ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”
18 Dezembro, 2017 2085 visualizações

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

image_pdfimage_print

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região demarcada…

…da Serra da Estrela tenham morrido cerca de 8500 ovinos de raça autóctone. Para evitar a extinção da ovelha Serra da Estrela, a Associação avançou com um Centro de Recria nas suas instalações.

A situação anterior ao incêndio de 15 de outubro já era preocupante, devido ao desinvestimento no setor. Manuel Marques, presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) dá o exemplo dos dois centros de recria que existiam em Gouveia e em Tondela e que foram desativados por anteriores governos, criando “algumas dificuldades na compra da raça autóctone e produção de leite Serra da Estrela”. “Em pouco mais de 10 anos perdemos talvez mais de 50 mil animais”, refere Manuel Marques, estimando que, até ao último verão, o efetivo rondasse os 80 mil animais em toda a região Demarcada da Serra da Estrela. Mas, se o efetivo animal já dava sinais de quebra, a situação agravou-se com os incêndios de outubro que causaram a morte de cerca de 8500 ovelhas Serra da Estrela (Bordaleira e Churra Mondegueira). Só no concelho de Oliveira do Hospital morreram cerca de cinco mil animais. A perda dos animais põe em risco a produção do leite Serra da Estrela e do Queijo com o seu nome. “É preciso haver raças autóctones”, alerta o dirigente.


Para inverter a tendência de perda de animais, a ANCOSE avançou com um centro de recria de borregas Serra da Estrela, que passa pela compra de borregas, com idade entre “um mês e meio e dois meses”, pelo valor de “70 Euros” junto de pastores “com ovelhas inscritas no livro genealógico”. Após a compra, as borregas iniciam um percurso de cerca de quatro meses na Ancose, para depois serem oferecidas aos pastores que perderam os seus animais no incêndio. “As borreguinhas semi-adultas vão chegar às mãos de quem perdeu os animais para repovoar os rebanhos”, explica Manuel Marques. Entende o dirigente que “a ANCOSE tem o dever de não deixar extinguir a raça bordaleira”.

Na fase inicial deste projeto que consiste na oferta de borregas aos pastores, a ANCOSE faz um investimento na ordem dos 28 mil Euros. O Centro de Recria é um projeto para continuar no seio da Associação, sendo que numa fase posterior, os animais passarão a ser vendidos aos pastores que deles necessitem.

A ANCOSE assumiu nos pós incêndios de outubro um papel fundamental na distribuição de alimentação animal a todos os criadores de ovinos Serra da Estrela e outros animais, num trabalho de articulação com as autarquias e o governo.

Anterior Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo
Seguinte Ténis de Mesa: Atleta do CCPOH venceu IV Circuito Municipal de Tábua

Notícias Relacionadas

Última Hora

Futebolistas do distrito de Coimbra em situação irregular forçados a abandonar o país

Coimbra foi um dos distritos onde o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fez investigações a clubes e associações desportivas, que culminaram na identificação de 47 jogadores em situação irregular

Educação

Adeptoliva aprovou orçamento e plano de anual de atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Última Hora

Universidade Senior de Nelas estreia web rádio

O dia 30 de junho vai ficar na história da Universidade Sénior de Nelas com o início de emissão da Web Rádio deste projecto educativo e social…

Última Hora

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Informação

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Alexandrino pede ajuda do Governo para travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas zonas afetadas pelos incêndios

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, pede a ajuda do Governo para que, todos juntos, possamos travar o fenómeno da regeneração natural do eucalipto nas

Informação

José Freitas e Marco Vilas Boas à partida do Rali de Portugal Clássicos Desportivos

Inserido no programa do Vodafone Rallye de Portugal, os Clássicos Desportivos vão, como habitualmente disputar …

Região

ASAE apreende 200 queijos e 18 mil rótulos por usurpação da Denominação Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, desencadeou uma investigação sobre usurpação de denominação de origem protegida em queijos

Cultura

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Última Hora

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Região

Distrito: 714 infrações, 70 acidentes e um morto na última semana

A última semana,de 19 a 25 de novembro, fica marcada pela ocorrência de 70 acidentes, de que resultou uma vítima mortal. Os dados são do Comando Territorial de Coimbra da

Informação

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem