Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio
26 Outubro, 2017 4114 visualizações

Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio

image_pdfimage_print

A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.

O fogo de 15 de outubro consumiu mais de 90 por cento da floresta na freguesia, afetando algumas árvores centenárias do jardim botânico e zona envolvente ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, local de realização do evento.

Carlos Castanheira é  a esta altura um autarca desolado com a devastação que o incêndio provocou na freguesia, onde arderam cerca de 10 casas, quatro delas de primeira habitação, explorações agrícolas, pavilhões e os soitos, que constituíam a imagem de marca da freguesia. Várias empresas também foram afetadas, nomeadamente uma na área da construção civil e quatro  empresas madeireiras. Valeu a coragem dos populares que “foram fantásticos” na proteção dos seus bens e dos seus vizinhos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da Junta disse que não há condições para a realização do evento, notando que a freguesia “perdeu de tudo um pouco”, e de forma mais acentuada a “espécie rainha”, com o fogo a queimar “boa parte dos castanheiros”. Espera Carlos Castanheira que algumas árvores ainda recuperem.

Os prejuízos em Aldeia das Dez são avultados, sobretudo em torno da produção da castanha que serve de mote à Festa que, em outubro, atrai milhares de visitantes a um dos ex-líbris do concelho, o Santuário de Nossa Senhora das Preces. Este ano, o reeleito autarca esperava realizar a melhor festa de sempre, com uma “aposta forte” que vinha a ser feita ao nível da programação. Espera retomar o evento já no próximo ano.

“Foi um rude golpe”, nota Carlos Castanheira, avisando porém que o fogo não destruiu a vontade de dar vida nova a Aldeia das Dez, e que também passa pela realização de eventos musicais e culturais.

Foto: Célia Lourenço

 

Anterior Número de animais mortos pode chegar aos cinco mil em Oliveira do Hospital
Seguinte Proteção Civil divulga lista com nomes das vítimas dos incêndios

Notícias Relacionadas

Informação

PJ deteve homem que tentou matar companheira em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da G.N.R. de Tábua, identificou e deteve um homem, …

Informação

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Informação

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Desporto

AD de Lagares da Beira vive “ponto alto” com inauguração de balneários e bancada do complexo desportivo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira (ADLB) prepara-se para, no próximo domingo, dia 21 de maio, viver um dia grande naqueles que já são os seus 40 anos de

Destaque

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Última Hora

Condutor alcoolizado despista-se e colhe sete pessoas

Um homem de 31 anos despistou-se ontem pelas 11h00 na estrada do Campo, em Barrô,  no concelho de Águeda, tendo atropelado sete peões que circulavam na berma….

Informação

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse

Última Hora

Incêndio em habitação no centro histórico de Coimbra

Um fogo deflagrou hoje numa habitação da Baixa de Coimbra e mobilizou 17 operacionais para o combate às chamas, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Última Hora

Oliveira do Hospital associa-se ao Projeto Limpa + 

O Município de Oliveira do Hospital, através do Gabinete de Ambiente e Energia, associou-se ao Projeto Limpa +.

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 72º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 3 de junho, o seu 72º aniversário.

Informação

Município de Tábua homenageia desportistas na VI Gala do Desporto

O Município de Tábua volta, por mais um ano, a homenagear os atletas do concelho na VI Gala do Desporto.

Região

COVID-19: Hospitais de Coimbra já confecionaram 450 botas e 700 cogulas

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), face à dificuldade de obter alguns dos componentes dos equipamentos de proteção individual, já confecionou 450 botas e 700 cogulas nas suas