ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)
13 Novembro, 2019 984 visualizações

ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) prepara-se para entregar mais 85 borregas Serra da Estrela a criadores…

… que perderam animais no grande incêndio de 15 de outubro de 2017.


Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas”, Manuel Marques, presidente da Direção da Ancose referiu que até ao momento o Centro de Recria, cujo arranque foi acelerado pelos incêndios, já procedeu à entrega de cerca de 900 animais, sendo que o objetivo é chegar aos 1200, número de animais que pereceram no incêndio. Para o efeito contou com o apoio do Ministério da Agricultura e várias entidades parceiras.

Esta manhã, Manuel Marques, lembrou que os estatutos da ANCOSE se centram na defesa da raça bordaleira e no incentivo aos seus associados para adesão ao programa de contraste leiteiro. Mostrou-se com esperança em relação ao futuro do setor, contando o exemplo de um jovem casal, com idade na casa dos 20 anos, que se dirigiu à ANCOSE com o objetivo de avançar com um projeto para “integrar os pastores da Serra da Estrela” com um efetivo entre 100 a 150 ovelhas. “Para mim foi uma alegria”, comentou Manuel Marques

A esta altura, na região demarcada da Serra da Estrela, contam-se cerca de 70 mil animais. “Já foram 120 mil”, recorda o dirigente, lamentando que daquele número apenas cerca de um terço dos criadores façam o contraste leiteiro. Manuel Marques agradece por isso, às queijarias que exigem aos seus fornecedores de leite Serra da Estrela uma declaração emitida pela ANCOSE, que garanta que o leite é proveniente de rebanhos inseridos no programa de contraste leiteiro e no livro genealógico. Esta é uma medida positiva, já que desta forma o leite proveniente da Ovelha Serra da Estrela “é pago de forma diferente daquele que é pago pelas indústrias, rondando 1,30 Euros”. “Não direi que compensa, mas já ajuda”, referiu Manuel Marques na Rádio Boa Nova, notando que esta foi uma situação “que se alterou “há dois, três anos”.

Anterior Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019”
Seguinte Região: GNR apreendeu 38 aves capturadas ilegalmente

Notícias Relacionadas

Sociedade

Covid-19: Portugal regista mais 4 mortos e 266 infetados

O boletim epidemiológico desta segunda-feira relativa à pandemia da Covid-19  revela que o novo coronavírus já matou 1568 pessoas em Portugal e infetou 41.912. 

Última Hora

Festa do Queijo Serra da Estrela condiciona trânsito em Oliveira do Hospital

Em consequência da realização da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, o Município de Oliveira do Hospital informa que está condicionado, até ao dia 18 de

Última Hora

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Última Hora

País: GNR regista mais de 1.800 infrações no transporte de mercadorias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou entre 18 e 24 de novembro mais de 1.800 infrações relacionadas com o transporte de mercadorias, 247 das quais devido a excesso de peso,

Informação

94 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de dezembro, o comando territorial da GNR, registou a ocorrência de 94 acidentes, dos quais resultaram um morto, …

Última Hora

Celorico da Beira: Homem que estava desaparecido encontrado sem vida

O homem que estava desaparecido desde segunda-feira na localidade de Maçal do Chão, no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, foi encontrado hoje sem vida.

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Informação

Região: Pai atropela filho de dois anos a fazer manobra

Um pai atropelou o filho, com cerca de dois anos, no dia de Natal, em Ribeira de Frades, uma localidade do concelho e distrito de Coimbra. Tudo ocorreu quando…

Região

Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde, numa zona de mato no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido por sete meios aéreos e mais de 100 bombeiros.

Informação

Quatro distritos do Norte sob aviso amarelo devido à chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje o aviso amarelo de chuva por vezes forte e persistente…

Informação

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Informação

Penacova: Comissão de Utentes do Centro de Saúde exige mais médicos de família

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Penacova vai organizar uma conferência de imprensa junto ao Centro de Saúde de Penacova, amanhã, 5 de março, pelas 11h30 horas,