humanos”, acrescentam.

A vigília realiza-se junto às antigas instalações da ENU.

lusa.pt

Anterior Festival das Sopas resultou em mais um sucesso em Santa Ovaia
Seguinte Rádio Boa Nova entrevista os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Candidato do PSD recusa participar

Notícias Relacionadas

Última Hora

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje, em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Informação

Coimbra: PSP detém burlão que dizia ser funcionário bancário

A PSP deteve um homem de 45 anos, na manhã da passada quarta-feira, na zona da Solum, em Coimbra, por este ser suspeito de várias burlas a idosos.

Última Hora

Morreu a mulher de Ervedal da Beira que sofreu queimaduras graves no incêndio de 15 de outubro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, esta manhã, um voto de pesar pelo falecimento de Bernarda Matias. A mulher com 66 anos, funcionária da Junta de Freguesia …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital conquista galardão ECOXXI 2016

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente premiado com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Última Hora

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..

Última Hora

CIM Região de Coimbra promove 1º Congresso de Adaptação às Alterações Climáticas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra executou recentemente um Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas,…

Região

A Viagem’ de Filipa Francisco chega amanhã a Miranda do Corvo

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo ‘A Viagem’, da coreógrafa Filipa Francisco com a participação do Rancho Etnográfico Flores das Cortes, …

Última Hora

Nelas: Primeiro Ministro inaugurou loja do cidadão

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou hoje a Loja do Cidadão de Nelas e garantiu que, no final desta legislatura, …

Última Hora

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Esta terça-feira, dia 30 de janeiro, entre as 13h10 e as 14h00, é emitido o 15.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Uma pessoa morreu, hoje, num incêndio num edifício desabitado em Montemor-o-Velho.

Região

Região: GNR resgatou cães que foram colocados no caixote do lixo

A GNR resgatou cinco cães recém-nascidos que se encontravam colocados num contentor de lixo, na localidade de Teixoso, no concelho da Covilhã, esta quarta-feira.

Sociedade

“Esta noite ficará sempre nas nossas memórias porque todos vivemos um inferno”

No dia em que se assinalou um ano após a tragédia que assolou o concelho de Oliveira do Hospital, decorreu ontem, nos Paços do Concelho, uma sessão evocativa em memória