Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra
5 Março, 2018 1188 visualizações

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

image_pdfimage_print

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…

…e promovem nova manifestação em Coimbra, no dia 14 de março, pelas 10h30, junto à delegação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Com a ação, agricultores e produtores florestais exigem a imediata reabertura das candidaturas simplificadas (também em inglês para a comunidade estrangeira) até ao final do mês de junho. Entre outras medidas, os lesados pedem para que os concelhos de Oliveira do Hospital  e Tábua sejam  considerados zona de Montanha, para poderem aceder às candidaturas direcionadas para as zonas de incêndio. Exigem ainda medidas de apoio  para florestação e replantação e mais verbas públicas para os projetos destinados à florestação ou reflorestação com espécies mais tradicionais e em regime de floresta multifuncional; criação e gestão de Parques de receção e comercialização das madeiras e criação de medidas de apoio para o arranjo de casas de apoio à atividade agrícola.

Agricultores e produtores florestais rejeitam, ainda, a execução prática da limpeza florestal “por não haver uma disponibilização de meios nomeadamente financeiros para esse efeito e até já nem haver tempo para cumprir dentro dos prazos impostos:- primeiro, 15 de Março pelos Proprietários Rústicos – a seguir, até 31 de Maio pelas Câmaras Municipais”. Por isso, reclamam a revogação desta legislação.

A manifestação agendada para 14 de março é promovida Comissão Inter-Concelhos  dos Agricultores e Produtores Florestais Lesados pelos Incêndios”,  com o apoio da ADACO-Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, do MAAVIM – Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões  e da CNA – Confederação Nacional da Agricultura. A organização dirigiu um convite ao ministro da Agricultura para que compareça na DRAP Centro, a fim de receber uma delegação de representantes dos lesados e participantes na Concentração, afim de se lhe entregar um “caderno de reclamações”.

Anterior Circulação na Linha da Beira Alta retomada
Seguinte ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

Notícias Relacionadas

Última Hora

Incêndio em camião obriga ao corte da A25 na zona de Mangualde

Um incêndio num veículo pesado obrigou hoje a que a A25 fosse cortada ao trânsito automóvel nos dois sentidos, no concelho de Mangualde, informou fonte do Comando Distrital de Operações

Região

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Última Hora

Queda de carro de rali ao rio em Mortágua causou a morte de Jorge Amorim

O carro de rali com dois ocupantes que, ontem à tarde, caiu ao rio Criz, em Mortágua provocou a morte a Jorge Amorim, personalidade conhecida no meio automobilístico. O piloto

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

GNR realiza operação “ECR – Passageiros em Segurança”

No período de 22 a 28 de julho, a Guarda Nacional Republicana realiza uma operação de fiscalização seletiva de veículos pesados de passageiros e veículos afetos ao transporte coletivo de crianças,…

Última Hora

Polícia Judiciária deteve um homem pelo crime de homicídio tentado no Concelho de Pombal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, cometido com arma

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe, em casa, o RD Águeda. O jogo da 13ª jornada da Série C tem início às 15h00 de domingo, dia 8

Região

Novo caso de idoso encontrado carbonizado após perder controlo de queimada

Um idoso de 81 anos de idade foi encontrado carbonizado pelos bombeiros numa queimada, na freguesia de Lobão, em Santa Maria da Feira.

Última Hora

Tábua: Homem detido por suspeitas da prática dos crimes de sequestro e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, deteve, na vila de Tábua, um homem, no decurso de uma investigação relativa ao apuramento das circunstâncias em que ocorreu a

Região

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Última Hora

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.