AEOH garante que “até ao dia 8 de maio todas as crianças do 1º ciclo terão computador” (com vídeo)
30 Abril, 2020 1199 visualizações

AEOH garante que “até ao dia 8 de maio todas as crianças do 1º ciclo terão computador” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, adiantou hoje na Rádio Boa Nova que “até ao dia 8 de maio …

… todas as crianças do 1º ciclo terão computador”. No início do 3º período escolar eram entre 30 a 40 os alunos sem aquele equipamento necessário para o ensino à distância.

Devido à pandemia Covid-19, o 3º período escolar iniciou-se de modo não presencial em todas as escolas do país, tendo inicio o modelo de ensino à distância através dos meios informáticos e da televisão.

Esta manhã, em direto, no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital fez uma avaliação positiva do caminho percorrido até aqui. “Dentro das circunstâncias em que vivemos, das condições que tínhamos e das famílias, acho que está a correr bastante bem, não só ao nível do 1º ciclo, mas também do pré-escolar”, referiu.

Tarefa árdua tem sido fazer com que todos os alunos, mais de dois mil, disponham de computador e internet para poder participar nas aulas síncronas (sessões zoom) com os seus professores. Artur Abreu explicou, esta manhã, que a prioridade da escola foi de fazer chegar computadores aos alunos do secundário que vão realizar exames, seguindo-se depois os alunos do 2º e 3º ciclo dado o elevado número de disciplinas e pelo facto de terem que interagir com professores diferentes. Os alunos do 1º ciclo só têm um professor e apenas uma aula síncrona por dia.

Até há duas semanas, segundo Artur Abreu, o Agrupamento de Escolas contabilizava entre 30 a 40 alunos do 1º ciclo sem computador. “Até dia 8 de maio, os alunos do 1º ciclo já terão computador”, adiantou esta manhã o responsável, destacando o empenho do Agrupamento de Escolas no arranjo e aquisição de computadores. Destacou o apoio financeiro das Juntas de Freguesia, assim como do Banco Santander que ofereceu 20 computadores que já foram distribuídos entre os alunos do 2º e 3º ciclos. Referiu que a Câmara Municipal também vai oferecer 20 computadores novos. Os computadores são entregues “a título de empréstimo” aos alunos. “Eventualmente depois do Verão os computadores ficam na escola. E nas atuais circunstâncias não é possível fazer planos a longo prazo”, frisou Artur Abreu, que neste processo também aprecia o esforço das famílias que, de uma forma ou de outra, conseguiram dotar os seus filhos dos equipamentos necessários.

Até aqui e para colmatar a falta de equipamentos, o Agrupamento tem curso um programa, de fazer chegar às famílias os trabalhos em papel, através da rede de reprografia das escolas. “Em localidades mais distantes fizemos protocolos com juntas de freguesias que imprimem os trabalhos e os fazem chegar aos alunos”, explicou Artur Abreu.

Também ao nível do pré-escolar, que abrange 210 crianças, Artur Abreu faz um balanço positivo, com a vertente de ensino à distância a acontecer uma vez por semana. “As educadoras fazem um trabalho extraordinário com definição de planos de trabalho semanais com os pais”, frisou.

“Iremos fazer tudo para que cada estabelecimento esteja um brinco para receber a população infantil”

A partir de segunda-feira, dia 4 de maio e até 30 de junho, decorre o período para efetivação de matrículas no pré escolar. “Vão efetivar matrícula os que ingressam no pré-escolar e os que entram no 1º ano. Todos os outros funciona por renovação de matrícula e é um processo muito mais simples. Este ano houve apenas alteração das datas porque a modalidade de matrícula à distância, por meios eletrónicos já está definida há vários anos, ainda que 95% das famílias privilegiassem os serviços administrativos”, referiu Artur Abreu. Na Rádio Boa Nova, o responsável adiantou que aquela modalidade continua aberta, mas sugeriu aos pais a utilização da plataforma portaldasmatriculas.edu.gov.pt. “É uma forma mais prática e mais segura de fazer as matrículas”. Do mesmo modo, lembrou aos pais que é preciso renovar a inscrição na componente de apoio à família junto do município. “Devem recorrer à plataforma SIGA no site do Município de Oliveira do Hospital”.

Quanto à entrada em funcionamento do pré-escolar, Artur Abreu confessou que foi “apanhado com surpresa de que no dia 1 de junho irão reabrir os estabelecimentos de ensino pré-escolar”. “Iremos fazer tudo para que cada estabelecimento esteja um brinco para receber a população infantil”, assegurou.

Quanto às “Atividades de Verão” habitualmente disponibilizadas no mês de Agosto, numa parceria entre o AEOH e o Município, para alunos cujos pais estejam a trabalhar, o responsável referiu “é certo que vai haver ocupação para as famílias que estarão a trabalhar no mês de agosto”. Verificou, contudo, que “prevendo que possa haver muitos pais a trabalhar”, pode ser trabalhado um plano em que as “Atividades de Verão” se desenvolvam em “quatro ou cinco escolas chave”. “Haverá novidades certamente. O que poderemos garantir é que os seus filhos ficarão bem seguros”.

Anterior CIM prepara Plano Intermunicipal da Região de Coimbra
Seguinte Oliveira do Hospital: 14 casos positivos, 6 recuperados e 42 pessoas em vigilância ativa

Notícias Relacionadas

Região

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Sociedade

Município de Tábua comemora Feriado Municipal com iniciativas ao longo do dia

O Município de Tábua comemora amanhã, 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.

Última Hora

Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Vila Franca da Beira, localidade de Oliveira do Hospital, prepara-se para comemorar o V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão, a acontecer no próximo sábado, dia 16 de junho.

Informação

Arganil celebra protocolo de «Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas»

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, procedeu à assinatura do contrato do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”, no passado dia

Última Hora

Município de Seia divulga oferta turística na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Seia volta a marcar presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se inicia amanhã e decorre até 4 de março,

Última Hora

Escolas com falta de material no arranque das provas de aferição

Cerca de 100 mil alunos do 2º ano do ensino básico começaram, hoje, a realizar as provas de aferição. Entre esta quarta-feira e dia 10 de maio, os alunos vão

Informação

Acidente na A25 causa dois feridos, um é grave

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros na A25 provocou ferimentos, esta terça-feira, a duas pessoas na zona de Albergaria-a-Velha.

Informação

Universidade de Coimbra apoia estudantes internacionais mais vulneráveis

A Universidade de Coimbra adotou “medidas extraordinárias e excecionais” para proteger os estudantes internacionais e de mobilidade em situação de maior vulnerabilidade, em resultado da pandemia.

Informação

Pedrógão Grande: 157 habitações reconstruídas após um ano da catástrofe

A maioria das casas destruídas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande há um ano já foi reconstruída.

Cultura

1400 figurantes dão vida ao desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com áudio)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 9 de fevereiro, o Desfile de Carnaval 2018, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Última Hora

Centro Qualifica entregou 45 diplomas a “pessoas que tiveram coragem para se qualificar mais”

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) entregou, na tarde de ontem, 45 diplomas a candidatos certificados que terminaram os ciclos de estudos pretendidos, desde

Informação

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total”