“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
30 Novembro, 2018 1277 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, um excelente anúncio, o Município de Oliveira do Hospital recebeu, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Verde de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”, um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que visa premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim refere que o presidente francês Macron defendeu recentemente a criação de um exército comum europeu argumentando que “será a única forma de o bloco se proteger de ameaças, sobretudo de Leste”. Nesta entrevista o presidente abordou também questões relacionadas com a política interna francesa, como a segurança nas escolas, através da presença policial, e as medidas fiscais aplicadas aos combustíveis, que estão a gerar violentas manifestações em França.

Em “Jovens Atentos”, reporta que a Escola EB23 de Lourosa, Santa Maria da Feira, fez algo inédito no nosso país: aboliu o uso de telemóveis pelos alunos em todo o espaço escolar. Quem leva o aparelho para a escola tem de o entregar ao professor no início da primeira aula, só o recebendo de volta ao final do dia de escola. Com a medida parecem concordar todos, alunos, pais e professores. Este foi o mote para a discussão em estúdio.

O Daniel Pereira destaca as notícias sobre futebol e faz o relato da VI Gala Dr. António Vaz Patto, que decorreu no dia 25 de novembro, Gala em que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes apresentou o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta um caso feliz, o de um gatinho salvo de uma conduta em Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que os gases com efeito de estufa, na origem das alterações climáticas, ultrapassaram de novo picos de concentração na atmosfera em 2017, segundo alerta a ONU, que apela a uma ação urgente para inverter esta tendência.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Admirável Mundo Novo”, o clássico de Aldous Huxley, de 1932, mas que continua oportuno. Esta obra é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca António Tinoco, o fundador do Diário Popular, com origens familiares em Nogueira do Cravo.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita ao maior parque temático de Natal do país, em Santa Maria da Feira, o Perlim. Sugere também a passagem pelo Mercado de Natal de Arganil e a inscrição para a corrida São Silvestre de Oliveira do Hospital, um evento de natureza desportiva que se irá realizar no dia 22 de dezembro.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Viúvas”, um excelente filme realizado por Steve McQueen, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o Dia Internacional para a Tolerância, assinalado pela área disciplinar de Filosofia em conjunto com o Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Anterior Região: Detidos por tráfico de estupefacientes
Seguinte Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Informação

Incêndio em habitação desalojou família em Santa Comba Dão

Um incêndio, ocorrido ontem à tarde, em Treixedo, Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, deixou desalojado um casal com uma filha de 16 anos.

Última Hora

Aguaceiros e trovoada nos próximos dias

A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira.

Última Hora

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã representado por 16 atletas no 42º Campeonato Distrital de Atletismo da Associação da Guarda

No passado dia 26 de janeiro realizou-se o 42º Campeonato Distrital de Atletismo da Associação da Guarda, na vila de Belmonte, competição realizada em conjunto com a Associação de Castelo

Informação

Duas idosas morrem atropeladas em Aveiro

Duas mulheres com 88 e 90 anos de idade morreram esta quarta-feira após atropelamento, na localidade de Bustos, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.

Região

Das 44 vítimas mortais que resultaram dos incêndios, cinco estão por identificar

Cinco das 44 pessoas que morreram nos incêndios florestais que deflagraram há uma semana, em várias zonas do país, estão ainda por identificar,…

Última Hora

Dois detidos na Guarda e no Sabugal por posse de várias armas

Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Guarda deteve dois indivíduos por recetação e posse de armas proibidas.

Informação

GNR felicita a Rádio Boa Nova no Dia Mundial da Rádio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) felicita a Rádio Boa Nova, hoje, no dia em que se assinada o Dia Mundial da Rádio.

Última Hora

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a

Informação

Violador de Arganil condenado a cinco anos e meio de prisão

Um homem de 36 anos, residente em Arganil, foi ontem condenado a cinco anos e meio de prisão pela prática de um crime de violação e de um crime de

Última Hora

Penacova: Investimento de um milhão de euros na reabilitação de infraestruturas afetadas pelos incêndios de 2017

No Município de Penacova encontram-se em fase final de execução os trabalhos de reabilitação das infraestruturas afetadas…

Região

Catorze distritos estão sob aviso amarelo devido ao vento forte

Catorze distritos em Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo com previsão de vento forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).