Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)
20 Setembro, 2019 1843 visualizações

Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)

image_pdfimage_print

O Jardim de Infância (JI) de Alvôco de Várzeas foi, esta manhã, o local escolhido pelo Município de Oliveira do hospital para assinalar o arranque do novo ano escolar.

No espaço que é frequentado por sete crianças, José Carlos Alexandrino disse que a sua vontade é “que este Jardim de Infância volte a ter 10, 15 ou 20 alunos”.

O ato foi simbólico, mas a mensagem foi clara e de defesa da manutenção dos jardins de infância e das escolas do 1º ciclo nas freguesias do concelho. “Houve uma lei de fecho das escolas com menos de 16 alunos e o que aconteceu foi que as aldeias ficaram muito abandonadas”, afirmou, esta manhã, o presidente do Município oliveirense. José Carlos Alexandrino assegurou que o seu executivo tem defendido as escolas do 1º ciclo e os Jardins de Infância, evitando que os alunos sejam deslocados “porque as aldeias quando têm alunos ainda têm vida, e quando deixam de ter há uma série de consequências”.

Na visita ao Jardim de Infância de Alvôco, onde se cantaram os parabéns à pequena Andreia pelo seu 4º aniversário, Alexandrino foi claro: “o que queremos é que este Jardim de Infância volte a ter 10, 15 ou 20 alunos”. A par dos números da perda de alunos no país, que nos últimos 10 anos, foi na ordem dos dois milhões, e que considerou “dramático”, o autarca deu conta de que Oliveira do Hospital a situação “tem-se mantido estável “. “Este foi o ano em que (o concelho) perdeu o menor número de alunos”, observou.

No caso do Jardim de Infância de Alvôco de Várzeas, o autarca destacou a boa parceria e apoio que tem sido dado pela Junta de Freguesia e pelo CERCAV, instituição que assegura o apoio social na freguesia.

O futuro Centro Escolar “terá as melhores condições”

Ao mesmo tempo que defende a manutenção dos JI e escolas do 1º ciclo nas freguesias mais afastadas da sede de concelho, Alexandrino prepara o arranque do novo centro escolar num investimento a rondar os cinco milhões de Euros e que ficará situado junto à Escola Secundária da cidade. “Já adquirimos os terrenos. É um projeto que é um sonho meu e da vereadora da Educação”, referiu o autarca, explicando que a atual EB1 será depois remodelada para acolher a ESTGOH. Para José Carlos Alexandrino trata-se de “um ganho em duas frentes”.

O futuro Centro Escolar, que implica alteração de vias, tem um investimento associado de cinco milhões de Euros e está referenciado no Pacto de Coesão da CIM da Região de Coimbra, não sendo ainda certo o seu montante do seu financiamento. Alexandrino disse hoje que espera levar a abertura da adjudicação da obra à primeira reunião pública do executivo do mês de outubro. “Estaremos muitos próximos de lançar a obra”, referiu.

Na opinião do autarca, o futuro centro escolar “terá as melhores condições. Pode não ser inaugurado no meu tempo. Mas vai ser uma realidade”.

“O ano escolar começou de forma calma, tranquila e organizada”

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, acompanhou o autarca na visita ao JI de Alvôco de Várzeas, onde fez um balanço positivo do início do novo ano escolar. “Começou de forma calma, tranquila e organizada”, referiu o responsável, notando, no caso concreto, que “o pré-escolar merece a atenção e dedicação” da direção do Agrupamento de Escolas”. Carvalheira sublinhou o “ensino de proximidade e de contacto com as populações”. “Esta é a escola pública que temos”, frisou, apreciando o trabalho de parceria com a Câmara Municipal e que “é importante mantermos”.


Esta manhã, Carlos Carvalheira referiu que, no novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas oliveirense conta com um total de 2231 alunos, distribuídos por 17 salas de Jardim de Infância, 37 salas do 1º Ciclo e 85 turmas.

Anterior AD Lagares: "A equipa está extremamente motivada para fazer uma grande época" (com vídeo)
Seguinte Idoso detido por suspeita de abusar sexualmente de mulher com deficiência

Notícias Relacionadas

Educação

Eptoliva aprova “maior Plano e Orçamento de sempre”

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou,…

Sociedade

Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Militares do Destacamento Territorial da Lousã detiveram, ontem, dia 20 de junho, dois indivíduos suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de uma fiscalização rodoviária, em Oliveira do Hospital.

Sociedade

Grupo de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para importância da “prevenção”

Hoje, dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro. A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou a campanha “Eu Sou, Eu Vou”…

Informação

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Última Hora

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão

Região

Prevenção de Incêndios Florestais e Resiliência dos Territórios do Interior em debate, em Arganil

“Quais as estratégias a implementar para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência dos territórios?” e “Como minimizar, efetivamente,…

Última Hora

Duas detenções em Seia por crime de lenocínio

Um homem de 45 anos e uma mulher de 42 foram, ontem, detidos por suspeita do crime de lenocínio em Seia, no distrito da Guarda, anunciou o Comando Territorial da

Última Hora

“Há Festa na Zona Histórica” arranca hoje em Oliveira do Hospital

A habitual festividade que marca os Santos Populares, designada “Há Festa na Zona Histórica”, arranca hoje em Oliveira do Hospital.

Informação

Confrontos com arma branca na Figueira da Foz provocaram um ferido grave

Três indivíduos do sexo masculino envolveram-se, na madrugada de ontem, em confrontos no Bairro Novo, zona de bares da Figueira da Foz, …

Destaque

“A aposta no empreendedorismo tem dado grande visibilidade à Eptoliva”

A Escola Profissional – Eptoliva esteve, ontem, em destaque na emissão da Rádio Boa Nova a partir da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Região

Viseu: Condutor detido com 2.57 g/l de álcool no sangue.

Um homem de 63 anos foi detido, esta segunda-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu, através da Esquadra de Trânsito, por condução de veículo automóvel sob efeito de

Informação

Sismo sentido entre Évora e Coimbra, mas sem vítimas ou danos materiais

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, ocorrido hoje, foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, mas sem causar vítimas ou danos materiais, segundo a