Alvôco de Várzeas e Avô renovam “Bandeira Azul”. Praias fluviais terão “plano de contingência” (com áudio)
20 Maio, 2020 1020 visualizações

Alvôco de Várzeas e Avô renovam “Bandeira Azul”. Praias fluviais terão “plano de contingência” (com áudio)

image_pdfimage_print

As praias fluviais de Alvôco de Várzeas e de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vão voltar a hastear, este ano, a “Bandeira Azul”. O galardão, que é renovado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),…

… atesta que as praias cumprem os requisitos de qualidade ambiental, segurança e bem-estar.

Hoje, a ABAE divulgou as 360 praias (322 praias são costeiras e 28 são fluviais) que, no país, vão ostentar o galardão de “Bandeira Azul”. Da lista continuam a fazer parte as praias fluviais de Alvôco de Várzeas pelo 7º ano consecutivo, que é também bandeira de Ouro pela Quercus há três anos seguidos, e a praia fluvial de Avô, pelo segundo ano consecutivo.

A renovação do galardão de Bandeira Azul às duas praias fluviais dos concelho é para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, o “reconhecimento  de um trabalho que tem vindo a ser consolidado ano após ano”. De acordo com o responsável “o Município tem investido fortemente na análise e controlo das águas, em educação ambiental e melhoria das condições infraestruturais e dos equipamentos”. Destacou ainda o facto de a praia fluvial de Alvôco de Várzeas estar também associada à rede das Aldeias do Xisto e Rede das Aldeias de Montanha.

José Francisco Rolo, também vereador do pelouro do Turismo e do Ambiente do Município de Oliveira do Hospital, referiu à Rádio Boa Nova que a praia fluvial de Avô é “Bandeira Azul” pelo segundo ano consecutivo “em resultado da melhoria da qualidade da água balnear, investimento nas análises e investimento na praia fluvial”. “Anualmente o Município tem investido entre 50 a 70 mil euros em resultados das intempéries. É uma praia que tem exigido um grande investimento do Município de Oliveira do Hospital. Há três anos consecutivos foram ali investidos mais de 150 mil euros só para a reabilitar”, verificou o responsável.

Às praias com “ Bandeira Azul” juntam-se as praias fluviais de S. Sebastião da Feira e S. Gião que renovam o estatuto de praia acessível. José Francisco Rolo espera que daqui por poucos anos, com a melhoria da qualidade da água, seja possível a atribuição da Bandeira Azul.

Em tempo de Pandemia, José Francisco Rolo está certo de que as praias fluviais do concelho, sendo “certificadas atraem gente” e “não havendo uma vacina”, é preciso cumprir regras que estão a ser definidas no que respeita a “afastamentos e higienização”. Notou que para cada praia fluvial será necessário um “plano de contingência”.

Anterior Póvoa de S. Cosme retoma a normalidade "com cautela”. "Está tudo muito tranquilo, muito em paz"
Seguinte Temperaturas máximas acima do normal por cá. Podem chegar aos 35º

Notícias Relacionadas

Última Hora

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Última Hora

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Região

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Última Hora

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Última Hora

Câmara de Seia alerta população para alegada burla com análises de água

A Câmara de Seia alertou a população do concelho para a existência de pessoas que alegam que a água da rede “não se encontra em condições para consumo”, pretendendo vender

Nacional

Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra aceitou uma providência cautelar interposta pelo Movimento de Escolas com Ensino Público Contratualizado (MEPEC), que …

Última Hora

Mais de 10 mil doses de haxixe apreendidas em Viseu pela GNR

Seis homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 32 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana de Viseu nesta segunda-feira.

Informação

Hoje assinala-se o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Hoje, dia 18 de outubro, assinala-se o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, uma das mais graves violações de Direitos Humanos. “O XXI Governo….

Destaque

Tiveram hoje início os funerais das vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital. Número de mortes subiu para 12

O funeral de Pedro Neves, de 46 anos, em Nogueira do Cravo, marcou esta sexta-feira o início das cerimónias fúnebres das vítimas…

Região

“Esta EXPOH foi muito bem conseguida. Valeu a pena”

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital chegou ontem ao fim. O certame, que teve início no dia 21 de julho, fechou com casa cheia e um espetáculo

Região

Agricultores lesados dos incêndios exigem “ajudas justas” ao Governo

Vários agricultores atingidos pelos incêndios de 2017 manifestaram-se, hoje, em Góis e entregaram ao ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e ministro-adjunto, Pedro Siza Viera,…

Última Hora

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas da UNESCO

O Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Caldas da Rainha e Leiria como integrantes da rede mundial de Cidades Criativas.