Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
27 Setembro, 2019 1321 visualizações

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

– Carlos Mendes, secretário da mesa da Assembleia Municipal, informou da constituição de um grupo de trabalho para acompanhar o tema do lítio. ” É um instrumento que AM decidiu criar mesmo que não sejamos confrontados com nenhum pedido de prospeção”, disse a presidente da Assembleia, Dulce Pássaro. Tiago Martins, deputado do PS, é um dos responsáveis pela recolha de informação “sólida” sobre esta matéria.

– José Carlos Martins, presidente da JF de Avô recuou ao início do mandato para verificar, pese embora os incêndios e enxurradas que se lhe seguiram, os ganhos para a sua freguesia como a extensão de saúde, a casa mortuária e a praia fluvial com bandeira azul.

– Tiago Martins, deputado do PS, destacou as políticas sociais levadas a cabo pelo executivo, bem como a abertura do concurso para bolsas por mérito.

-Carlos Castanheira e Luciano Correia, autarcas de Aldeia das Dez e S. Gião, mostraram-se preocupados com o perigo das árvores queimadas. “Devem ser urgentemente cortadas”. Luciano Correia apelou ainda à marcação de vias na sua freguesia.

-José Ferreira (PS) apreciou o trabalho do município na valorização das praias municipais.

-Agostinho Marques, autarca de Alvôco de Várzeas, disse ter indicação de que a requalificação da EN 230 deverá acontecer até dezembro de 2019.

-Rafael Dias (CDS) questionou o executivo pelo atraso em avançar com a medida de remoção das árvores ardidas, perguntando se estaria à espera que fossem os proprietários com baixas pensões a fazê-lo. Também se associou à reivindicação de arranjo da EM 514, que já tinha sido apresentada por Luciano Correia..

-Rafael Costa, deputado do PSD, alertou para os semáforos que não estão a funcionar junto ao Lidl. Questionou se as escolas do concelho dispõem de disfibrilhadores e criticou os muppies da cidade que passaram de “digitais a analógicos”. Propôs a colocação de um ringue móvel no Largo Ribeiro do Amaral.

– Presidente do Município de Oliveira do Hospital presta esclarecimentos sobre a remoção das árvores ardidas no concelho numa extensão de 74 km (bermas). “Ninguém mais do que eu gostaria de ter este problema resolvido”, disse José Carlos Alexandrino.
Ate ao momento está limpa uma extensão de 20 Km.

Entre outras intervenções, Francisco Garcia (PS) referiu que o município “perdeu 10 anos de fazer crescer” a Expoh. “Às vezes dá dó ver aqueles expositores que lá estão”, disse.

Também João Brito, deputado do PSD, considerou que o modelo deve ser repensado.
Em resposta, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, recusou que a EXPOH seja um projeto falhado. Foi um “projeto de alavancagem”. “Precisamos de repensar”, considerou o autarca que nunca ter tido falta de coragem, tal como não teve como se candidatou pelo PS num território PSD.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital informou, esta tarde, que o IC6 está sinalizado no Plano Nacional de Investimento de 2020-2030. Segundo José Carlos Alexandrino, decorre o concurso de execução do projeto com custo de 1, 7 milhões de Euros.
“Isto já deveria estar feito e não gostaria de ver o IC6 empurrado para o período entre 2020-2030. Tenho a certeza de que não inaugurarei o IC6. Será muito difícil. Está a caminhar, mas demasiado lentamente”‘ considerou.

[Em atualização…]

Anterior Arganil: Investimento de 385 mil euros para reabilitação de ruas
Seguinte Aldeia das Dez promove 3ª edição do concurso de fotografia "A Castanha em Oliveira do Hospital”

Notícias Relacionadas

Destaque

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do

Última Hora

Coimbra entre os 15 distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Quinze distritos do continente vão estar esta segunda-feira e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte.

Informação

Despiste de viatura provoca atropelamento mortal em Leiria

O despiste de uma viatura provocou hoje um atropelamento mortal em Riba d’Aves, Ortigosa, no concelho de Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Vídeos

Oliveira do Hospital disponibiliza visitas guiadas aos seis museus do concelho

A vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva destacou hoje na Rádio Boa Nova o Dia Internacional dos Museus…

Nacional

Covid_19: Subiu para 160 o número de mortes em Portugal. São já 7.443 infetados

Há 7.443 infetados por Covid-19 em Portugal e já se contabilizaram 160 mortes (mais 20 do que ontem) no nosso país devido a este vírus, é avançado no mais recente

Sociedade

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Última Hora

Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Cristina Costa, investigadora no ramo da micologia.

Destaque

Mulher vítima de “roubo por esticão” em Oliveira do Hospital

Uma mulher, de 36 anos, foi vítima de “roubo por esticão” ontem à noite, pelas 22h00, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

Informação

PJ deteve homem que ameaçou polícia com arma de fogo em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 39 de idade, pela presumível autoria da prática dos crimes de resistência…

Informação

Alexandrino admite que lhe “dará gosto especial” disputar as eleições com João Paulo Albuquerque

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, escusou-se esta tarde a comentar a candidatura do seu conterrâneo, João Paulo Albuquerque,…

Sociedade

Novo modelo da Peugeot Citröen vai criar 400 novos postos de trabalho em Mangualde

A produção do novo modelo automóvel na fábrica da Peugeot-Citroen de Mangualde, a partir do próximo ano, poderá criar mais 300 postos de trabalho na linha de produção.

Sociedade

Prémio M1lhão saiu em Oliveira do Hospital

O prémio M1lhão, no valor de um milhão de euros, saiu, na passada sexta-feira, em Oliveira do Hospital.