Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
27 Setembro, 2019 1272 visualizações

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

– Carlos Mendes, secretário da mesa da Assembleia Municipal, informou da constituição de um grupo de trabalho para acompanhar o tema do lítio. ” É um instrumento que AM decidiu criar mesmo que não sejamos confrontados com nenhum pedido de prospeção”, disse a presidente da Assembleia, Dulce Pássaro. Tiago Martins, deputado do PS, é um dos responsáveis pela recolha de informação “sólida” sobre esta matéria.

– José Carlos Martins, presidente da JF de Avô recuou ao início do mandato para verificar, pese embora os incêndios e enxurradas que se lhe seguiram, os ganhos para a sua freguesia como a extensão de saúde, a casa mortuária e a praia fluvial com bandeira azul.

– Tiago Martins, deputado do PS, destacou as políticas sociais levadas a cabo pelo executivo, bem como a abertura do concurso para bolsas por mérito.

-Carlos Castanheira e Luciano Correia, autarcas de Aldeia das Dez e S. Gião, mostraram-se preocupados com o perigo das árvores queimadas. “Devem ser urgentemente cortadas”. Luciano Correia apelou ainda à marcação de vias na sua freguesia.

-José Ferreira (PS) apreciou o trabalho do município na valorização das praias municipais.

-Agostinho Marques, autarca de Alvôco de Várzeas, disse ter indicação de que a requalificação da EN 230 deverá acontecer até dezembro de 2019.

-Rafael Dias (CDS) questionou o executivo pelo atraso em avançar com a medida de remoção das árvores ardidas, perguntando se estaria à espera que fossem os proprietários com baixas pensões a fazê-lo. Também se associou à reivindicação de arranjo da EM 514, que já tinha sido apresentada por Luciano Correia..

-Rafael Costa, deputado do PSD, alertou para os semáforos que não estão a funcionar junto ao Lidl. Questionou se as escolas do concelho dispõem de disfibrilhadores e criticou os muppies da cidade que passaram de “digitais a analógicos”. Propôs a colocação de um ringue móvel no Largo Ribeiro do Amaral.

– Presidente do Município de Oliveira do Hospital presta esclarecimentos sobre a remoção das árvores ardidas no concelho numa extensão de 74 km (bermas). “Ninguém mais do que eu gostaria de ter este problema resolvido”, disse José Carlos Alexandrino.
Ate ao momento está limpa uma extensão de 20 Km.

Entre outras intervenções, Francisco Garcia (PS) referiu que o município “perdeu 10 anos de fazer crescer” a Expoh. “Às vezes dá dó ver aqueles expositores que lá estão”, disse.

Também João Brito, deputado do PSD, considerou que o modelo deve ser repensado.
Em resposta, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, recusou que a EXPOH seja um projeto falhado. Foi um “projeto de alavancagem”. “Precisamos de repensar”, considerou o autarca que nunca ter tido falta de coragem, tal como não teve como se candidatou pelo PS num território PSD.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital informou, esta tarde, que o IC6 está sinalizado no Plano Nacional de Investimento de 2020-2030. Segundo José Carlos Alexandrino, decorre o concurso de execução do projeto com custo de 1, 7 milhões de Euros.
“Isto já deveria estar feito e não gostaria de ver o IC6 empurrado para o período entre 2020-2030. Tenho a certeza de que não inaugurarei o IC6. Será muito difícil. Está a caminhar, mas demasiado lentamente”‘ considerou.

[Em atualização…]

Anterior Arganil: Investimento de 385 mil euros para reabilitação de ruas
Seguinte Aldeia das Dez promove 3ª edição do concurso de fotografia "A Castanha em Oliveira do Hospital”

Notícias Relacionadas

Última Hora

Campanha do Turismo Centro de Portugal conquistou Prémios Internacionais de Viagem e Turismo

A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International

Região

Catorze distritos estão sob aviso amarelo devido ao vento forte

Catorze distritos em Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo com previsão de vento forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Seia: Município vai plantar 2500 medronheiros em Vide

O Município de Seia, enquadrado no projeto “Floresta Resiliente”, vai promover no dia 7 de dezembro, na freguesia de Vide, uma ação de reflorestação em áreas florestais afetadas pelos incêndios

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do

Informação

Festas do Solstício e Caminhada do Lampião decorrem de 21 a 23 de junho

Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, e a cada um dos

Última Hora

Futebol: Nogueirense venceu e FCOH empatou na 5ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN), de Nogueira do Cravo, venceu ontem a AD Mação por 3-1. No mesmo campeonato, na série C, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)

Sociedade

 Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que implementa um programa excecional de apoio financeiro para recuperar habitações…

Informação

Receção do caloiro na ESTGOH tem carácter solidário

A Associação de Estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital(ESTGOH) em conjunto com a Comissão de Festa, realiza entre o dia 30 de novembro e

Região

Incêndio em habitação desalojou idoso e deixou um bombeiro ferido em Góis

Uma casa ficou inabitável na sequência de um incêndio, ontem à noite, no concelho de Góis. Um homem, com cerca de 80 anos, teve de ser realojado por familiares.

Última Hora

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realizou a apresentação oficial da equipa sénior de ténis de mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realizou a apresentação oficial da equipa sénior de ténis de mesa, que vai disputar o campeonato nacional da 2ª

Informação

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Informação

Eptoliva considerada a melhor escola profissional do país no congresso “Cientistas em Ação”

Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Abril, o XII Congresso Nacional Cientistas em Ação, que objetiva fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos,…