Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)
14 Março, 2018 872 visualizações

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

image_pdfimage_print

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) afirmou à Rádio Boa Nova que há “falta de tudo”.



O protesto convocado pela Comissão Inter-Concelhos dos Agricultores e Produtores afetados pelos incêndios, em parceria com a Associação dos Agricultores do Distrito de Coimbra (ADACO), o MAAVIM e a Confederação Nacional de Agricultura está a decorrer junto à delegação da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, onde não compareceu o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. “Não veio. Normalmente não comparece”, lamentou Nuno Pereira, que acusa o governante de andar “desorientado” e de “enganar” os lesados.

Para além de pretenderem a reabertura das candidaturas aos apoios simplificados e outros apoios à recuperação da agricultura e floresta, os promotores da manifestação reivindicam ainda apoios à recuperação de habitações e empresas afetadas.

Do mesmo modo exigem ao governo explicações sobre os cortes de 20 milhões de Euros nos apoios que foram aprovados. “Ninguém sabe porquê”, afirma Nuno pereira, que chama ainda a atenção para o facto de os agricultores profissionais, até ao momento, não terem recebido qualquer apoio. “Alguns até perderam a habitação e estão na miséria”, avisa, alertando ainda para as dificuldades por que estão a passar muitos estrangeiros radicados na região e que, depois do fogo, se viram mesmo forçados a viver em tendas ou rulotes.

Foto: Notícias de Coimbra

Anterior Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros
Seguinte Neve corta estradas na Serra da Estrela

Notícias Relacionadas

Última Hora

Dois feridos, um deles grave, em acidente em Montemor-o-Velho

Uma colisão rodoviária no concelho de Coimbra na manhã desta terça-feira fez pelo menos dois feridos, um deles em estado grave.

Desporto

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

Região

Filarmónica Flor do Alva comemorou 100 anos com lançamento de CD

A Filarmónica Flor do Alva, com sede em Vila Cova do Alva, comemorou, no passado sábado, 100 anos de existência. Para José Raimundo, presidente da direção, “é uma alegria” ter-se

Última Hora

Incêndios 2017: Município de Seia abre período de candidaturas para atribuição de donativos da Conta Solidária

No Município de Seia, os cidadãos com danos comprovados no âmbito dos incêndios de 2017 podem aceder aos donativos financeiros da conta solidária do Município…

Última Hora

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Última Hora

Mais de 10 mil doses de haxixe apreendidas em Viseu pela GNR

Seis homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 32 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana de Viseu nesta segunda-feira.

Última Hora

Chuva fraca na noite da consoada. Dia 25 com chuva mais intensa

Segundo o IPMA, no domingo, nas regiões Norte e Centro, o céu deverá estar pouco nublado ou limpo, mas com aumento gradual de nebulosidade a partir da tarde e com

Região

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Sociedade

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Última Hora

Ruínas Romanas da Bobadela recebem jogos “Ludi Conimbrigensis”

As Ruínas Romanas da Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital, vão ser palco amanhã, dia 9 de maio, a partir das 10h00, de um evento inédito.

Região

IPC promove projeto de desperdício alimentar em parceria com a Re-Food

Durante as duas próximas semanas, as Unidades Orgânicas de Ensino do Politécnico de Coimbra (IPC) situadas na cidade de Coimbra recebem a Re-Food para apresentação da parceria …

Região

Acidente em Leiria causou a morte de uma criança e fez um ferido grave

Uma colisão rodoviária, no IC8, em Leiria, na manhã desta quarta-feira, provocou a morte a uma criança de 11 anos e fez ainda um ferido grave e dois ligeiros. O