Alunos participaram no programa “Escola Feliz”
10 Setembro, 2019 432 visualizações

Alunos participaram no programa “Escola Feliz”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital dinamizou, na primeira semana de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, …

… que tem como objetivo “consolidar aprendizagens e preparar os alunos, que foram acompanhados ao longo do ano letivo transato, para o regresso às aulas”.

“Desenvolvido desde 2012 por uma equipa multidisciplinar do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com diversas entidades, o programa distingue-se pelos resultados de sucesso e pela avaliação positiva dos participantes e dos seus encarregados de educação”, refere a autarquia em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Na semana anterior ao arranque de mais um ano letivo, “o programa envolveu 23 participantes, com idades entre os 6 e os 12 anos, que participaram em diversas atividades pedagógicas de desenvolvimento de competências como o raciocínio, a criatividade e a concentração, entre outras. Vários conteúdos foram trabalhados em contexto de sala de aula, como a matemática e o português, para recordar e reforçar as matérias aprendidas, mas houve também espaço para a participação noutras iniciativas com vista à aquisição de novos conhecimentos, como um jogo relacionado com o ambiente, e ainda de formação cívica através do encontro intergeracional com os idosos da Fundação Aurélio Amaro Dinis (FAAD) e do dia dedicado à família, em que contaram com a participação dos irmãos, que os ajudou a perceber que há vários tipos de família na sociedade”.

No último dia, passado em comunhão com a natureza no Parque do Mandanelho, enquanto uns descobriam os jogos tradicionais, outros faziam uma avaliação positiva dos últimos cinco dias em que participaram na edição 2019 do “Escola Feliz”.

“Uma semana muito boa” era a opinião unânime do Marco, 8 anos,  do Leonardo, 9 anos, do Pedro, 12 anos, e do Marcos de 11 anos, vestidos com a t-shirt que cada um deles pintou numa das atividades. “Fizemos trabalhos de matemática e também de português, em que tivemos de criar uma história”, explicavam, enquanto destacavam o “Dia da Família”, em que “convidámos os nossos irmãos e fizemos o jogo da teia para os apresentar aos nossos colegas” e os momentos partilhados no encontro intergeracional com os utentes idosos da FAAD.

De acordo estão também na certeza de que o regresso às aulas será feito de forma mais motivada, após esta semana, como explica o Leonardo. “O regresso à escola vai ser mais fácil, pelo menos para mim que vou mudar para uma escola maior com mais alunos e mais velhos do que eu”, explicou.

O programa “Escola Feliz” assume-se como “uma participação ativa e motivadora no processo educativo destas crianças, de modo a desvanecer a desmotivação, o desinteresse e a angústia que muitas delas trazem consigo no início de cada ano letivo, e em simultâneo possibilitar experiências que promovam, de forma lúdica, a consolidação dos conteúdos escolares, preparando para o regresso às aulas ao nível da aprendizagem e da adequação comportamental ao contexto de sala de aula”.

Anterior Homem de 73 anos detido por suspeita de abuso sexual de crianças
Seguinte Município de Oliveira do Hospital substitui-se a privados no corte de árvores ardidas na berma das estradas

Notícias Relacionadas

Cultura

Casa da Cultura César Oliveira com exposição de fotografia “Natureza Mágica”

A Casa da Cultura César Oliveira vai ser palco da exposição de fotografia “Natureza Mágica” da autoria de Pedro Ribeiro, que está a decorrer até 19 de janeiro.

Destaque

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Destaque

“Há Festa na Zona Histórica” arranca hoje em Oliveira do Hospital

A habitual festividade que marca os Santos Populares, designada “Há Festa na Zona Histórica”, arranca hoje em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Última Hora

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 protestam esta manhã, em Coimbra, para reclamarem mais apoios do Governo após os avultados prejuízos decorrentes daqueles fogos.

Destaque

Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal

Hoje, dia 19 de setembro, tem início o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2017 que se realizam no próximo dia 1 de outubro. A campanha termina

Desporto

Maratona Clube Vila Chã com boa prestação no Campeonato Nacional de estrada no Jamor

No passado dia 14 de janeiro, realizou-se o Campeonato Nacional de estrada no estádio do Jamor, em Lisboa. O Maratona Clube Vila Chã esteve representado por 10 atletas. 

Destaque

Centro Qualifica entregou 45 diplomas a “pessoas que tiveram coragem para se qualificar mais”

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) entregou, na tarde de ontem, 45 diplomas a candidatos certificados que terminaram os ciclos de estudos pretendidos, desde

Informação

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Última Hora

Fundação Inatel distinguiu 38 equipas de 11 concelhos na Gala do Desporto

A Fundação INATEL realizou uma Gala do Desporto que contou com a presença de clubes de todo o distrito, que participaram nos seus campeonatos ao longo dos últimos nove meses.

Informação

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

O Presidente da República disse, ontem, em Oliveira do Hospital que “mais que ficarmos presos à memória e ao passado”, importa “trabalhar no presente e exigir mais no futuro…

Desporto

Equipa de hóquei do Benfica desloca-se a Oliveira do Hospital para jogo solidário

A secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital está a organizar um jogo, de carácter solidário, frente ao S.L. Benfica, a decorrer no próximo dia 20