Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas
12 Dezembro, 2018 1368 visualizações

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

image_pdfimage_print

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa celebra as vivências e os valores ecológicos da montanha expressos na cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas e do vale do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, desde o cancioneiro às paisagens sonoras e fotografia sem esquecer a gastronomia e produtos tradicionais locais.

Dinamizado no âmbito da iniciativa “Experiências Criativas de Montanha”, que integra o plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, o evento constitui uma oportunidade única para celebrar e conhecer as identidades de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha.

O diversificado programa inicia às 10H30 com o passeio interpretativo denominado “Do Caminho do Modorno ao Cornízio”. Uma hora depois, junto das escadas da Junta de Freguesia poder-se-ão ouvir os “Sons de Alvoco – o património acústico religioso da freguesia”.

Mais tarde, destaque para a exibição das curtas metragens “Paisagens Sonoras de Montanha” de Tiago Cerveira e Hugo Lyckfeldt, pelas 16H30 no salão polivalente do CERCAV. A tarde prosseguirá com música, assente no Cancioneiro Popular desta Aldeia de Montanha, em que se farão ouvir Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor; Da Nossa Aldeia – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas e o Grupo de Cantares Tradicionais Cotovias de Alvoco. DiscDiz é o artista convidado desta edição do Tradição e Transmissão/ Experiências Criativas de Montanha que desafia o público a descobrir a freguesia e as tradições das gentes desta aldeia postal.

Para completar a programação, ao final da tarde, a tradição serve-se à mesa com os Sabores de Montanha, com base na gastronomia local.

Em permanência, e a complementar estas propostas, os visitantes poderão apreciar a exposição de fotografia “Rostos Alvocenses” de Emanuel Bento; os Sons de Alvoco – Paisagens e Marcos Sonoros do Vale do Rio Alvôco (arquivo sonoro); e a Poesia de Montanha: Os Velhos do Colcurinho (versos de José Ramiro).

O VIII Tradição e Transmissão/Experiências Criativas de Montanha é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas, gente genuína – neste caso particular da freguesia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das gerações, no ano em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural.

As Aldeias de Montanha são um projeto de valorização em rede de 41 aldeias da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha, que envolve em parceria nove municípios da região Centro.

Anterior Coimbra entre os distritos sob aviso devido ao mau tempo
Seguinte Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

Notícias Relacionadas

Informação

Pombal: Intoxicação alimentar leva oito pessoas ao hospital

Oito pessoas sofreram, ontem, uma intoxicação alimentar no restaurante de um parque aquático de Pombal.

Informação

Três feridos após viatura se ter incendiado na A1

Três pessoas ficaram hoje feridas, uma com gravidade, após se ter incendiado a viatura em que seguiam na A1 na zona de Condeixa-a-Nova, disse hoje uma fonte da GNR de

Região

Góis: GNR recupera veículo furtado

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Góis, recuperou, no passado dia 7 de fevereiro, uma viatura furtada, em Góis.

Informação

Sete distritos em aviso amarelo, incluindo Coimbra, por causa da agitação marítima

Sete distritos e Portugal continental estão a partir da tarde de hoje em aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, por causa da agitação marítima, segundo o

Região

Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza através da implementação de Percursos Pedestres e de um Centro de BTT

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e

Última Hora

Relação de Coimbra decide que Valdemar Alves não vai a julgamento

O Tribunal da Relação de Coimbra decidiu hoje que o presidente da Câmara de Pedrógão Grande não vai a julgamento no processo sobre as responsabilidades no grande incêndio de 2017,

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Em cerca de 30 dias tudo mudou(…)temos de ter a coragem de não morrer na praia”

No habitual espaço Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “os ensinamentos dos últimos 30 dias” e para as mais recentes palavras do Presidente da República de que…

Última Hora

Assembleia Geral da ANCOSE realiza-se a 31 de julho  

A Assembleia Geral da ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza-se no próximo dia 31 de julho, pelas 13h00, …

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Última Hora

“É uma mais valia manter esta Unidade de Cuidados na Comunidade em atividade”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi o local escolhido pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços para assinalar o 3º aniversário.

Sociedade

Saúde: Alexandrino rejeita que acordo com a FAAD seja “famigerado”. “Abençoado acordo”, contrapõe

O presidente do Município de Oliveira do Hospital considerou ontem “lamentável” que Maria Emília Moreira, elemento do PSD…

Sociedade

Segurança Social ajudou 389 famílias no pagamento de bens essenciais

A Segurança Social concedeu 232 mil euros em subsídios destinados a 389 famílias afetadas pelos incêndios de 2017 para apoiar pagamentos relacionados com medicamentos, rendas, luz, gás e água.