ADIRAM debate turismo no interior
18 Maio, 2020 309 visualizações

ADIRAM debate turismo no interior

image_pdfimage_print

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) vai organizar, na quarta-feira, uma videoconferência sobre as novas perspetivas e desafios do turismo no interior do país, foi hoje anunciado.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a iniciativa, realizada pela ADIRAM em parceria com a consultora Blue Earth, está marcada para as 10h00 e tem inscrições gratuitas em http://www.aldeiasdemontanha.pt/.

Com a realização da ‘webinar’ com o tema “(Re)desenhar o papel do Turismo no Interior em tempo de covid-19”, a organização pretende “abrir horizontes para traçar novas soluções ao turismo no Centro e interior do país”.

“O país debate-se atualmente com grandes desafios e o interior não é exceção, nomeadamente a nível do setor do turismo que crescia a bom ritmo. O regresso à normalidade possível exige aos profissionais do turismo, aos agentes, aos autarcas, às associações regionais, uma assertividade, perseverança e novas formas de ‘pensar fora da caixa'”, refere a ADIRAM em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo a fonte, entre os participantes na iniciativa estão representantes das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e da Região de Coimbra, o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, o presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, vários consultores, agentes e empresários do setor do turismo.

O presidente da ADIRAM, José Francisco Rolo, citado na nota, refere que “potenciar a interioridade significa mais do que nunca atratividade”.

“Esse é o caminho desta região e o desígnio de todos. Neste ‘webinar’ vamos debater e traçar caminhos alternativos e novas soluções, assim como identificar oportunidades que o interior tem para oferecer na área do turismo e em toda a economia paralela a este subjacente”, afirma.

O responsável observa ainda que a reabertura faseada da economia, do turismo, da cultura em plena “tempestade” de covid-19 exigirá novas formas e métodos de trabalho e, em relação ao turismo, “é essencial que o setor seja dotado de instrumentos necessários que lhe permitam continuar a ser um meio de crescimento económico e de melhoria das condições de vida, nomeadamente no interior do país”.

Rui Tomás Marques, administrador da consultora Blue Earth, também citado no comunicado, considera que “este é um momento em que a segurança, a saúde e a confiança são palavras-chave que contextualizam” o dia-a-dia.

“Sentimos que questões como a proteção do ambiente, a sustentabilidade, a qualidade de vida e a solidariedade, deverão ser sempre distinguidas, quando elencamos as nossas prioridades. Nas aldeias de montanha, aldeias do xisto ou históricas, a proximidade, a cumplicidade, a noção de comunidade constituem, cada vez mais, valores que devemos reconhecer”, remata.

Anterior AF Coimbra quer que a final da Taça de Portugal se realize em Coimbra
Seguinte Covid-19: 13 mortos e 173 infetados nas últimas 24 horas

Notícias Relacionadas

Sociedade

Lourosa: Voluntárias produziram e distribuíram 2 500 máscaras aos 600 habitantes da freguesia

Onze mulheres aceitaram o desafio lançado pela Junta de Freguesia de Lourosa que solicitava voluntários para a produção de 2 500 máscaras a serem distribuídas pela população da freguesia, que

Politica

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Última Hora

Futuro Campus Educativo de Oliveira do Hospital vai custar mais 1,5 milhões de Euros do que inicialmente previsto

A construção do novo Campus Educativo de Oliveira do Hospital vai custar mais 1,5 milhões de Euros. Em sessão extraordinária da Assembleia Municipal…

Última Hora

“Fico feliz porque Oliveira do Hospital não se esquece de um filho adotivo”

Hoje, a partir das 19h00, a Rádio Boa Nova repõe a entrevista a António Sala, realizada em dia de aniversário desta estação. A conhecida voz da rádio foi o convidado

Informação

Projeto Reflorestar: Oliveira do Hospital já distribuiu 84 mil árvores à população

O município de Oliveira do Hospital distribuiu 84 mil árvores para reflorestar áreas ardidas em 2017, mas pretende atingir meio milhão de exemplares doados à população.

Nacional

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Última Hora

“Neste 6º lugar acho que está espelhada a qualidade que eu tinha e o trabalho que fizemos ao longo da época” (com vídeo)

O sexto lugar na tabela classificativa da Série C do Campeonato Nacional foi o feito alcançado pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, esta época, regressou à competição

Informação

Boa Nova no “Portugal em Direto “da Antena 1 no Dia Mundial da Rádio

No âmbito do Dia Mundial da Rádio que hoje se comemora, a Rádio Boa Nova é convidada a participar no programa “Portugal em Direto” da Antena 1, entre as 13h15

Informação

Casal de radialistas homenageado em noite de Gala da Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, o conhecido casal de radialistas que, desde há quatro anos, asseguram as tardes da Rádio Boa Nova, em Oliveira do Hospital, foram distinguidos na Gala

Última Hora

Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6) do Pinhal Interior Norte, na ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital, …

Região

Homem morreu em atropelamento ferroviário na estação de Alfarelos

Um homem morreu, ontem ao final da tarde na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Norte, em Soure. O alerta foi dado pelas 18h12.

Última Hora

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Uma comitiva da CIM Região de Coimbra está de visita à Junta da Galiza, em Espanha, para conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, …