Alexandrino aprecia “coragem” de Ministra da Saúde para presidir a sessão comemorativa do Dia do Município
4 Outubro, 2019 1131 visualizações

Alexandrino aprecia “coragem” de Ministra da Saúde para presidir a sessão comemorativa do Dia do Município

image_pdfimage_print

José Carlos Alexandrino voltou, hoje, a considerar que a “saúde em Oliveira do Hospital está doente”. Em entrevista realizada, esta manhã, …

… na Rádio Boa Nova, o presidente do Município oliveirense apreciou a “coragem” de Marta Temido, ministra da Saúde, ao aceitar o convite que lhe dirigiu para presidir à sessão comemorativa do Dia do Município (7 de outubro), pelas 10h00.

Ontem à tarde, o gabinete de comunicação da autarquia oliveirense comunicou a presença de Marta Temido na comemoração do Dia do Município. Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal referiu na Rádio Boa Nova que a governante aceitou o convite que lhe dirigiu, na sequência de “um conjunto de reuniões de reivindicação justa em relação à saúde em Oliveira do Hospital”.

“O modelo que hoje temos instituído em Oliveira do Hospital não nos serve claramente”, referiu esta manhã o autarca, mostrando-se mais preocupado com o atendimento durante a semana entre as 08h00 as 20h00, considerando que no período noturno, fins de semana e feriados o serviço está assegurado pelo hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD). “Enquanto não resolvermos este problema não me calarei”, assegurou o autarca, que verifica que a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, não tem estado sensível com o problema de Oliveira do Hospital.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino disse já ter indicado à governante que não lhe importa o local onde venha a funcionar um verdadeiro serviço de urgências, constatando porém que, atualmente, “temos um melhor serviço de atendimento na FAAD do que tínhamos anteriormente”. O autarca tem conhecimento de pessoas que têm que se deslocar ao hospital de Coimbra pelos próprios meios, em situação de urgência, mas disse também ter conhecimento de casos de encaminhamento em ambulância, sendo os custos assumidos pela FAAD. “Não foi isso que foi combinado (com o ex ministro Adalberto Campos Fernandes) ”, notou o autarca.

“Penso que ela teve até muita coragem. Eu convidei-a para presidir à sessão solene e ela aceitou. Eu gosto de pessoas com coragem”

José Carlos Alexandrino assegurou que a Saúde continuará a ser “uma prioridade” e, por esse motivo, já realizou “mais de 10 reuniões com pessoas que têm responsabilidades”. “Senti sempre muita dificuldade em perceberem as nossas exigências”, referiu esta manhã o autarca que, pelo contrário, entende que, a esta altura e, depois de visitar o concelho no âmbito da sua candidatura pelo círculo eleitoral de Coimbra (cabeça de lista pelo PS), Marta Temida tem agora “outra sensibilidade” para com o que se passa em Oliveira do Hospital. “Penso que ela teve até muita coragem. Eu convidei-a para presidir à sessão solene e ela aceitou. Eu gosto de pessoas com coragem” , afirmou, notando que no dia 7 de outubro, certamente não  irá maltratar Marta Temida, por não ser seu hábito maltratar quem convida para o concelho, mas “claramente” que irá abordar o assunto .

Por ser muitas vezes apontado como responsável pelo estado da Saúde no concelho, o autarca oliveirense recordou hoje que não foi o próprio que acabou com o SAP, mas antes “alguns médios que se negaram a fazer noites”. “Não sou director do Centro de Saúde para saber se as consultas de intersusbtituição funcionam bem ou funcionam mal (…)tenho sido uma voz inconformada”, referiu, garantindo que a situação melhorou no que respeita a médicos de família no concelho. Informou que em breve as extensões de saúde de Seixo da Beira e Lagares da Beira passarão a contar com médico permanentemente.

Na entrevista realizada esta manhã, foram abordados outros temas como as obras em curso no concelho num montante de seis milhões de Euros, a abertura de procedimento concursal para a construção do Campus Educativo num investimento de cinco milhões de Euros, o atraso na requalificação e alargamento da Casa da Cultura, a recuperação do concelho após o grande incêndio, a “mágoa” pelo IC6 que está ainda em fase de projeto, entre outros. José Carlos Alexandrino centrou-se ainda no mérito dos melhores alunos que vão ser distinguidos e nos nomes e empresa que vão ser reconhecidos com medalhas de mérito municipal na próxima segunda feira, 7 de outubro.

Anterior Coimbra: Homem morre atropelado. Condutor pôs-se em fuga
Seguinte Voluntários Bankinter voltam a Pomares para cuidar de árvores plantadas

Notícias Relacionadas

Programas

Pedro Vaz recomenda “prevenção e sistema imunológico fortalecido” para fazer face a Covid-19 (com vídeo)

No habitual programa “Contributos para a Saúde. Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa”, o especialista Pedro Vaz centrou-se, esta manhã, no Coronavírus, agora apelidado de Covid-19.

Última Hora

Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra “Da Nossa Terra”

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 12 de agosto, …

Última Hora

Penela, Góis e Tábua recebem o ‘Teatro Mais Pequeno do Mundo’

‘O Teatro Mais Pequeno do Mundo’ é uma proposta do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ que tem como objetivo levar o teatro às pessoas de uma forma mais envolvente e

Região

Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

No primeiro ponto de situação realizado, esta manhã, pela Proteção Civil, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos que causam as “maiores preocupações”.

Última Hora

Escolas da Região de Coimbra recebem ações de cidadania digital 

No âmbito do projeto Realiza.te, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com o Centro CCTIC Softciências, irá promover ações de sensibilização de cidadania digital para alunos

Última Hora

Município de Arganil vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no dia 4 de maio, no Quartel de Bombeiros de Fornos de Algodres, o protocolo para a constituição de

Informação

Manuel Marques é candidato à Câmara Municipal de Nelas

Manuel Marques, vereador do CDS-PP na Câmara Municipal de Nelas, confirmou a sua intenção de ser candidato à presidência daquela autarquia,…

Informação

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Última Hora

UF de Souselas e Botão promove 6º Encontro das Coletividades

É já a partir de amanhã, 31 de maio, até ao dia 2 de junho, que se realiza o VI Encontro das Coletividades promovido pela União de Freguesias de Souselas

Região

PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O PCP vai realizar umas Jornadas de contactos nas zonas afetadas pelos grandes incêndios de Outubro de 2017. Delegações de dirigentes e deputados do PCP vão percorrer,…

Região

Produtores pecuários afetados pelos fogos isentos de pagar registo animal

Os produtores pecuários cujas explorações se situam nos concelhos afetados pelos incêndios ficam isentos de pagar os serviços relativos à identificação e registo animal,…

Nacional

A chuva está de regresso e sete distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte

A chuva está de regresso e o vento forte também se faz sentir. Os aguaceiros podem ser “acompanhados de trovoada”.