Alexandrino apela à reciclagem no dia em que inaugura “Compostor Comunitário”. Promete aplicar coimas a quem deposite resíduos em matas (com vídeo)
5 Junho, 2020 645 visualizações

Alexandrino apela à reciclagem no dia em que inaugura “Compostor Comunitário”. Promete aplicar coimas a quem deposite resíduos em matas (com vídeo)

image_pdfimage_print

A população de Oliveira do Hospital dispõe, desde hoje, Dia Mundial do Ambiente, de um compostor comunitário que possibilita a transformação das aparas domésticas em fertilizante. 

O compostor está localizado no Parque do Mandanelho, junto à porta lateral situada perto do Estádio Municipal.

A dar conta do caminho feito pelo Município na área do ambiente, o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, considerou que Oliveira do Hospital “ainda está longe de atingir os objetivos principais que queremos percorrer”. De modo particular, considerou que o Município deve ter “uma fiscalização mais atuante, no que respeita ao depósito de resíduos em qualquer sítio”. “Temos recebido denúncias de depósito de resíduos em matas. Devemos aplicar coimas a essas pessoas, porque há sítios onde podem colocar esses resíduos. Essas pessoas devem ser identificadas e aplicar coimas, para não voltarem a repetir”, referiu esta manhã o autarca, notando que o objetivo do Município é “fazer com que as gerações futuras tenham outra qualidade de vida e um ambiente saudável”. Chegou a considerar que o próprio Covid-19, “se não tivesse o número trágico de mortes” até  teve um papel importante na área do ambiente, “já que “nas grandes cidades, com muito trânsito, o ar melhorou”.

A “reciclagem” foi também apontada pelo presidente oliveirense, como uma área em que o concelho tem que “evoluir”. “Temos que fazer com que toda a gente faça essa separação”, defendeu esta manhã José Carlos Alexandrino, informando que a recolha de lixo indiferenciado representa um défice entre 100 a 120 mil Euros para o Município, que não é refletido na fatura dos munícipes. Informou que por cada tonelada de lixo, o Município paga 75 Euros, sendo que no lixo reciclado o custo é zero. “O meu propósito é que as pessoas façam reciclagem porque não é paga, porque produz verbas para o seu tratamento”, afirmou, considerando que as escolas têm um papel importante na educação ambiental.

A inauguração do compostor comunitário foi, esta manhã, uma “forma simbólica” de comemorar o Dia Mundial do Ambiente com a presença de alguns alunos da Eptoliva, Arcial e representante do Agrupamento de Escolas e dos Bombeiros. “Habitualmente celebraríamos com uma grande ação de reflorestação juntando toda a comunidade. Hoje estamos aqui, juntando vinte e poucas pessoas, fazendo por garantir o afastamento social, para dar conta de um equipamento que vai ajudar a comunidade neste passo a passo,  para melhorar o ambiente e ter atitudes de responsabilidade pelo ambiente”, afirmou o vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo.

Segundo explicou, o compostor comunitário resulta de um projeto feito pelo Município oliveirense ao fundo ambiental, que contempla “uma melhoria de tratamentos de resíduos no mercado municipal, permitiu a aquisição de uma viatura eléctrica, mais sustentável e permite ter este compostor comunitário para que os cidadãos possam colocar aparas da actividade doméstica, em que o fertilizante que resulta possa ser usado na adubagem e fertilização os espaços públicos”.

“Este é um pequeno projeto piloto demonstrativo da política de respeito pelo ambiente, de investimento da mudança de atitudes dos cidadãos”, reforçou José Francisco Rolo.

A comemoração do Dia Mundial do Ambiente ficou ainda marcada pela plantação de alguns medronheiros no Parque do Mandanelho.

Anterior Último maio foi o mais quente já registado no planeta
Seguinte Portugal regista mais 10 mortes e mais 377 infetados por Covid- 19

Notícias Relacionadas

Nacional

Morreu o primeiro profissional de saúde com Covid-19 em Portugal

Um médico de 68 anos morreu, ontem, no hospital de São José, em Lisboa, onde estava internado devido a uma infeção pelo novo coronavírus.

Informação

Mulher vítima de “roubo por esticão” em Oliveira do Hospital

Uma mulher, de 36 anos, foi vítima de “roubo por esticão” ontem à noite, pelas 22h00, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

Informação

Um milhão de euros para projetos nas zonas afetadas por fogos de outubro

De acordo com um comunicado divulgado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Fundo Recomeçar já abriu as candidaturas de apoio financeiro para entidades públicas,…

Região

Aristides Sousa Mendes homenageado com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar hoje a título póstumo Aristides Sousa Mendes (1885-1954) com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no dia em que passam

Região

Depressão Elsa provocou “prejuízos de 13 milhões” na região de Coimbra

O primeiro levantamento dos estragos provocados pelo mau tempo na área da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em dezembro, aponta para prejuízos na ordem dos 13 milhões de

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

No próximo domingo, dia 15 de abril, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe em casa o Tocha. A partida da 26ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra

Região

Góis conta com Balcão da Inclusão

A Câmara Municipal de Góis assinou, no passado dia 26 de novembro, um protocolo de colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, IP), do qual resultou  a

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Informação

Assembleia Geral da ADI aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2017

A direção da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, na qualidade de entidade responsável pela promoção do comércio local …

Informação

Despiste de trator faz um ferido grave em Viseu

Esta manhã, um trator despistou-se e fez um ferido grave, na localidade de Póvoa de Penela, Penedono, no distrito de Viseu.

Região

Acidente provoca corte de trânsito na A23 junto ao Fundão

A autoestrada A23 está cortada ao trânsito desde as 08h03 de hoje, devido ao despiste de um veículo pesado de transporte de viaturas.

Desporto

Taça Nacional Sub 19 Femininos decide-se em Tábua e Oliveira do Hospital

A final four Taça Nacional Sub 19 Femininos de Basquetebol vai decorrer no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de junho, em Tábua e Oliveira do Hospital…