“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
24 Maio, 2019 1435 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 25 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista com o Dr. Luís Neves, que concluiu o ensino secundário, na ESOH, em 2004. Ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Clássicas, prosseguiu depois os estudos com três pós-graduações em áreas distintas, Ciências Documentais – Arquivística e Biblioteconomia e Ciências da Comunicação. Profissionalmente abraçou, há cinco anos, um projeto de criação de uma empresa na área do Turismo, em Lisboa, um hostel, actualmente alojamento local, que gere vários espaços na capital. Este ano voltou à Universidade, frequenta o curso de Direito na Universidade Nova de Lisboa. A sua perseverança e o seu aturado estudo são, sem dúvida, um exemplo para todos os nossos jovens.

Destaque também para a estreia da rubrica “Uma visão diferente… ”, do Miguel Fonseca, recentemente chegado ao Clube. A partir de um texto de Ricardo Araújo Pereira, o Miguel analisou de forma irónica a forma como tem sido tratada, pelos políticos e pela sociedade, a questão da recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia de âmbito internacional, a ex-jornalista e apresentadora de televisão e também ativista pelos direitos das mulheres, a afegã Mina Mangal foi morta a tiro, em Cabul. Mais um caso em que uma mulher paga com a vida a luta pelos direitos das mulheres.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim faz um apelo ao voto nas eleições europeias, especialmente aos jovens. Em “jovens Atentos”, referiu que o PAN ficou quase isolado na proposta de alargar o voto aos 16 anos. O projeto de resolução acabou chumbado por PSD, PS, CDS e PCP. A proposta recomendava ao Parlamento a abertura de um processo de revisão constitucional extraordinário e essa foi uma fórmula jurídica bastante criticada. O alargamento do voto aos 16 anos gerou alguma discussão em estúdio.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás faz referência a mais uma campanha contra o abandono de animais.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que os coalas estão oficialmente extintos. O alerta é dado pela Fundação Australiana de Koala que confirmou que com apenas 80 mil membros da espécie, não existem condições para uma nova geração.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Núcleo Museológico do Piódão, situado no largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, o Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é o local de acolhimento de quem visita a Aldeia do Piódão.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, pelo inexcedível alcance e profundidade psicológica este autor russo tornou-se uma referência universal na literatura, sem perda de continuidade até aos nossos dias.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes lembra aos ouvintes que Arganil celebra o regresso do Rally de Portugal com espetáculo de videomapping. A passagem do evento pela região sempre foi sinónimo de festa épica, o seu regresso pretende ser inesquecível: vai ser assinalado com um espetáculo de vídeomapping histórico, imersivo e interativo, que fará uma viagem ao Rally de Portugal a partir de Arganil. O espetáculo, com entrada livre, vai acontecer na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense, no dia 30 de maio pelas 22 horas, com três sessões de cerca de 12 minutos, intervaladas com animação.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “John Wick 3 – Implacável”, um “thriller” de ação, assinado por Chad Stahelski, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa, Oeiras e no Porto, a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a inauguração da exposição de fotografia de autoria dos alunos do curso de operador de fotografia e para a reunião do programa Erasmus+, em  Mazeikiai, na  Lituânia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Centro Qualifica do AEOH entrega diplomas a candidatos certificados
Seguinte Município de Oliveira do Hospital volta a dinamizar Programa “Férias + Solidárias”

Notícias Relacionadas

Informação

Último documentário de Jorge Pelicano no Cinema de Seia

O realizador português Jorge Pelicano vai voltar ao cinema de Seia, no próximo dia 9 de maio, desta vez com o filme “Até que o Porno nos separe”.

Educação

Presidente Marcelo inaugurou escola ardida há dois anos em Midões

Para “assinalar a memória de há dois anos”, os trágicos incêndios que assolaram a região centro no dia 15 de outubro de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu inaugurar, ontem,…

Última Hora

GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 262 doses de droga durante uma ação de fiscalização para prevenir comportamentos de risco dos jovens portugueses,…

Última Hora

Oliveira do Hospital: Casal entregou ouro a falsos funcionários da Segurança Social

Um casal de idosos foi levado a entregar os fios de ouro que usava, diariamente, a dois indivíduos que se fizerem passar por falsos técnicos da Segurança Social.

Última Hora

Bandeira Azul atribuída a três praias fluviais do concelho de Arganil

O concelho de Arganil volta a ser reconhecido pela qualidade da água das suas praias fluviais. Piódão, Secarias e Côja vão ostentar a Bandeira Azul durante a época balnear de

Informação

Região: Bebé em estado grave após ser atropelada por empilhador

Uma bebé de ano e meio foi ontem transportada de helicóptero para o Hospital Pediátrico de Coimbra, em estado muito grave, depois de ter sido atropelada por um empilhador em

Região

Região: GNR deteve suspeito de violência doméstica

A GNR anunciou a detenção de  um homem de 30 anos por violência doméstica com recurso a arma branca,…

Sociedade

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Última Hora

Situação dos pastores preocupa presidente da ANCOSE. “O Estado e o Governo têm de se preocupar com o setor primário do nosso país”, defende Manuel Marques

Manuel Marques, presidente da direção da Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, informou que as instalações da Associação estão encerradas “como forma preventiva” para que

Última Hora

Rancho Folclórico Sampaense organiza 37º Festival da Beira Serra

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 7 e 8 de julho decorre o 37º Festival

Região

Sinistralidade: 32 detenções, 1015 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Desporto

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana fica marcado pela disputa das Taças de futebol e futsal da Fundação Inatel, pela Associação Desportiva de Lagos da Beira e pela Secção Desportiva da Associação Progressiva de