Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião
11 Junho, 2018 2834 visualizações

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

image_pdfimage_print

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades inspiradas no misticismo e nas tradições rurais de uma Aldeia de Montanha da serra da Estrela.

A festa, de “caráter diferenciador assenta na harmonia entre a natureza e a autenticidade das tradições da aldeia”. A iniciativa integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, e atrai à aldeia, com pouco mais de 400 habitantes, milhares de visitantes.

A animação durante os dois dias de festa reúne as coletividades e habitantes locais, mostrando o que de melhor ali se faz e produz. Da gastronomia ao artesanato, mas também com recriações de músicas e danças pagãs (rufos e roncos, Yolanda Dance, Albaluna, Gondutigui), a Festa do Solstício invade a zona antiga da aldeia. Mas, o ponto alto da festa é a tradicional Caminhada do Lampião. Uma caminhada à luz da lua e de um Lampião.

Esta é uma caminhada que conta histórias e reaviva a memória de todos aqueles que, com a chegada do verão, assistiam ao ritual da rega dos campos durante a noite e à luz de um lampião. A abundância de água e de campos cultivados ao longo da ribeira de Alvoco obrigava a um procedimento comunitário e exímio que fixava os momentos de rega nos campos, designados de “giros da água”.

E é esta história que reúne a magia de momentos passados nas noites de verão em que se avistavam dezenas, ou até mesmo centenas, de lampiões acesos e dispersos pelos campos ao longo da ribeira, que inspirou os habitantes da aldeia na criação deste momento tão genuíno que é a Caminhada do Lampião. Este era o ritual que marcava a chegada do verão, que pela “dança” da luz transportava o momento para o imaginário coletivo.

 

Anterior Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves
Seguinte Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

Notícias Relacionadas

Última Hora

Maratona de Seia XCM vai apurar atleta para Red Bull

A Maratona de Seia XCM Aldeias de Montanha (2016), que acontece durante este fim-de-semana, com as competições a decorrer no dia 19 de junho, irá ser palco …

Informação

Cooperativa Beira Central comemora 53º aniversário a pensar nos agricultores afetados pelo incêndio

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, com sede em Oliveira do Hospital, comemora hoje o 53º aniversário. A data está a ser assinalada de modo particular no espaço de

Informação

Nacional: Sismo de 2.3 na escala de Richter sentido hoje perto de Mourão

Um sismo com magnitude 2.3 na escala de Richter foi, hoje, sentido perto de Mourão, no distrito de Évora, não havendo registo de danos pessoas ou materiais,…

Informação

Agentes de viagens espanhóis e portugueses reuniram-se no Centro de Portugal

Representantes de agências de viagens espanholas e portuguesas passaram três dias no Centro de Portugal, na 2.ª Cimeira Ibérica da Aliança das Agências de Viagens.

Última Hora

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.

Destaque

Acidente com veículo pesado provoca um ferido ligeiro no concelho de Oliveira do Hospital

Um acidente ocorrido ao início desta tarde, na Estrada Nacional 230, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, provocou um ferido ligeiro.

Região

Troféu “António Baptista” em Tábua e Oliveira do Hospital

Face ao recém desaparecimento do navegador de ralis António Baptista, a organização do Rally de Tábua e Oliveira do Hospital decidiu prestar uma homenagem na edição de 2019 da prova.

Última Hora

Descida da temperatura e nevoeiro nesta semana

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Na 15ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) regressou às vitórias em casa e a Associação Desportiva Nogueirense somou mais três

Última Hora

Monchique: Recuperação das 32 casas afetadas pelo fogo ronda os 2 milhões

O ministro do Ambiente estimou hoje que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique, no Algarve, não vai ultrapassar os dois milhões de euros, financiamento

Destaque

Greve dos motoristas de matérias perigosas provoca corrida aos postos de combustíveis

Desde o início da tarde que se assiste a uma corrida aos postos de combustíveis no concelho de Oliveira do Hospital, à semelhança do que se verifica por todo o

Última Hora

Programa “Palavras de Esperança” completou 1º aniversário (com vídeo)

O programa “Palavras de Esperança” da Rádio Boa Nova, com edição semanal completou hoje, dia 29 de novembro, o 1º aniversário.