“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.
4 Maio, 2018 1084 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, um excelente projeto inovador e ecológico, dois designers minhotos utilizam garrafas e outro tipo de plástico recolhidos nas praias para fazer chinelos e sandálias. Este calçado já está à venda.

No âmbito política internacional, a Bárbara Coquim, destaca a cimeira histórica entre as duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in anunciam “uma nova era de paz” e prometem a “desnuclearização da Península da Coreia”. Esperemos que este seja, de facto, o virar da página na história das Coreias.

Na rubrica “Jovens Atentos”, comenta uma opinião de Eduardo Sá, segundo este conceituado psicólogo os pais são imprescindíveis durante a adolescência. Diz ele que “o maior dos perigos dos adolescentes são os pais. Quando se transformam nos melhores amigos dos filhos e se inabilitam para ser pais. Quando convivem e condescendem com comportamentos com que não concordam. Quando não repreendem nem reprimem as atitudes de altivez e de arrogância e as desconsiderações com que eles escondem as suas fragilidades. Quando não definem regras de utilização inequívocas para os telemóveis, para as redes sociais e para o jogo. Quando deixam de ser “a referência” de Lei, de boa educação e de tenacidade e bom senso de que os adolescentes precisam. Quando os protegem demais e os autonomizam de menos.”

O Daniel Pereira passa em revista o desporto, desde o futebol ao ténis.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta, com estupefação, que dois professores da Faculdade de Direito de Coimbra se insurgiram contra a mais recente legislação de proteção animal, dizendo que está a ocorrer a equiparação legal entre bichos e gente, quando, na sua opinião, os animais nunca passarão de coisas, digam lá os textos legais o que disserem. Opinião com a qual discordamos em absoluto.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que a Austrália vai investir mais de 500 milhões de dólares na recuperação e protecção da sua Grande Barreira de Coral, que se estende ao longo de cerca de 2400 quilómetros da costa Leste deste país e que corre o risco de degradação acelerada por motivos ambientais.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca uma grande figura da política nacional do século XX, Álvaro Cunhal.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico,  “Romeu e Julieta” de Shakespeare.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a rumarem até Sintra, um daqueles lugares cheios de magia e mistério onde a natureza e o Homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO a classificou como a primeira Paisagem Cultural na Europa, em 1995.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é  “Siren”, uma série de televisão americana.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo do 12.ºano a Lisboa, no âmbito das disciplinas de História e de Português. Ouça este programa, com a boa sugestão musical doJoão Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Desporto: FCOH recebe União FC. Lagares defronta Vigor Mocidade. CCPOH joga com Colégio Calvão
Seguinte Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

Notícias Relacionadas

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “No dia seguinte ao dia da Festa da Liberdade, fica a sensação de que passou o dia, passou a romaria”

No dia imediatamente ao seguir à comemoração do 25 de abril, Vítor Neves centra-se hoje na forma como se vive o dia seguinte, ficando com a sensação de que “passou

Politica

CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política concelhia do CPS-PP de Oliveira do Hospital informou, hoje, que o partido não se vai fazer representar na cerimónia comemorativa do feriado municipal,…

Destaque

Associação ofereceu cabras a pastores de Travanca de Lagos que perderam animais no incêndio

Oiteta e três cabras e dois bodes foram, hoje, oferecidos a pastores da Freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Região

Trabalhadores de ‘call center’ da EDP de Seia em greve

Os trabalhadores do ‘call center’ da EDP de Seia, distrito da Guarda, estão hoje em greve para reclamar aumentos salariais à empresa de trabalho temporário que os contratou.

Programas

Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Cristina Costa, investigadora no ramo da micologia.

Informação

CIM lança candidatura para promover a Arte Xávega na Região de Coimbra

Aceitando o desafio lançado pelo Município de Mira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu os Municípios de Cantanhede,…

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu e autografou livro “Dia 15” da Rádio Boa Nova

De visita à Festa do Queijo Serra da Estrela que decorre este fim de semana, em Oliveira do Hospital, o presidente da República visitou o espaço da Rádio Boa Nova,

Última Hora

Arte e Artistas em tempo de COVID-19

Em tempo de pandemia, a Associação de Arte e Imagem de Seia apresenta a “Exposição COmVIDa-20”. Trata-se de uma mostra virtual …

Última Hora

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Região

Seia de luto pelo falecimento de Joaquim Pina Moura

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, decretou hoje três dias de Luto Municipal, pelo falecimento de Joaquim Pina Moura, natural de Loriga, no concelho de Seia.