Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas
7 Dezembro, 2017 1075 visualizações

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

image_pdfimage_print

 

Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

A iniciativa celebra a cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas e do vale do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, desde o cancioneiro às paisagens sonoras, dos produtos tradicionais à fotografia.

Dinamizado no âmbito da iniciativa “Experiências Criativas de Montanha”, que integra o plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, o evento constitui uma oportunidade única para celebrar e conhecer a(s) identidade(s) de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha.

O programa é diversificado e tem na apresentação da mais recente produção musical dos LAVOISIER, “É Teu”, um dos pontos altos. Ainda nas estreias, destaque também para o Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor; para a Feirinha da Tradição e para a exposição multimédia de Emanuel Bento e Luís Antero que nos apresentam “Postais Sonoros, uma cartografia sonora e visual de Alvoco das Várzeas”, e que continuará patente até ao final do mês de dezembro.

Para celebrar a Aldeia de Montanha, Alvoco das Várzeas, este VII Tradição e Transmissão/ Experiências Criativas de Montanha, conta também com as presenças habituais de: “Da Nossa Aldeia” – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas; Grupo de Música Tradicional “As Cotovias do Alvoco”; e de Luís Antero/Sons de Alvoco.

O evento que convida o público a descobrir as paisagens e marcos sonoros da freguesia de Alvoco das Várzeas bem como as tradições das gentes desta aldeia postal, divide-se entre o salão polivalente da Junta de Freguesia, com arranque às 16H00 de sexta-feira (8 de dezembro) e o Largo da Sobreira/Salão polivalente do CERCAV onde têm lugar as atividades de domingo, 10 de dezembro e último dia da iniciativa.

O VII Tradição e Transmissão/Experiências Criativas de Montanha é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas, gente genuína – neste caso particular da freguesia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das gerações, no ano em que se comemora o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Tradição e Transmissão_programa alvoco

Anterior Médicos dão consultas grátis em Lagares da Beira para vítimas dos incêndios
Seguinte Município de Nelas inicia celebrações de Natal

Notícias Relacionadas

Informação

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Educação

“Reinventar o Interior: Natureza, Homem, Economia”, dia 4 de abril, às 18.30H, no auditório do Crédito Agrícola, em Oliveira do Hospital.

“Reinventar o Interior: Natureza, Homem, Economia” é um debate aberto à comunidade e uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, vai realizar-se no dia 4 de abril, às 18.30H, no auditório do

Última Hora

António Costa inaugura a BLC3 no próximo sábado

O Primeiro Ministro António Costa visita no próximo sábado, dia 27 de maio, o concelho de Oliveira do Hospital onde deverá proceder à inauguração da BLC3.

Informação

“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A Câmara Municipal revelou no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia.

Informação

Oliveira do Hospital acolhe sessão de esclarecimento sobre Programa de Apoio à Ação Cultural

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, amanhã, dia 22 de fevereiro, uma sessão informativa do Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Região

Covilhã: Detido jovem suspeito de violação e violência doméstica

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 23 anos, suspeito de crimes de violação, violência doméstica e ofensas à integridade física ocorridos no concelho da Covilhã.

Região

BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo

O Bloco de Esquerda anunciou que está a trabalhar numa proposta para um programa de apoio ao arranque dos eucaliptos que regeneram naturalmente e que estão a “causar problemas gravíssimos”

Programas

Zé Conde e Natália Novais retomam programação na Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, conhecidas vozes da Rádio Boa Nova, retomam hoje, dia 2 de novembro, os programas em direto na estação.

Região

Assembleia Municipal delibera hoje sobre constituição de empresa intermunicipal com Seia e Gouveia

Realiza-se hoje, com início às 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no Salão Nobre do Município.

Desporto

Sampaense apresentou-se para a nova época no regresso à LPB

O Sampaense Basket apresentou-se oficialmente este domingo, em jogo amigável frente ao Illiabum (70-86). Uma partida onde o resultado era o que menos interessava e o objectivo era consolidar a

Região

Cinco homens identificados por furtos em residências em Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Penacova

O Comando Territorial de Coimbra intercetou e identificou, ontem, dia 6 de fevereiro, cinco homens, por suspeita da prática de furtos em residência, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua,

Informação

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver