“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
11 Janeiro, 2019 1098 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 12 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos a entrevista com a professora Elina Baptista, docente de Filosofia na nossa escola, o mote para este encontro foi a sua investigação sobre a emigração portuguesa refletida na obra queirosiana. Para além de falar desta interessante temática ainda nos reportou que vai iniciar uma investigação sobre a emigração para o Brasil, no nosso concelho, durante os séculos XIX e XX.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte continua na senda das boas novas, Ana Pires, investigadora e estudante do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência é a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta no âmbito do Projecto PoSSUM apoiado pela NASA.

O Daniel reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional e internacional, a Bárbara Coquim faz um balanço do ano de 2018.

Em “Jovens Atentos”, alude à temática da sinistralidade rodoviária, infelizmente os números continuam a ser negros.  Em 2018, e pelo segundo ano consecutivo, o número de mortes na estrada em Portugal aumentou. Contaram-se, pelo menos, 512 vítimas mortais — mais do que as 510 de 2017 —, segundo os dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Em nossa opinião, também aqui falta civismo.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Liliana Silva reporta que os gatos e os cães vadios de Istambul, são conhecidos em todo o mundo, pela forma como são bem tratados pela população da cidade. É agora notícia que, nas noites frias de inverno, são recolhidos em espaços comerciais, dando assim exemplo ao mundo.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”. Desde o dia 3 de janeiro que as garrafas de água de plástico deixaram de ser comercializadas nos bares das várias escolas que integram o Agrupamento. Estamos assim a dar o exemplo ao país, ao cumprir a resolução do Conselho de Ministros 141/2018.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é a obra de Scott Fizgerald “O Grande Gatsby”.

Na rubrica “Viagens”, o Eduardo Adro lembra aos ouvintes que janeiro, apesar de frio, é o mês de um conjunto de festas tradicionais em várias localidades do concelho de Oliveira do Hospital, com destaque para a Festa do Bodo em honra de S. Sebastião, em Vila Pouca da Beira, nos dias 19 e 20 e para os santos da neve – santo Antão, santo Amaro, São Paulo e São Sebastião – nas freguesias de Aldeia das Dez e São Sebastião da Feira.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um filme de ação e aventura: “Aquaman”, realizado por James Wan, em exibição nos cinemas.

A série sugerida pelo Gonçalo Branco é “Castle”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o programa o Parlamento dos Jovens e para a atribuição de uma menção honrosa, pelo Júri do Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens 2018, à aluna Leonor Vasconcelos, do 12.ºD.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

 

Anterior Encontro de Janeiras em São Paio de Gramaços
Seguinte Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Nacional

Fim-de-semana com estado do tempo instável

À semelhança do que aconteceu no fim-de-semana passado, também neste sábado e domingo a meteorologia vai ser instável.

Última Hora

Sinistralidade: 17 detenções, 825 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Avião lançou sementes em área ardida no concelho de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” contemplou esta quinta-feira, o concelho de Oliveira do Hospital, com um avião Dromader M-18 a percorrer zonas de encostas de difícil acesso…

Região

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Nacional

Previsão de chuva, vento e descida das temperaturas nos próximos dias

A chuva, o vento e a descida das temperaturas estão de regresso a Portugal continental devido à passagem de sucessivas superfícies frontais a norte da Península Ibérica.

Região

Pinhel: Homem desaparecido desde domingo foi encontrado com vida

O homem de 85 anos que estava desaparecido desde domingo no concelho de Pinhel, no distrito da Guarda, foi encontrado com vida, esta terça-feira.

Região

Mulher foi “violentamente agredida e ameaçada de morte”

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem de 29 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho de Montemor-o-Velho.

Informação

Neve cria manto branco no Monte do Colcurinho

O Monte do Colcurinho, na freguesia de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital amanheceu, esta sexta-feira, com um manto branco.

Última Hora

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.