ADIBER: Estão disponíveis 1,4 milhões de Euros para empresários do setor primário até 30 de maio (com vídeo)
14 Abril, 2020 1448 visualizações

ADIBER: Estão disponíveis 1,4 milhões de Euros para empresários do setor primário até 30 de maio (com vídeo)

image_pdfimage_print

No âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural decorrem, desde o dia 10 de março, seis avisos de concurso para diferentes áreas vocacionadas para o setor primário,…

… no território da Beira Serra. “Temos cerca de um milhão e 400 mil euros de ajudas públicas em todos estes investimentos”, referiu na Rádio Boa Nova, Miguel Ventura, presidente da ADIBER, entidade gestora.


A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra já tinha comunicado o encerramento do seu espaço físico devido à pandemia da Covid-19, mas manteve o apoio que vinha prestando através de teletrabalho. Isso mesmo referiu, esta manhã, Miguel Ventura à Rádio Boa Nova, notando que “os técnicos continuam com total disponibilidade para esclarecer as dúvidas dos beneficiários, parceiros e eventuais investidores”. “Poderão contactar-nos através do facecebook. No nosso site estão os nossos contactos”, indicou também.

Com o mesmo objetivo, Miguel Ventura disse, esta manhã, na Rádio Boa Nova que, no âmbito do PDR 2020, Programa de Desenvolvimento Rural, decorrem desde o dia 10 de março “seis avisos de concurso para diferentes áreas muito vocacionadas para o setor primário, sobretudo para as explorações agrícolas, investimentos até aos 40 mil euros, e investimentos na área de transformação e comercialização de produtos agrícolas até aos 200 mil euros”. “Temos também um aviso específico para diversidade das explorações agrícolas. Dois avisos na área das cadeias curtas de comercialização que é importante no momento que precisam de escoar produtos que têm em armazém. Apoios para mercados locais e sua requalificação. E um último destinado à renovação de aldeias, valorização e preservação do património rural e suas tradições”, especificou o responsável. “Temos cerca de um milhão e 400 mil euros de ajudas públicas em todos estes investimentos”, contabilizou.

O presidente da direção da ADIBER entende que “o momento não é o mais propício para incentivar os produtores a dar corpo às suas ideias, mas também é nestes momentos de crise que por vezes surgem as oportunidades fruto do espírito de criatividade”. “Temos que ter esperança que melhores dias virão. E temos que estar preparados para essa fase de recuperação da atividade económica”, considerou.

Miguel Ventura explicou na Rádio Boa Nova que “são apoios a fundo perdido com taxas que poderão ir de 50 por cento a 80 por cento em alguns casos”. “São incentivos de alguma forma apelativos. Da parte do Ministério da Agricultura houve necessidade de agilizar os instrumentos para que os recursos cheguem rapidamente à economia”, verificou.
Não sendo ainda possível o apoio presencial devido ao Estado de Emergência que se vive no país, Miguel Ventura assegura que a Adiber, enquanto entidade gestora que analisa os projetos, será capas de prestar todo o tipo de esclarecimentos. “Teremos que utilizar as novas tecnologias, as videoconferências, os email e outros instrumentos. Estamos à disposição para esclarecer essas dúvidas”, frisou, assegurando que logo que “as autoridades de saúde possam aligeirar os contactos sociais”, os técnicos estarão “no terreno a visitar todos aqueles que solicitem a nossa presença para de uma forma mais próxima possamos dar esses apoios”. “O que não queremos é que ninguém fique para trás, porque não teve pelo menos uma palavra e a possibilidade de aferir da elegibilidade da sua ideia de negócio para alguns destes apoios”, afirmou.

Inicialmente, os avisos de candidatura terminavam a 30 de abril, mas devido à pandemia da Covid- 19 “foram prorrogados por mais um mês”. “Face ao momento que vivemos e dificuldade de mobilidade das pessoas foi dado mais um mês”, referiu.

Miguel Ventura indicou ainda que a Adiber aguarda indicações do Centro 2020 para avisos de concurso para o incentivo ao emprego e empreendedorismo. Informou que o programa “Mais Coeso” que chegou a ser apresentado pelo primeiro-ministro, foi suspenso já que previa a criação de novos postos de trabalho. “No momento em que estamos, mais importante do que criar novos empregos, é manter e preservar os postos de trabalho”, observou.

“Neste momento, os apoios às outras atividades económicas não estão abertos. Estão abertas as linhas de crédito, ainda ontem tivemos conhecimento que foram reforçadas para mais do dobro”, acrescentou o responsável.

Miguel Ventura destaca, de modo particular, o aviso de Candidatura “Cadeias Curtas” de apoio à proximidade entre os produtores e consumidores no sentido de facilitar o escoamento das produções. “Há um apoio de 48 Euros por dia para que os produtores se possam deslocar e possam ir aos postos de venda”, refere o presidente da Adiber, considerando a medida importante “para incentivar as produções locais” e para que “não percam os seus consumidores”. Para além de possibilitar a deslocação a mercados urbanos fora do território de influência da Adiber, a medida  permite que as despesas mínimas para elegibilidade em fase de candidatura sejam apenas de 500 Euros (antes eram cinco mil euros).

“É a demonstração da facilidade e da disponibilidade para que todos possam aproveitar estes apoios e ajudas. Reitero a nossa total disponibilidade para prestar os esclarecimentos devidos”, concluiu Miguel Ventura em declarações à Rádio Boa Nova.

Anterior Páscoa: 87 pessoas detidas, 15 delas infetadas com Covid-19
Seguinte Piódão vence Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo terceiro ano consecutivo

Notícias Relacionadas

Destaque

Jovem foi salvo de afogamento na praia fluvial de Avô

Um jovem, com cerca de 18 anos, quase morreu afogado, ao final da tarde desta sexta feira, na praia fluvial de Avô. O alerta foi dado por colegas…

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Informação

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro

Informação

Aldeia das Dez promove 3ª edição do concurso de fotografia “A Castanha em Oliveira do Hospital”

No âmbito da XVII Festa da Castanha de Aldeia das Dez, a realizar nos próximos dias 19 e 20 de outubro em Aldeia das Dez e Vale de Maceira, a

Informação

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.

Última Hora

Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6) do Pinhal Interior Norte, na ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital, …

Sociedade

Tempo vai manter-se quente. Governo vai prolongar o estado de alerta

O ministro da Administração Interna disse hoje que o Governo vai prolongar o estado de alerta face às atuais indicações meteorológicas…

Última Hora

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Última Hora

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital. A iniciativa foi

Região

Tábua celebrou protocolo com a AIRV para apoiar empresas  em tempo de pandemia

Face aos constrangimentos económicos para as empresas e empresários do Concelho, resultantes da pandemia COVID-19, o Município de Tábua celebrou …

Última Hora

Incêndios: Norte e Centro em alerta vermelho devido ao calor

O Norte e Centro do país estão em alerta vermelho devido ao risco de incêndio, na sequência das elevadas temperaturas…

Região

Trotinetes elétricas chegam à cidade de Coimbra em março

A Câmara de Coimbra formalizou hoje um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrará em serviço