Acusado de abusar da mãe de 70 anos conhece hoje  sentença em Coimbra
27 Março, 2017 1107 visualizações

Acusado de abusar da mãe de 70 anos conhece hoje  sentença em Coimbra

image_pdfimage_print

O coletivo de juízes do Tribunal de Coimbra lê, hoje, a sentença ao homem de 53 anos que é acusado de abusar e de coagir a mãe, de 70 anos, em Oliveira do Hospital.

O arguido, preso preventivamente, é acusado de dois crimes de roubo agravado, um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, um crime de importunação sexual, um crime de coação agravada na forma continuada e dois crimes de sequestro.

Depois de ter estado 20 anos “sem dar qualquer notícia” e de ter cumprido uma pena de prisão em Espanha, o homem terá regressado a Oliveira do Hospital, onde foi acolhido pela mãe e o companheiro desta, em 2014.

A coabitação “não foi pacífica”, constata o Ministério Público (MP), sublinhando que, depois de ter sido expulso de casa, deslocou-se à residência e ameaçou a mãe e o companheiro com um machado, apropriando-se de 300 euros.

O filho da vítima voltou mais uma vez para Espanha, onde foi novamente preso, afirma o MP, no despacho a que a agência Lusa teve acesso.

Após cumprir a pena, o arguido voltou a regressar a Portugal no final de 2015, passando a viver na casa da mãe que, entretanto, sofria de “problemas de origem nervosa” devido à morte do companheiro. Desde o regresso, o homem começou a ter “comportamentos impróprios”, nota o Ministério Público.

A 10 de fevereiro de 2016, aproveitando o facto de a ofendida ter adormecido depois de ingerir bebidas alcoólicas e tomar comprimidos para dormir, o arguido abusou sexualmente da mãe.

Nos dias seguintes, o homem continuou a ter comportamentos impróprios para com a progenitora.

O comportamento levou a que um dos irmãos apresentasse queixa na GNR, que acabou por retirar o arguido da habitação.

No entanto, o homem voltou à residência quatro dias depois, onde ameaçou com uma faca de cozinha um irmão e a mãe. “É hoje que vos mato aos dois”, terá dito o arguido, de acordo com o MP.

O arguido terá agredido a mãe e a colocado e ao irmão na varanda da casa, depois de lhes retirar os telemóveis.

Após várias horas ao frio e à chuva, o homem permitiu o regresso dos dois ao interior da casa, tendo pedido à mãe para telefonar a um dos filhos, residente em Madrid, para retirar a queixa na GNR.

O homem acabou por ser detido e preso preventivamente.

 

Anterior Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir
Seguinte Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

Notícias Relacionadas

Última Hora

Estrangeiro que sequestrou pessoas em Viseu foi detido na Alemanha 

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje a detenção, na Alemanha, de um cidadão estrangeiro suspeito da prática de crimes de sequestro e roubo, …

Última Hora

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 23 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes

O Município de Góis e o Fundo de Apoio Municipal (FAM) celebraram contrato de empréstimo para apoio à reconstrução de habitações não permanentes.

Informação

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Informação

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Destaque

Sinistralidade: 20 detenções, 689 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Cultura

28ª Feira do Vinho do Dão começa hoje em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas, promove nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a 28ª Feira do Vinho do Dão, proporcionando aos seus munícipes três dias de visitas, provas,

Última Hora

Carlos Quintino é o novo presidente da Associação de Estudantes da Eptoliva

Carlos Quintino, aluno do 3º ano do curso de Manutenção Industrial e Mecatrónica Automóvel, tomou ontem posse na liderança da Associação de Estudantes da Eptoliva. O estudante sucede ao aluno

Última Hora

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Última Hora

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar