Ana Abrunhosa garante que Linha da Beira Alta retoma ligações do Intercidades “em breve”
4 Junho, 2020 382 visualizações

Ana Abrunhosa garante que Linha da Beira Alta retoma ligações do Intercidades “em breve”

image_pdfimage_print

A ministra da Coesão Territorial assegurou que a Linha de Beira Alta vai voltar a funcionar em pleno “muito em breve”. A garantia foi dada após a notícia de que a CP suprimiu três ligações do comboio intercidades… 

…na linha que passa por vários concelhos do distrito de Viseu.

À margem de uma visita feita na capital da região, Ana Abrunhosa disse que contactou o Ministério das Infraestruturas e Habitação e que “o que foi garantido é que durante uma fase transitória esse serviço foi suspenso e será retomado”.

Antes destas últimas declarações, já os autarcas de Mangualde e Nelas tinham-se mostrado contra a decisão da CP de suprimir três ligações do comboio intercidades da Linha da Beira Alta. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Mangualde, Elísio Oliveira, dizia esperar que esta suspensão não seja definitiva.

O autarca sublinhou ainda que Mangualde tem uma estação ferroviária “de referência histórica” e que a mesma constitui como “expressão maior de valor do nosso território”.

Já o homólogo de Nelas, Borges da Silva, também considerou que a supressão é um desrespeito pelo interior. “É muito prejudicial para a região, porque se vê que a prática está em contradição com o discurso de valorização do interior que tem sido adotado oficialmente”, lamentou.

“Quando se fala na mobilidade do país e em aumentá-la do litoral para o interior, a direção que se quer é para uma mobilidade, sobretudo suave e não poluidora, como a linha de caminho de ferro e a Linha da Beira Alta. Se esta é uma suspensão ou supressão, ninguém sabe bem porque acho que ninguém foi informado”, acrescentou.

A decisão da CP entrou em vigor na passada segunda-feira (1 de junho).

Com: Jornal do Centro

Anterior Todos os 60 meios aéreos estão disponíveis para os períodos mais críticos de incêndios
Seguinte Espanha reabre fronteiras com Portugal e França a partir de 22 de junho

Notícias Relacionadas

Última Hora

Bebés gémeas sofreram ferimentos ligeiros em atropelamento em Viseu

Duas bebés foram atropeladas, ontem,  em Viseu. De acordo com o Centro Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Viseu, (CDOS) as duas crianças foram atropeladas cerca das 19h30

Educação

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital realiza 4ª edição da Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza no próximo sábado, pelas 21 horas, na Casa da Cultura César Oliveira, a 4ª edição da Gala do Desporto.

Informação

Luís Lagos foi eleito presidente da distrital do CDS-PP

O oliveirense Luís lagos foi eleito, no dia 25 de maio, presidente da distrital do CDS-PP  de Coimbra. A Mesa do plenário distrital…

Destaque

Volta a Portugal: “Etapa da Solidariedade” vai terminar em Oliveira do Hospital

O Diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, que marcou presença no almoço solidário realizado no passado domingo em Oliveira do Hospital, anunciou a “etapa de solidariedade” a concretizar-se no

Região

Novo caso de idoso encontrado carbonizado após perder controlo de queimada

Um idoso de 81 anos de idade foi encontrado carbonizado pelos bombeiros numa queimada, na freguesia de Lobão, em Santa Maria da Feira.

Última Hora

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Informação

Faleceu Cassiano Alves Bandeira, fundador do Grupo Alves Bandeira. Era natural do concelho de Góis

Faleceu esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, aos 87 anos, Cassiano Alves Bandeira, fundador do Grupo Alves Bandeira.

Última Hora

Aqua Village Health Resort & Spa reabre a 19 de junho com a novidade de camas de rede suspensas sobre o rio

O Aqua Village Health Resort & Spa, considerado o melhor resort de água termais do mundo, reabre no próximo dia 19 de junho e conta com uma novidade: camas de

Informação

Aproveite a sexta-feira. Fim de semana chega com aguaceiros

O fim de semana vai se marcado por céu pouco nublado, períodos de chuva, em geral fraca, e descida da temperatura máxima de 04 a 06 graus Celsius na generalidade

Desporto

Bicicletas invadiram Penacova para Maratona BTT Rota da Lampreia

Centenas de bicicletas voltaram a tomar de assalto os trilhos penacovenses, em mais uma edição da Rota da Lampreia, desta feita no último dia do maior festival gastronómico do concelho

Informação

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.