Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)
20 Setembro, 2019 1722 visualizações

Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)

image_pdfimage_print

O Jardim de Infância (JI) de Alvôco de Várzeas foi, esta manhã, o local escolhido pelo Município de Oliveira do hospital para assinalar o arranque do novo ano escolar.

No espaço que é frequentado por sete crianças, José Carlos Alexandrino disse que a sua vontade é “que este Jardim de Infância volte a ter 10, 15 ou 20 alunos”.

O ato foi simbólico, mas a mensagem foi clara e de defesa da manutenção dos jardins de infância e das escolas do 1º ciclo nas freguesias do concelho. “Houve uma lei de fecho das escolas com menos de 16 alunos e o que aconteceu foi que as aldeias ficaram muito abandonadas”, afirmou, esta manhã, o presidente do Município oliveirense. José Carlos Alexandrino assegurou que o seu executivo tem defendido as escolas do 1º ciclo e os Jardins de Infância, evitando que os alunos sejam deslocados “porque as aldeias quando têm alunos ainda têm vida, e quando deixam de ter há uma série de consequências”.

Na visita ao Jardim de Infância de Alvôco, onde se cantaram os parabéns à pequena Andreia pelo seu 4º aniversário, Alexandrino foi claro: “o que queremos é que este Jardim de Infância volte a ter 10, 15 ou 20 alunos”. A par dos números da perda de alunos no país, que nos últimos 10 anos, foi na ordem dos dois milhões, e que considerou “dramático”, o autarca deu conta de que Oliveira do Hospital a situação “tem-se mantido estável “. “Este foi o ano em que (o concelho) perdeu o menor número de alunos”, observou.

No caso do Jardim de Infância de Alvôco de Várzeas, o autarca destacou a boa parceria e apoio que tem sido dado pela Junta de Freguesia e pelo CERCAV, instituição que assegura o apoio social na freguesia.

O futuro Centro Escolar “terá as melhores condições”

Ao mesmo tempo que defende a manutenção dos JI e escolas do 1º ciclo nas freguesias mais afastadas da sede de concelho, Alexandrino prepara o arranque do novo centro escolar num investimento a rondar os cinco milhões de Euros e que ficará situado junto à Escola Secundária da cidade. “Já adquirimos os terrenos. É um projeto que é um sonho meu e da vereadora da Educação”, referiu o autarca, explicando que a atual EB1 será depois remodelada para acolher a ESTGOH. Para José Carlos Alexandrino trata-se de “um ganho em duas frentes”.

O futuro Centro Escolar, que implica alteração de vias, tem um investimento associado de cinco milhões de Euros e está referenciado no Pacto de Coesão da CIM da Região de Coimbra, não sendo ainda certo o seu montante do seu financiamento. Alexandrino disse hoje que espera levar a abertura da adjudicação da obra à primeira reunião pública do executivo do mês de outubro. “Estaremos muitos próximos de lançar a obra”, referiu.

Na opinião do autarca, o futuro centro escolar “terá as melhores condições. Pode não ser inaugurado no meu tempo. Mas vai ser uma realidade”.

“O ano escolar começou de forma calma, tranquila e organizada”

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, acompanhou o autarca na visita ao JI de Alvôco de Várzeas, onde fez um balanço positivo do início do novo ano escolar. “Começou de forma calma, tranquila e organizada”, referiu o responsável, notando, no caso concreto, que “o pré-escolar merece a atenção e dedicação” da direção do Agrupamento de Escolas”. Carvalheira sublinhou o “ensino de proximidade e de contacto com as populações”. “Esta é a escola pública que temos”, frisou, apreciando o trabalho de parceria com a Câmara Municipal e que “é importante mantermos”.


Esta manhã, Carlos Carvalheira referiu que, no novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas oliveirense conta com um total de 2231 alunos, distribuídos por 17 salas de Jardim de Infância, 37 salas do 1º Ciclo e 85 turmas.

Anterior AD Lagares: "A equipa está extremamente motivada para fazer uma grande época" (com vídeo)
Seguinte Idoso detido por suspeita de abusar sexualmente de mulher com deficiência

Notícias Relacionadas

Última Hora

Monchique: Proteção Civil admite “outras causas que não negligência”

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil admite que, na origem do incêndio que deflagrou no início do mês em Monchique, haja “outras causas que não a negligência

Última Hora

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Informação

Coberturas de amianto deverão ser retiradas da Escola de Oliveira do Hospital nas férias de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou que a substituição das coberturas com amianto na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai acontecer nas

Última Hora

“Ciclo pelas Igrejas” inicia amanhã na Igreja da Misericórdia em Galizes

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, está a promover vários concertos no âmbito da iniciativa “Ciclo pelas Igrejas”…

Desporto

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com

Região

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na

Última Hora

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Região

Incêndio em Leiria mobiliza 150 elementos e quatro meios aéreos

Um incêndio que deflagrou esta tarde em Vila Cã, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, envolve, nesta altura, a utilização de quatro meio aéreos e o destacamento de mais

Região

Tribunal de Contas reprova falta de controlo nas contas de Pedrógão

Auditoria demolidora deteta graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande.

Sociedade

Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro

O Conselho de Ministros aprovou hoje que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande sejam estendidas aos municípios afetados pelos fogos de 15 e 16 de

Informação

Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens foi apresentado em Penacova

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova apresentou, no dia 31 de outubro, o seu Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens

Sociedade

Doze distritos em aviso amarelo por causa do calor a partir de amanhã

Doze distritos vão estar sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor a partir de quarta-feira, uma situação que se deverá manter…