“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
16 Novembro, 2018 1456 visualizações

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 17 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, um anúncio triste do jornal The New York Times, morreu Amal Hussain, uma menina de 7 anos, o seu rosto tornou-se o símbolo da fome no Iémen, que afeta nada menos que 1,8 milhões de crianças. Amal estava num campo de refugiados e não resistiu às consequências do severo estado de subnutrição. O conflito no Iémen provocou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

O Daniel Pereira continua a destacar as notícias do futebol e do Boccia.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim refere que mais de 70 chefes de Estado e do governo estiveram reunidos, no passado dia 11, em Paris para celebrar o centenário do armistício da Grande Guerra. No seu discurso, o Presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu na construção da paz duradoura no futuro, disse saber “que os demónios do passado podem regressar, prontos a cumprir as melhores obras de caos e mortes. As novas ideologias manipulam as religiões, e defendem um obscurantismo contagioso. A História ameaça por vezes de retomar o curso trágico e de comprometer as nossas heranças de paz que julgávamos definitivas”, numa mensagem claramente dirigida aos líderes internacionais presentes.”Adicionemos esperanças em vez de combater medos”.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara salienta, uma vez mais, a voz assertiva do nosso Presidente da República que deixou uma mensagem forte na cerimónia de encerramento da terceira edição da Web Summit em Portugal: “Usem a revolução digital para a paz”. Referiu que o digital é sobre a liberdade, abrir economias, abrir sociedades e estamos a ver em todo o mundo o oposto.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN quer reduzir o IVA da alimentação de animais de companhia, segundo proposta entregue para o Orçamento do Estado.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz quer os investimentos nacionais para aumentar a reciclagem não estão a ter os resultados que deviam. A conclusão é da Agência Portuguesa do Ambiente, no seu relatório anual sobre resíduos urbanos, diz que as metas definidas dificilmente serão atingidas. Os portugueses estão há quatro anos seguidos a produzir mais lixo. Urge a afirmação da consciência ecológica por todos.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é um clássico da literatura mundial, “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca o poeta oliveirense Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a participação no “Desafio Picos do Açor”a partir de Arganil, no dia 16 de dezembro, pelas 9 horas, o evento será composto por 3 provas competitivas e uma caminhada. Como já cheira a Natal, sugere uma caminhada para descobrir as luzes de Natal de Lisboa e ainda uma passagem no Mercado de Natal do Campo Pequeno.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Good Place”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um drama “Assim nasce Uma Estrela”, um filme realizado por Bradley Cooper, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as comemorações dos 25 anos das escolas de Lagares da Beira e da Cordinha e para as atividades dinamizadas pelo Departamento de Educação Pré-Escolar.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Anterior Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária
Seguinte Calendário Desportivo de fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Informação

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …

Informação

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Região

Volta a Portugal passou por Oliveira do Hospital (veja os vídeos)

O pelotão da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta passou, ao início da tarde, no concelho de Oliveira do Hospital, ligando os três monumentos…

Última Hora

Oliveira do Hospital distinguiu Carlos Martins e Dulce Pássaro com Medalha de Ouro

O oliveirense internacional de futebol, Carlos Martins, e a ex ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, foram homenageados, no dia 7 de outubro, com a Medalha de Ouro Municipal.

Informação

Região: Uma pessoa ficou ferida em incêndio que deflagrou num apartamento

Um incêndio deflagrou esta manhã num apartamento na cidade de Coimbra. O alerta foi dado pelas 8h44 desta segunda-feira, para um fogo num prédio junto ao Centro Comercial Alma Shopping.

Destaque

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

Região

7 de Outubro, Feriado Municipal em Oliveira do Hospital

7 de Outubro, Feriado Municipal com as comemorações a decorrerem na Casa da Cultura  

Região

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à prospeção e pesquisa de minerais

O Município de Oliveira do Hospital já manifestou a sua oposição,junto da Direção Geral de Energia e Geologia, ao pedido de atribuição de direitos de prospeção …

Destaque

Alunos da ESTGOH pretendem dar o seu ‘melhor’ em evento mundial de criação de videojogos (com vídeo)

Cinco alunos do curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH)…

Informação

Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 35 milhões de Euros aos bombeiros

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, afirmou em Oliveira do Hospital que a dívida do Serviço Nacional de Saúde…

Educação

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Região

“É importante a discussão dos problemas do interior”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser hoje palco do programa “Prós e Contras” da RTP1.