“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
15 Março, 2019 1164 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 16 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na nova rubrica intitulada “Museus”, apresentada pela estreante Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer o museu municipal Dr. António Simões Saraiva, inaugurado em abril de 2005, na Bobadela.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, mais uma excelente notícia para o nosso país, Portugal recebeu a semana passada, e pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa, uma distinção anunciada durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo.

No âmbito político, a Bárbara Coquim refere uma crónica do Jornal “Público”de João Miguel Tavares, intitulada” O país dos filhinhos do papá existe mesmo – e é feio”, diz ele que em Portugal, são demasiados casos, demasiados exemplos, demasiados filhos, demasiados amigos, para que tantos “filhos de” e “filhas de” sejam os mais competentes do país em tantos lugares distintos. O assunto mereceu a análise crítica em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, dá conta que vários docentes com doenças incapacitantes, como acidentes vasculares cerebrais ou doenças oncológicas, estão a ser obrigados a regressar às escolas. Situação que nos indigna a todos.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional, e destaca duas personalidades do mundo de futebol, João Félix e Bruno Lage.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere um a notícia lamentável, cinco cães foram encontrados mortos, com suspeitas de envenenamento, na freguesia de São Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis. As autoridades estão a investigar o acontecimento, que chegou às redes sociais e causou indignação generalizada.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta, ao invés, uma boa notícia, tartaruga-gigante que se julgava extinta afinal ainda existirá nas Galápagos.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a memória de uma das grandes figuras da política do século XX, Álvaro Cunhal.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma visita à Feira de março 2019. Evento que já faz parte da tradição da cidade de Aveiro e é considerada a maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país, abre ao público no dia 23 de março.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Cem Anos de Solidão” do escritor colombiano Gabriel García Márquez, prémio nobel da literatura 1982.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, em Coimbra e na Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é a aventura “Capitain Marvel”, um filme realizado por Anna Boden e Ryan Fleck, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “The Order”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as sessões distritais do Parlamento dos Jovens do ensino Básico e Secundário, para mais um intercâmbio do AEOH com o Gerrit Komrij Kollege, na Holanda e para o magnífico Desfile de Carnaval 2019, este ano com o tema “Floresta em Festa”.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Anterior GNR regista 163 contraordenações por queimas e queimadas em dois meses
Seguinte Festa do Queijo Serra da Estrela condiciona trânsito em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Sociedade

Quatro concelhos de Coimbra e Guarda em risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Coimbra e da Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Concerto com pianista Taíssa Poliakova na Casa da Cultura César Oliveira

No próximo dia 4 de março (sábado), a pianista Taíssa Poliakova marcará presença para um concerto a solo na Casa da Cultura César Oliveira, com início às 21:00 horas.

Última Hora

Membro de Assembleia de Freguesia denuncia “abate selvagem” de plátanos entre Ervedal da Beira e Ponte da Atalhada

João Dinis, membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, pediu explicações ao Município de Oliveira do Hospital e  Assembleia e Junta

Destaque

22 detenções, 77 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 29 de agosto a 4 de setembro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 22 detenções, 74 acidentes e um morto.

Última Hora

Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, na passada segunda-feira, um homem de 39 anos,…

Sociedade

Crianças sensibilizadas para a Igualdade de Género

A sensibilização da população para as questões da Igualdade de Género, em diferentes momentos da agenda pública, tem dominado o arranque das comemorações da Semana Municipal…

Informação

Frentes de Vila de Rei e de Mação “estão 90% dominadas”. Incêndio já provocou 20 feridos

O incêndio que se mantém ativo em Vila de Rei e Mação está estabilizado. Não há, nesta altura, aldeias ou casas ameaçadas pelas chamas.

Última Hora

Análise aos jogos de fim-de-semana

Este domingo disputou-se a 9ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, onde as duas equipas do concelho oliveirense alcançaram um empate por uma bola.

Informação

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Informação

Pedrógão: 12 pessoas acusadas de crimes de homicídio por negligência

O Ministério Público acusou três responsáveis da Proteção Civil pela morte de 64 pessoas das 66 vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

Última Hora

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital promove Feira das Universidades e do Ensino Secundário

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital recebe amanhã, dia 12 de abril, das 10 às 13h30 horas, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário.

Informação

Câmara de Viseu removeu das ruas 90% dos carros abandonados

A Câmara de Viseu anunciou hoje ter removido mais de 90% dos carros abandonados que se encontravam nas ruas da cidade, no âmbito de uma operação lançada em abril.