Agricultores protestam hoje em Coimbra
28 Novembro, 2017 1249 visualizações

Agricultores protestam hoje em Coimbra

image_pdfimage_print

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

… as medidas de apoio anunciadas pelo Governo insuficientes, tendo em conta os avultados prejuízos.

Diante de uma situação “situação grave”, manifestam-se esta manhã, em frente à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), num protesto organizado pela Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO) e pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e conta com o apoio do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM).

Hoje, os agricultores vão entregar uma moção dirigida ao Governo e a outros órgãos de soberania, em que exigem “mais medidas de apoio”. Entendem os agricultores que “a agricultura não pode ser o parente pobre da economia, e os apoios devem ser idênticos aos dos outros sectores”.

Reclamam ainda medidas de apoio ao setor florestal. Isménio de Oliveira, coordenador da ADACO, defende a alocação das verbas necessárias no Orçamento de Estado para 2018 (e anos seguintes), para que “os apoios cheguem efetivamente a todos os afetados, e a tempo e horas”, sublinha Isménio de Oliveira, coordenador da ADACO. Durante o mês de novembro foram realizadas quatro reuniões com agricultores e produtores florestais em Midões (Tábua), Ervedal da Beira (Oliveira do Hospital), Tocha (Cantanhede) e Oliveira do Mondego (Penacova) que juntaram no total cerca de 400 afetados.

com: Diário As Beiras

Anterior Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”
Seguinte Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Oliveira do Hospital disponibiliza 250 mil árvores autóctones a proprietários que arranquem eucaliptos

Está já aberta a segunda fase de candidaturas ao Projeto Reflorestar, em que o Município de Oliveira do Hospital se compromete…

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…

Região

Viseu: Incêndio em habitação mata mulher de 84 anos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de domingo num apartamento, em Viseu, e fez uma vítima mortal, uma mulher de 84 anos.

Informação

Góis Moto Clube abriu temporada TT

As classificativas desenhadas pelo Góis Moto Clube para o arranque da temporada 2019 do Nacional TT foram o cenário para a 26ª edição do Raide de Góis,…

Nacional

GNR realiza operação “A violência não é uma opção”

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, vai realizar, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário,…

Nacional

Governo assegura que área de eucalipto vai reduzir a nível nacional

O secretário de Estado das Florestas assegurou hoje, na Mealhada, que a área total de eucalipto no território nacional “é para diminuir e não para aumentar”.

Região

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Destaque

Semana da Gastronomia abre caminho à Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

Teve hoje início e decorre até dia 15 de março a Semana da Gastronomia e em Oliveira do Hospital, que conta com um total de 23 restaurantes aderentes.

Região

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Última Hora

Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital anunciou, hoje, que o abastecimento de água no concelho deverá ficar normalizado “até ao meio desta semana”, na altura em que…

Última Hora

Região: Uma pessoa ficou ferida em incêndio que deflagrou num apartamento

Um incêndio deflagrou esta manhã num apartamento na cidade de Coimbra. O alerta foi dado pelas 8h44 desta segunda-feira, para um fogo num prédio junto ao Centro Comercial Alma Shopping.

Informação

Fibra Óptica chega a Oliveira do Hospital, mas está longe de servir todo o concelho

A Meo está a proceder à instalação de uma rede de fibra ótica no concelho de Oliveira do Hospital, ficando limitada numa primeira fase à cidade e freguesias limítrofes, num