Agitação marítima e vento forte colocam distritos sob aviso amarelo
26 Novembro, 2019 649 visualizações

Agitação marítima e vento forte colocam distritos sob aviso amarelo

image_pdfimage_print

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco estão sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de quarta-feira por causa do vento forte de sudoeste com rajadas até 100 quilómetros por hora.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Coimbra sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 18h00 de hoje e as 15h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro, e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

O instituto prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral, passando a aguaceiros a partir do final da tarde, que poderão ser sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, por vezes forte no litoral, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 100 quilómetros por hora, a partir da tarde, rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde e neblina ou nevoeiro temporário.

Na região Sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, aumentando de intensidade e frequência a partir da manhã no Alto Alentejo, e nas restantes regiões a partir da tarde, e neblina ou nevoeiro temporário.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, por vezes forte no litoral oeste, soprando moderado a forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 em Faro).

Por Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 11 e os 16 graus.

Anterior Maratona Clube Vila Chã representado por 14 atletas no 43º Grande Prémio de Atletismo da Guarda
Seguinte Câmara de Arganil com investimento superior a 1 milhão de euros na área da Educação

Notícias Relacionadas

Região

Leiria: PJ deteve suspeito da prática do crime de Pornografia de Menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação, recolheu elementos de prova que levaram à detenção, no dia de ontem, em flagrante

Região

Arganil avança com estabilização do muro de suporte na EN 342, em Vila Cova de Alva

O Município de Arganil procedeu à adjudicação da empreitada de estabilização do muro de suporte na Estrada Nacional 342 (kms 110+465 a 110+700), em Vila Cova de Alva.

Última Hora

Coimbra: Mulher e jovem detidos por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Coimbra, deteve, no passado dia 19 de junho, um jovem e uma mulher, de 16 e 34 anos, pelo crime

Última Hora

Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.

Região

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 9 de junho, a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

“Cultura em Movimento” em Oliveira do Hospital

Começa este domingo em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital, mais um programa de descentralização da oferta cultural do município de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Plano de Coimbra mantém meios no período mais crítico

O Plano Operacional Distrital de Coimbra de combate a incêndios está “aprovado e homologado desde 15 de maio”, mantendo no período mais crítico de fogos um dispositivo semelhante ao dos

Última Hora

Concerto do Fundo Solidário junta artistas em Coimbra

No dia 19 de novembro, António Zambujo, André Sardet e Luís Travassos (com Ricardo J. Dias, André Dias e Ni Ferreirinha) irão juntar-se …

Informação

Sindicato e patrões chegam a acordo: Greve dos motoristas de combustíveis terminou

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosos (SNMMP) e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM)…

Informação

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Última Hora

Delegações de Agricultores concentram-se na Assembleia da República para “reclamar políticas capazes”

Um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) consideram “lamentável” o processo de